Titular: Helio Fernandes

quarta-feira, 21 de fevereiro de 2018

INTERVENÇÃO DO EXÉRCITO NO RIO, NECESSIDADE INDISPENSÁVEL, METADE APÓIA, METADE REPUDIA

HELIO FERNANDES

Por enquanto, apenas em um estado, quando na verdade,quase todos estão na mesma situação. Só que no Rio e estado do Rio, a situação é calamitosa. E ha muito tempo, desde que era capital do país. A questão foi se agravando brutalmente, até que os bandidos, traficantes e milicianos, senhores da situação passaram a agir ostensiva e abertamente.

Chegou o momento de uma atitude drástica. Mesmo sabendo que tudo foi tramado dentro do Planalto para favorecer politicamente o presidente corrupto, a operação, dificílima, um desafio quase inacreditável, precisa de apoio da população. Tem que  começar imediatamente, mas dificuldades, enormes e intransferíveis seduzem e dominam o ambiente.

È até compreensível essa oposição e descrença. Não existe nem a possibilidade garantida  da intervenção se transformar num sucesso. E na realidade, o que seria esse sucesso? Ocasional, como já aconteceu varias vezes? Ou permanente, como alguns acreditam? Que força garantiria  a permanência dessa intervenção?

Lógico que não poderia ser o Exercito, essa não é sua função, preparação, ocupação essencial. Aliás, o alto comando Exército está funcionalmente dividido. O General Villas Boas, comandante do Exercito, que tem tido atuação impecável,esteve longamente com Temer. E colocou todas as suas preocupações.

A mais importante citada textualmente: "Não queremos que dentro de 30 anos, militares estejam respondendo a  uma nova Comissão da Verdade". (Embora essa Comissão tenha sido um fracasso, dominada pelo exibicionismo, o general Villas Boas, está coberto de razão).

Os direitos coletivos e individuais, precisam ser respeitados. Mas o Exercito foi chamado para proteger populações e comunidades, violentadas pelos criminosos, traficantes e milicianos. Ou seja, o crime organizado. Como combatê-los, interrompendo o combate e a repressão para consultar a Constituição?

Surgiu uma boa idéia, preventiva. O STF concederia mandado coletivo de busca e apreensão, contra criminosos, já com ordem de prisão, mas ha anos em liberdade. Diversos grupos, incluindo a OAB, logo se manifestaram,  condenando a medida, que nem  se sabe que  o STF concederia. A medida de proteção á ordem,   é logo favorecida, defendendo e prorrogando a desordem.

Por causa dessas elucubrações, a operação ainda não começou. Enquanto isso acontece, os traficantes e milicianos se organizam. Reforçam suas trincheiras ou fogem, como aconteceu pelo menos uma vez, com a fuga coberta pela televisão que ganhou premio internacional.

PS- Já disse que escreverei muito sobre o assunto. Mas  a intervenção ainda nem começou e é mais combatida do que aplaudida.

PS2- Uma tremenda dificuldade: a intervenção nas penitenciarias, onde se localizam mais de 50% dos poderosos criminosos. O estado do Rio não tem penitenciarias desse porte.

PS3-Semana passada, em Fortaleza, dois chefões de facções adversárias, se encontraram e se mataram. Essa seria a opção ideal. Mas chamaram a Força Nacional.

NO MEIO DE TANTA CONFUSÃO, TEMER CRIA O MINISTÉRIO DA  SEGURANÇA

Inseguro, incerto, irresponsável, pode se esperar qualquer absurdo desse presidente corrupto. Depois de assombrar o país inteiro com a intervenção na segurança do Estado do Rio, não ficou  satisfeito. 

E imediatamente, sem sequer consultar Moreira Franco, criou o Ministério da Segurança. Nessa tolice, seu interlocutor, é o intimissimo Alexandre de Moraes. São parceiros em trapalhadas homéricas, quando ele era secretario de segurança em SP.

Jamais acreditou que seria ministro do STF e comensal do presidente da republica. Estão ha dias tentando encontrar um nome para ocupar esse ministério, que tem vastíssima agenda. Esvaziou completamente o ministro da Justiça, Torquato Jardim, ex-ministro do TSE, que já deveria ter pedido demissão.

Ao contrario, resolveu enfrentar e descaracterizar presidente e o próprio governo. Textual: "Os mandados de busca e apreensão, inconstitucionais". E completou: "Esses mandados são pessoais, e devem se referir expressamente ao ALVO". O que ele quis dizer quando colocou a palavra ALVO. Tem que ter o nome de quem está sendo preso, traficante ou  miliciano. 

