Titular: Helio Fernandes

sexta-feira, 16 de agosto de 2019


A CHINA PREPARA INTERVENÇÃO EM HONG KONG

HELIO FERNANDES

Ninguém ignora que Hong Kong pertenceu á Grã Bretanha por quase 150 anos. Era a maior potencia do mundo, todos os grandes territórios pertenciam a ela. O mundo mudou, principalmente depois da Segunda Guerra Mundial. 60 milhões de pessoas morreram, 10 milhões inutilizados, estropiados.

A Grã Bretanha teve que se desfazer de suas "propriedades". A última foi Hong Kong. Ha 24 anos devolveu Hong Konk á China. Mas impondo condições, que a China aceitou. 

A mais importante, textual: "Hong Kong teria que ser democrática, com um presidente eleito". Assinaram documento conciso, sumário, definitivo: "China e Hong kong, um país, dois sistemas". Admirável se fosse para ser cumprido.

Nesses 24 anos de democracia, Hong Kong se firmou e se afirmou como realidade financeira. O mercado financeiro é um dos maiores do mundo. (O Brasil, como participante dos Brics, indicou o presidente do Banco de Hong Kong. Logo sofreu sanções da China, se incompatibilizou, foi demitido sumariamente, sem consulta ao banco ou ao país).

Logo depois a China exerceu seu poder ditatorial contra Hong Kong. O povo, acostumado com liberdade foi democraticamente para as ruas.

A China reagiu violentamente. Passou a prender violentamente, e a perseguir incessantemente. E já prepara o rompimento unilateral do acordo. Invadindo e se apossando de Hong Hong.

SENADO: CONCENTRAÇÃO DE ASSUNTOS IMPORTANTES

E também prioritários. Dois altamente polêmicos. A votação do Previdência que exige muita prudência. Motivo principal: não pode haver alteração. Se houver, o projeto volta para a Câmara, um retrocesso em matéria de tempo.

Garantiram que resolveriam tudo no primeiro semestre. Já falam que o segundo pode ser votado em outubro quase no fim do ano. E muitos problemas pelo caminho. O presidente da Câmara e o do senado, juntos, trabalham arduamente para limpar o caminho e cumprir o roteiro.

O outro problema, preocupação geral, incerteza total: aprovação do embaixador nos EUA. È objeto de exame, debate, comentário a FAVOR e CONTRA. Está tão apertado, que tudo pode acontecer. A discussão começou  ontem na CCJ, presidida pela independente Simone Tebet, apesar de pertencer ao MDB.

A senadora é publicamente pela rejeição da indicação.

Ontem, passou a presidência da CCJ para dar entrevista á TV sobre o assunto. Duas frases marcantes que definem aberta e publicamente sua posição.

1- "O presidente ajuda se ficar calado".

2- "Com essa indicação, desrespeitou todos os embaixadores".

O fato mais curioso de toda a história da sabatina de embaixadores ocorreu com Vargas. Indicou para embaixador em Portugal, um conhecido poeta popular. Foi aprovado, mas por 34 a 33. Pediu audiência ao ditador, disse que não seria mais embaixador, "fui derrotado".

Vargas, ditador e pragmático, respondeu: "Vá se preparar para a viagem, vou assinar a nomeação".

E nomeou, desprezando os 33 votos contra

QUASE TODOS DEFENDEM E PROTEGEM O AGRONEGÓCIO,
E SEM RECEIO, O AGROTÓXICO

O agronegócio é importante mas não pode receber favores e privilégios acima da lei. Ou proteção para liquidar a oposição, até pelo assassinato com impunidade garantida. E a utilização desvairada do agrotóxico, envenenando criminosamente o povo.

Fazem propaganda enganosa, com duas mistificações deliberadas e inaceitáveis. 1- "O agro é tudo. 2- "Nós alimentamos o país". A ministra da Agricultura deu entrevista tentando justificar a criminosa utilização de 262 agrotóxicos para aumentar os lucros.

Imprensada pelos jornalistas, mudou o discurso. Ficou assim: "A culpa é dos pequenos agricultores, não sabem utilizar os tóxicos".

PS- Os grandes vibraram por mais essa impunidade. Podem aumentar a publicidade, essa não enganosa, verdadeira:" O  poderoso agro domina o país".

A LUTA CONTRA O ABUSO DA AUTORIDADE

Vem de longe essa violência que passaram a chamar de abuso, na verdade era rotina.Tem no mínimo mais de 60 ou 70 anos, praticada diretamente contra o povo, pelo representante da autoridade, o delegado de policia. Qualquer um poderia ocupar o cargo, não era indispensável ser bacharel em direito.

Ser intimado a comparecer a uma delegacia, pavor total. Nem pensar em não comparecer, era buscado em casa, aos bofetões. Com os delegados formados e o aumento da fiscalização, as coisas melhoraram, perdão, mudaram para o andar de cima.

A violência em  vez de praticada pelo agente da autoridade, passou a ser praticada pela própria autoridade. E em vez de ameaçar seu físico, violentava seus direitos constitucionais. Aumentava seus limites, e o mínimo ou o máximo, era a prisão-perseguição geralmente sem direito a defesa. Nesses últimos massacres em penitenciarias, centenas de mortos eram PROVISÓRIOS, nem sabiam a razão de estarem presos, não tinham recursos para pagar advogados.

A necessidade de uma legislação que reprimisse o que se convencionou identificar como ABUSO DE AUTORIDADE, tem uma explicação: aumentou muito o gabarito dos personagens que perseguem arbitrariamente e dos que são perseguidos covardemente.

PS- A proteção contra a violência e o ABUSO, feita por medida provisória, "inclui membros dos TRÊS PODERES".

PS2- Mas o presidente pode não SANCIONAR o que era esperado ha tanto tempo.


O movimento financeiro mundial, foi razoável. Ações e moedas caíram e subiram, como acontece sempre. No Brasil a Bovespa caiu 1,20, ficou abaixo de 100 mil pontos. O dólar teve queda grande, assim mesmo ficou em 3,99.

Não existe possibilidade de recessão financeira global como aconteceu em 1929 nos EUA. Havia tremenda concentração em  Wall Street, em alta seguida e ininterrupta, ha 5 anos. Quando alguém ficou satisfeito e deu ordem de venda, foi seguido por centenas de outros, atropelando e engarrafando o mercado.         

As comunicações eram precarissimas, ninguém conseguia falar com ninguém. Hoje tudo seria diferente, quem não estava na Bolsa, continuou trabalhando e lucrando normalmente.                                             

O então edifício mais alto mundo, (o extraordinário Empire State Building), começou a ser  construído em 1930. Foi inaugurado em 1934. Há 8 anos sofreu  uma reforma colossal, apesar de já não ser há muito tempo, o edifício mais alto do mundo.

PS- Hoje, o edifício mais alto do mundo, é da única cidade-estado, Singapura.  Magistralmente administrada e completamente progressista.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário