Titular: Helio Fernandes

segunda-feira, 21 de agosto de 2017

ANÁLISE & POLÍTICA
    “Informação com Liberdade de Expressão”

ROBERTO MONTEIRO PINHO

“O último que sair apague a luz”

O Instituto Paraná de Pesquisas fez uma pergunta, entre terça e sexta da semana passada, a 2.468 brasileiros: “Se você pudesse escolher, seguiria morando no Brasil, ou se mudaria para outro país? Mais de um terço (34,6%) gostariam de ir embora “já, ou nas próximas semanas”; 62,8% seguiriam aqui; e 2,6% não opinaram ou estão indecisos.

Cartão vermelho no Planalto

O presidente Michel Temer (PMDB) vai punir cerca de 40 deputados da base aliada que votaram a favor da denúncia apresentada contra ele na Câmara. A decisão veio após os líderes do governo no Congresso, deputados André Moura (PSC-SE) e Aguinaldo Ribeiro (PP-PB), uma lista dos "infiéis”. O impacto será maior, levando em conta que cada parlamentar costuma ter mais de uma indicação, o número de trocas pode chegar a mais de 80 cargos.
O objetivo com as mudanças na administração federal é contemplar o chamado "centrão", grupo formado por partidos como o PP, PR e PSD, que somam cerca de 150 deputados.
Os parlamentares do “centrão” votaram com Temer, com isso as vagas serão destinadas ao PP, PR e PSD, “ao contrário de outras legendas da base, como o PSDB, que rachou”, argumentou um deputado da base aliada.
Após a votação na Câmara, os líderes do “centrão” vêm cobrando que os deputados 'infiéis' sejam punidos e ameaçando votar contra o governo nas reformas econômicas e até mesmo em não barrar uma eventual segunda denúncia da Procuradoria-Geral da República (PGR) enviada contra o peemedebista.

A afoita, pré-tumultuada-campanha de Lula

Após ter sua condenação no caso tríplex, na Lava Jato, o ex-presidente Lula da Silva havia anunciado sua peregrinação pelo Nordeste, o que sua coordenação aponta como uma 'campanha prévia' para a eleição presidencial de 2018. Oficialmente, porém, o objetivo alegado pelo staff do ex-presidente é o de que a série de viagens servirá para "ver de perto a realidade e as transformações pelas quais o Brasil passou nos governos do PT".

Além de Salvador, o petista planeja visitar as capitais Recife (PE), Maceió (SE), João Pessoa (PB), Teresina (PI) e São Luís (MA), onde a caravana será encerrada, no dia 5 de setembro. Lula já declarou em diversas ocasiões que está disposto a se candidatar para a Presidência da República, plano que pode ser barrado caso a condenação do ex-presidente no caso tríplex seja mantida pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4).

Decepções de Lula - I

No primeiro 'teste' do petista nas urnas pós-condenação na Lava Jato, Lula sofreu revés na pequena cidade de Miguel Leão (PI), onde seu apoio não foi capaz de eleger o candidato do PT em eleição suplementar realizada no início deste mês. Recente sua indicação de receber o titulo “honoris causa” da Universidade Federal do Recôncavo Baiano, o evento foi frustrada por decisão judicial.

Decepção - II

A Justiça Federal deferiu liminar e impediu a Universidade Federal do Recôncavo Baiano (UFRB) de conceder título de doutor honoris causa ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), em evento que estava marcado para acontecer no dia 18 de agosto. A liminar foi do juiz Evandro Reis, da 10ª Vara Federal Cível da SJBA, argumentou Na peça, o magistrado acata a ação do vereador Alexandre Aleluia (DEM).

Decepção – III

A caravana de Lula no giro pelo nordeste vem encontrando obstáculos. Dessa vez foi na cidade de Natal (RN). Um vídeo publicado nas redes sociais mostra o momento em que os presentes no restaurante Camarões, expulsam sua comitiva e gritam uma série de xingamentos e o coro de “Lula na cadeia”.

 Doria e a pré-campanha?

Na semana passada perguntado por repórteres se estaria em campanha, o prefeito de São Paulo, João Doria (PSDB), respondeu que está percorrendo o Brasil em nome da Frente Nacional dos Prefeitos (FNP) da qual é vice-presidente de Relações Institucionais.

