COMO O MEDÍOCRE E FARSANTE PAULO GUEDES CHEGOU TÃO LONGE
HELIO FERNANDES
Quando Bolsonaro indicou-o como "super ministro" da Economia, fez duas afirmações surpreendentes, assombrosas, estarrecedoras. 1- " Sou completamente analfabeto em economia". Rigorosamente verdadeiro e poderia se estender pelos assuntos mais variados.
2- Vou indicar como ministro, Paulo Guedes, sabe tudo sobre o assunto, inclusive é formado pela famosa Universidade de Chicago. Única afirmação verdadeira. Mas aos fracassos no Brasil, (anteriores ) juntou outros nos EUA. Diplomado e sem emprego, vivendo de ligações espúrias e perigosas.
Resolveu então voltar para o Brasil onde colecionara múltiplos fracassos. Ligado e perfilhado pelo capitão- presidente, atingiu o auge e o apogeu da mistificação. Manejou e movimentou números alucinantes de economia, o mínimo era o TRILHÃO, que exibia sem constrangimento.
De fracasso em fracasso, vai enfrentar um roteiro cheio de obstáculos, que se chama TRAMITAÇÃO, com derrotas certas e inevitáveis . Sem convicções e para se divertir, insultou a mulher do presidente da França, manejando a baixaria com incrível facilidade.
Como a CPMF é um dos assuntos do dia, jornalistas quiseram saber sua opinião. Resposta tola: "Não quero falar sobre o assunto, o ultimo que falou foi demitido".
O GENERAL PORTA-VOZ, ANUNCIOU: "ESTÁ MARCADA PARA O DIA 22, A VIAGEM DO PRESIDENTE PARA A ONU
Não duvido que esteja. Já elogiei o general, o único de todo o governo. Ele cumpre sua função, obrigação, profissão: transmite a voz do presidente, mas não tem interferência na mensagem que está lendo. Semana passada, comunicou: "Quinta feira o presidente deixará o hospital".
Na quinta mudou o comunicado, " o vice general Mourão ficará mais 4 dias em exercício, até hoje, terça 17". Novamente portou a voz de forma diferente. Em vez de ligar Bolsonaro ao hospital, localizou-o com a viagem.
LULA PERDEU A LIBERDADE, PODE ESTAR PERDENDO ATÉ O PT
Há 4 meses a PGR comunicou oficialmente ao STJ:" Lula já cumpriu o tempo necessário para MUDAR para regime semiaberto ou até domiciliar". O tribunal recusou sumariamente, o ex-presidente continuou sem ser favorecido pelo que manda a lei.
A PGR vai entregar o cargo. E a lei vale para todos, menos para Lula. Seus advogados entraram com recurso no STF. A Segunda Turma, que libertava por 3 a 2, condenados da Lava Jato, mudou o placar, condenou Lula por 3 a 2.
Recorreu para o plenário, Toffoli está sentado em cima do pedido, que não consegue pauta. Entraram com recurso contra o ex-magistrado Sérgio Moro, acusando-o de PARCIALIDADE. Imediatamente examinaram a questão, ABSOLVERAM o agora ministro, "PATRIMÔNIO NACIONAL".( Royalties para o capitão presidente).
O NOVO PGR, EXIBE ARROGÂNCIA INUSITADA
Quando Bolsonaro anunciou Augusto Aras como substituto de Rachel Dodge, duas surpresas. Não cumpriu a tradição da lista tríplice, ( não era obrigado constitucionalmente) e escolheu um nome completamente despreparado, desprestigiado, sem nenhuma liderança.
A própria Associação dos Procuradores repudiou duramente a escolha. Em nota oficial disse horrores do novo PGR. Sem a menor reação, a impressão é que concordava inteiramente com os comentários do órgão mais representativo da sua função e profissão .
Só que a posição passiva, durou apenas 4 ou 5 dias. Começou a visitar senadores, tem que ser sabatinado e aprovado por eles. Mas o Augusto Aras que surgiu, inteiramente diferente. Contou a senadores e a jornalistas, uma conversa que teria tido com o presidente.
