Titular: Helio Fernandes

quarta-feira, 2 de outubro de 2019

O GOVERNADOR WITZEL EM PLENA CAMPANHA PRESIDENCIAL

HELIO FERNANDES

Desde que foi eleito começou a propagar que seria candidato a presidente em 2022. Só que poucos,(inicialmente este repórter) acreditaram que teria cacife pra voar tão alto. Ou que gostasse tanto de parlapatice, matreirice, tolice, sovinice com seus próprios recursos. Prefere que o governo pague as viagens como candidato, mandando que isso aconteça principalmente quando vai para o norte- nordeste. As mais constantes.

Não é desonestidade financeira. E sim desonestidade intelectual e de credibilidade. Ontem anunciou com espantoso estardalhaço:" Estou oficiando á ONU, que determine ou recomende que o Brasil não tenha mais fronteiras com o Paraguai".

Primeira mistificação, que tenta transformar em justificativa para seu pedido:" Toda a violência e o domínio dos milicianos no Rio, incluindo as favelas, tem como base o Paraguai".

Mas o mais grave de tudo é que na campanha e na posse, revelou: "Sou ex-juiz, seduzido pela politica". Mesmo que todas as suas "invenções" fossem verdadeiras, ainda assim deveria saber que não é parte na questão, que é federal e não estadual.

O Paraguai não tem fronteira com o Estado do Rio. A fronteira é entre Brasil-Paraguai. Se houvesse violação ou violência, o protesto ou reação caberia ao Poder Executivo Nacional. Antigamente, o senhor Witzel deveria saber Direito e Geografia. E com a vida, acrescentar credibilidade.

NEWTON CARLOS: FOI EMBORA GRANDE JORNALISTA,PIONEIRO DA COBERTURA INTERNACIONAL

Notável personagem, como profissional era professor, abriu caminho e desbravou um setor que na época não tinha a importância que tem hoje. O mundo mudou muito, agora está dentro da casa de cada um. Newton Carlos é um dos responsáveis por essa modificação.

Curiosamente, da mesma geração,(eu tenho mais 7 anos) e com excelente relacionamento pessoal e profissional, nunca trabalhamos no mesmo veiculo. (Quando dirigi a redação do Diário Carioca, há 60 anos, coloquei como comentarista internacional, José Auto, que passou a fazer uma pagina inteira, aos sábados).

Como eu era grande amigo da Rachel de Queiroz, e o José Auto marido dela, frequentei muito a casa deles, na Ilha do governador. Newton Carlos era, é, e será sempre inesquecível. Lembro da participação em 1987, em Cuba, de um acontecimento único. Fidel Castro organizou um movimento sobre divida externa convidou 2 mil participantes.

PS-Entre eles, Newton Carlos e Gabriel Garcia Marquez. Este acabara de publicar o primeiro livro, e ganhar o Premio Nobel de Literatura, façanha não repetida por ninguém. Mesmo passados 32 anos.

LULA DESAFIA OS PODEROSOS QUE O PERSEGUEM, NÃO ACEITA RENDIÇÃO
Desde a semana passada, o ex-presidente vem conversando com seus advogados a respeito da "mudança de regime carcerário". Sabendo que estava marcada para segunda-feira, 30 de setembro, a reunião do plenário do STF. E tendo lido que a Lava-Jato do Rio e o MPF (Ministério Público Federal), queriam "presenteá-lo com mudança para regime semi-aberto, verdadeiro retrocesso, decidiu reagir.

O que planejavam e estavam prontos para executar: ficaria livre, sairia para trabalhar, voltaria às 6h da tarde, dormiria numa penitenciária. Resolveu reagir como o Lula que se elegeu Presidente da República duas vezes, e era admiradíssimo por todos que o conheceram.

Escreveu uma carta recusando o "benefício", taxativo, é um direito que a lei lhe concede. A carta é manifestação de dignidade, humanidade, respeitabilidade com ele mesmo, e do comprometimento que lhe valeu o respeito de pelo menos metade da população, cidadão-contribuinte-eleitor.

Constatado esse fato, impediram que fosse candidato em 2018. Agora, comentaristas de aluguel, chamam a reação explosiva e dominada de emoção e credibilidade, de ESTRATÉGIA.

Foi a única palavra que encontraram para contestar um homem preso e condenado por perseguição, aí sim, ESTRATÉGIA TORPE. A forma fácil de responder a um ex-presidente preso com "provas falsas", julgado com farsas em troca de carreira política.

PS - A carta não é longa, mas tem trechos marcantes, que sufocam os vilões insatisfeitos apesar de altamente recompensados.

PS2 - "Quero anular a sentença sem provas, já arguimos a suspeição do juiz, e recuperar meus direitos".

PS3 - "Não troco minha dignidade pela minha liberdade".

PS4 - "Não aceito regime semiaberto como concessão da Lava-Jato".

PS5 - O Plenário do STF, tem todos os dados para liquidar a questão hoje. A não ser, (nada surpreendente) que algum ministro peça VISTA, palavra ultrapassada pela tecnologia.

PS6 - Como uma juíza pediu ontem, relatório sobre o comportamento de Lula na prisão, está pintando mais uma derrota para o ex-presidente.

PS7 - Tem ministro do STF, (e não apenas esses) que vem zombando do CNJ (Conselho Nacional de Justiça) presidido pelo próprio presidente do mais alto tribunal do país.

Nenhum comentário:

Postar um comentário