O assunto foi o tema da entrevista à imprensa cearense, onde Doria afirmou que como vice-presidente da FNP, ele tem a "missão de defender os prefeitos" e "conhecer os problemas das prefeituras" do Brasil. "Estou cumprindo a agenda que acho necessária."
Um roteiro de visitas presidenciável...
Doria já visitou cinco cidades nordestinas em agosto: Salvador, Natal, Fortaleza, Recife e Campina Grande. Tem uma agenda nas próximas semanas para cidades da Região Norte.
A declaração foi uma resposta às críticas de que o prefeito estaria deixando a administração da capital paulista em segundo plano para fazer uma pré-campanha presidencial pelo País.
Doria destacou que vai continuar as viagens: "Não estou nestas viagens como presidenciável, mas como prefeito de São Paulo e como vice-presidente da Frente de Prefeitos para conhecer bem o Brasil e para fazer a defesa dos prefeitos. Vou continuar estas viagens, sim."
Desembargador do TRT18 (GO) criou incidente durante uma sessão da Turma

Um vídeo gravado por um advogado mostra o momento em que o desembargador
Eugênio Cesário que compõe a Turma do TRT18 (GO), diz na frente de todos os presentes: “podem discordar, mas nós temos um decoro forense a cumprir. Tem que estar à altura na forma e na aparência com o exercício dessa atividade, e a senhora vem fazer a sustentação oral de camiseta?”. Ele ainda completou que, caso ela insistisse em participar, sairia da sala. “O fórum é todo feito de simbologia”. “Olha as bandeiras de simbologia, olha nossas togas, (...) e a senhora vem fazer uma sustentação oral de camiseta? Se for para fazer, eu saio”, completou Cesário.

Advogada reage

Em sua defesa a advogada explica que não vestia uma camiseta e, sim, um vestido. “Embora os braços estejam livres, isso não é uma camiseta”, respondeu. 
Na seqüência, a desembargadora Yara Teixeira defende que a advogada estava “na verdade, de vestido” e que, mesmo não concordando, poderia adiar a audiência “caso o desembargador se recusasse mesmo a participar”. A matéria aqui revelada foi veiculada na Seccional da Ordem dos Advogados de Goiás.

Nota de repúdio

A Ordem dos Advogados do Brasil de Goiás publicou uma nota oficial em que repudia o ato do desembargador do Tribunal Regional do Trabalho da 18ª Região, Eugênio Cesário, por impedir que uma advogada promovesse a sustentação oral por “não considerar sua vestimenta formal o suficiente para o ambiente”. “Por conta de um julgamento pessoal e desarrazoado, o magistrado inviabilizou que a advogada fizesse uso da Tribuna para a defesa dos interesses de seu constituinte. Sua decisão fere as prerrogativas funcionais e a Constituição, que estabelece que a advocacia é função essencial à Justiça”, diz a nota. 

 “Salientamos, mais uma vez, que todo advogado tem direito ao pleno exercício profissional, sendo a Tribuna solo sagrado da advocacia. Esta é uma garantia da promoção do acesso à Justiça de todo e qualquer cidadão”, completa a nota.
As comissões da Mulher Advogada (CMA), da Especial de Valorização da Mulher (CEVM) e Especial da Voluntária Advogada (CEVA) da Ordem dos Advogados do Brasil de Goiás também divulgaram nota, afirmando que tomaram conhecimento do vídeo que circula pelas redes sociais e pelos relatos dos presentes. E que “repudia o preconceito estampado na fala do desembargador Eugênio Cesário que, inclusive, ameaçou sair do recinto se a advogada daquele modo permanecesse”. (...)
Atentado em Barcelona
Uma van que avançou em ziguezague contra os pedestres no calçadão da avenida Las Ramblas, um dos principais pontos turísticos de Barcelona. Deixou mais de 100 pessoas ficaram feridas. Até domingo 14 mortos. Entre os países com vítimas, estão: Alemanha, Argentina, Argélia, Austrália, Áustria, Bélgica, Canadá, China, Colômbia, Cuba, Egito, Equador, Espanha, Estados Unidos, Filipinas, França, Grécia, Holanda, Honduras, Hungria, Irlanda, Itália, Kuwait, Macedônia, Marrocos, Mauritânia, Paquistão, Peru, Reino Unido, República Dominicana, Romênia, Taiwan, Turquia e Venezuela.
Pior atentado desde 2004
Este é considerado o pior atentado na Espanha desde que 190 pessoas morreram nos ataques a bomba em trens de Madri, em 2004. A polícia acredita que o atentado esteja relacionado a outros dois incidentes: a explosão em uma casa em Alcanar, na noite de quarta-feira, e a morte de cinco homens em uma operação para impedir um possível atentado na cidade turística de Cambrils, em que os suspeitos usavam cintos-bomba falsos.


Um comentário:

  1. Decepção – III

    A caravana de Lula no giro pelo nordeste vem encontrando obstáculos. Dessa vez foi na cidade de Natal (RN). Um vídeo publicado nas redes sociais mostra o momento em que os presentes no restaurante Camarões, expulsam sua comitiva e gritam uma série de xingamentos e o coro de “Lula na cadeia”. Uma das piores coisas é jornalista desinformado. Será que ele não pesquisou direito sobre Lula e as vaias? Será que é apenas ódio? Ridículo.....https://www.brasil247.com/pt/247/midiatech/313006/Vaias-a-Lula-em-Natal-Mais-uma-fake-news.htm

    ResponderExcluir