CARLOS LACERDA, MARIO LAGO, HELIO FERNANDES: LEMBRANÇAS DA PRISÃO, 24 HORAS DEPOIS DO FAMIGERADO E INESQUECÍVEL, AI5
Assim que vi na televisão a leitura desse documento amaldiçoado, comecei a me vestir, sabia que seria preso imediatamente. Fui para o jornal, Lacerda me telefonou perguntando o que aconteceria com ele. Resposta: "Você vai ser preso e cassado". Do outro lado, um berro: "Você está acostumado a adivinhar, mas dessa vez, não vai acertar nem uma nem outra".
Não queria, mas era facílimo acertar as duas. Eu fui preso as 10 da noite, Lacerda no dia seguinte às 9 da manhã. Me abraçou carinhosamente, falou: "Está bem. Estou preso mas não vou ser cassado". É lógico que isso aconteceu quase imediatamente.
Estando na ONU, como embaixador, poderia ser cassado, mas não preso. Ele acreditou que não seria cassado, tinha enorme influencia no Exercito. Mas os militares o abandonaram completamente. Escreveu então artigo que está todo no título: " Carta a ex-amigos fardados". Emocionante. Gostando ou não gostando de Lacerda, é imperdível. Não sei como encontrar, mas muitos saberão.
Estávamos no Regimento Caetano de Farias, como eu disse dormíamos no chão. À tarde chegou o Mario Lago, foi preso no Teatro Santa Isabel, estava fazendo um personagem escocês, vestia uma roupa característica da Escócia. Existiam outros presos que não conhecíamos, Mario Lago explicou: "Aqui só quem me conhece, é o Carlos Lacerda e o Hélio Fernandes, já estivemos presos outras vezes. Eu estou com essa roupa mas não sou viado. (a palavra gay, surgiria dezenas de anos depois).
MERCADO FINANCEIRO, AQUI E LÁ FORA
No Brasil, a pasmaceira habitual. As ações não sobem nem descem. Ontem quase 10 BI movimentados em OPÇÕES de ações.
O dólar e o BC continuam se desencontrando. Foram vendidos os mesmos 580 milhões e a cotação ficou em R$ 4,09.
Bom para o Brasil a movimentação da cotação do mercado de petróleo em Londres. Só ontem subiu 14 por cento. Semana passada estava em 46 dólares por barril. Ontem fechou a 62.
Se continuar assim, o leilão de novembro da Petrobras, será sensacional.
Carissimo jornalista Hélio Fernandes, saudações e estima para que continue sempre iluminando as trevas politicas deste País que tanto amamos. Gostaria de expressar uma opinião e saber o que pensa a respeito: - está muito difícil ter espaço em mídia, qualquer tipo de mídia, para condenar as tolices e os crimes de lesa patria que esse governo Federal está cometendo, crimes de toda ordem e não temos lideranças realmente e democráticas e progressistas que consigam liderar esse processo para reverter essa hecatombe social que abala o Brasil. A esquerdada está perdida e sem rumo e o PT esqueceu de pedir desculpas por ter liderado e pela responsabilidade de ter nos trazido até esta situação politica e insiste em Lula livre. Como fazer para convencer os milhões de brasileiros arrependidos de terem votado no atual presidente e fazer com que se produza uma corrente de mudanças suficientes para barrar os crimes de lesa patria e a doação de estatais super estratégicas, que eu pensava, inclusive, que os militares nacionalistas não permitiriam sua venda e alienação. Alguma voz da caserma clama pelo equilibrio e recuperação dos mal feitos e da loucura congenita de um genio economico que nunca escreveu uma linha ou um livro sobre economia e que esteve envolvido em diversos negócios pouco claros em todos os governos anteriores e com um único projeto de governo, vender todas as estatais. Agradeço a abordagem a ese tema pois os empregados de FURNAS, CEDAE, ECT, ELETROBRAS e Petrobras estão a beira do colapso emocional.
ResponderExcluir