PS- São centenas ou milhares, geralmente conhecidos por apelidos pejorativos.

PS2- No final do dia de ontem, cogitaram de nomear o ministro Marun para o cargo. Vetadissimo.

O PTB NÃO TERÀ MINISTRO

Cristiane Brasil foi uma indicação do partido, referendada pelo fato de ser filha de Roberto Jefferson. Ha mais de 15 dias, revelei: o PTB não suporta mais tanta angustia, pretende indicar outro nome. Inicialmente  seria Jovair Arantes, líder do partido na Câmara.

Agora essa cisão se  concretizou. Só que nem Jovair nem qualquer outro deputado, aceita ser  ministro por 45 dias.  E o presidente corrupto, apesar de desmoralizado não aceitaria nomear um ministro por tão pouco tempo.

Montaram então internamente, no próprio PTB, uma armadilha com duas faces. 1- Não aceitariam nenhum candidato indicado por Roberto Jefferson.  2- Aplaudiriam a nomeação do próprio Jefferson.

PS- A política brasileira está dominada por Maquiáveis de botequim.

PS2- Jefferson que tem eleição garantida em SP faria um péssimo negocio.


PS3- Trocaria um mandato de 4 anos, por outro de 9 meses.

5 comentários:

  1. Quando o seu amigo ITAGIBA (LEONEL) DE MOURA BRIZOLA (gaúcho) assumiu a mandato de governador aqui do RIO DE JANEIRO uma das primeiras providências que tomou foi PROIBIR que qualquer autoridade policial SUBISSE NOS MORROS ou favelas. E aí sim começou o debacle do RIO DE JANEIRO em termos de segurança.
    Não adianta insistir com meias verdades!!!
    Um elemento que não ganharia nem para ser síndico em qualquer lugar do RIO GRANDE DO SUL. Foi ganhar logo no RIO para ser governador?!?!?!? Com a maneira obtusa e burra do carioca votar aconteceu este desastre.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vai estudar,Anônimo!
      O Brizola,antes de se eleger governador do Rio,tinha sido eleito deputado federal, prefeito de Porto Alegre e governador do Rio Grande do Sul.
      Foi o único brasileiro a ter sido eleito para governar dois estados da União.
      Foi eleito também deputado federal,pelo Rio de Janeiro,com a maior votação proporcional da história,em eleições não majoritárias.
      Fazes muito bem em se esconder sob o anonimato.Vai ficar aí para sempre!

      Excluir
    2. Ribamar é você quem tem de estudar. Pelo jeito você é um fanático xiita e fã do falecido Itagiba! É redundante dizer que o BRIZOLA foi governador do Rio Grande do Sul.
      Ele foi escorraçado do estado dele. Politicamente não seria mais eleito e reeleito PARA NADA. Aprenda!!!
      Sou gaúcho e tenho 72 anos de idade.
      Quero que você me responda sobre a segurança do RIO DE JANEIRO (capital) na gestão dele. Fale também no regime de caixa única com a contravenção. Fale sobra a fábrica de pré moldados para construção dos CIEPS que pertenceu ao filho dele. Se puxar a fieira só não vai ficar perto do Sérgio Cabral. Pois este é imbatível!!!
      Se queres falar em ex-governadores fale em CARLOS LACERDA. O maior de todos os tempos!!!

      Excluir
    3. Ribamar é você quem tem de estudar. Pelo jeito você é um fanático xiita e fã do falecido Itagiba! É redundante dizer que o BRIZOLA foi governador do Rio Grande do Sul.
      Ele foi escorraçado do estado dele. Politicamente não seria mais eleito e reeleito PARA NADA. Aprenda!!!
      Sou gaúcho e tenho 72 anos de idade.
      Quero que você me responda sobre a segurança do RIO DE JANEIRO (capital) na gestão dele. Fale também no regime de caixa única com a contravenção. Fale sobra a fábrica de pré moldados para construção dos CIEPS que pertenceu ao filho dele. Se puxar a fieira só não vai ficar perto do Sérgio Cabral. Pois este é imbatível!!!
      Se queres falar em ex-governadores fale em CARLOS LACERDA. O maior de todos os tempos!!!

      Excluir
  2. Maquiavéis de botequim é elogio para esses vermes que nada promovem para sua nação.

    São os geniais traidores e sabotadores do Brasil.

    ResponderExcluir