Titular: Helio Fernandes

terça-feira, 25 de novembro de 2014


*Titular: jornalista Helio Fernandes que durante 46 anos foi diretor do jornal Tribuna da Imprensa. Agora com suas matérias exclusivas, e a participação de colunistas especialmente convidados. (NR)

A GUERRA DILMA-PT COMEÇOU ANTES DO PREVISTO. SENADORES QUEREM MINISTÉRIOS, E SE ESTIVEREM INCLUÍDOS NA LAVA-JATO? ABREU E LIMA, DE 2 BILHÕES PARA 20, É MUITO. O EMPRESÁRIO GERDAU NÃO IRÁ DEPOR?

HELIO FERNANDES
25.11.14

Sem constrangimento ou ressentimento, Dona Dilma devia revelar o arrependimento de ter se candidatado á reeleição. Tivesse examinado a serio o tamanho da incompetência, pelo menos na administração e na economia, recusaria receber a maldita herança dela mesma.

Mas apesar de ter sido Ministra de Minas e Energia. Chefe da Casa Civil, por mais de 10 anos conselheira da Petrobras, Chefe desse Conselho, e “pulando” dai para a presidência da República, como poderia saber alguma coisa do assalto á Petrobras?

Como não sabe de coisa alguma, ignora tudo, não compreendeu os ataques embutidos nas demissões de Gilberto de Carvalho e de Dona Marta Suplicy S/A. Agora, fez as maiores concessões para aceitar Joaquim Levy como Ministro da Fazenda.

E antes dele ser confirmado, o PT despeja sobre ele (e lógico, sobre ela) as maiores dúvidas, restrições e condenações. Dona Dilma não precisa de quem a defenda e sim quem a aconselhe e proteja.

Não pode ser psicóloga, psicanalista, já está na angústia do psiquiatra. Mas no PT ninguém quer saber as diferenças. E o Lula ainda nem se manifestou sobre a posição do PT em relação ao Planalto.

Refinaria Abreu e Lima: custo, de 2 para 20 bilhões.

Consultei mestres de contabilidade que me serviam na Tribuna impressa, e já usei nos blogues. Há 15 dias fiz duas perguntas a eles. 1 – Uma obra orçada inicialmente em 2 bilhões, pode passar para 10 vezes mais, sem estar concluída? E as razões. 2 – Para ficar concluída, quanto mais será necessário gastar?

Descartaram expectativa para o futuro, não fazem previsão e sim cálculo. Em relação ao aumento do orçamento, usaram inicialmente duas palavras: “Assombroso. Inacreditável”. E decodificaram, esmiuçaram, devassaram tudo. Concluíram com exames profundos, isentos, descompromissados. Não vão aparecer, têm longo contato com o repórter, eu confio na competência deles, confiam no meu respeito pelo sigilo garantido.

Respostas, reduzidas e sumarizadas por mim, baseado nos exames rigorosamente detalhados. 1 – Dificilmente uma obra desse porte, cumpre orçamento inicial. 2 – Mas nunca viram o aumento dos 2 bilhões previstos para 20 bilhões já gastos.

3 – Foram generosos com as estimativas, examinando degrau por degrau, sem a intenção de condenar preventivamente. 4 – Consideraram de saída, que o dobro, quatro bilhões, seria razoável para o aumento da obra. 5 – Passaram para seis bilhões, avaliaram o tempo em que a obra ficou paralisada. Nem examinaram a razão da obra não ter continuado, como seria mais do que razoável.

6 – Demoraram, conversaram, decidiram e me disseram textual: “Não estabelecemos limite mínimo ou máximo, mas não podemos ser tão “pródigos na prodigalidade”, existe um teto mais do que razoável. Mesmo que por unanimidade, tenhamos concluído por um total mais do que inimaginável”.

7 – Esse total, que para mim também era insuspeitavel e continua sendo, ficou em “10 bilhões”. Portanto, cinco vezes o orçamento inicial, “o que foge totalmente da rotina”. 8 – Assim, aceitando esse total fantástico. Nem com toda a generosidade podem passar daí. O que leva á conclusão: pelo menos 10 BILHÕES é o tamanho do superfaturamento.

9 – Portanto quando a lava-jato chegar em Pernambuco, (e terá que chegar, haja o que houver), já podem partir de “propinas” gigantescas, no mínimo desses 10 bilhões da refinaria. Num total, só na Abreu e Lima, que é apregoada parra toda a corrupção dos corruptores empreiteiros.

10 - E como a lava-jato não investiga apenas escândalos da Petrobras, esperam obras elétricas, transporte, plataformas, infraestrutura, e mais e mais. Sempre as mesmas empresas.

O primeiro Duque da República.

Em todo Império só existiu um, Caxias. General aos 18 anos, Marechal aos 25, Duque aos 28. Agora surgiu um na Petrobras, muito diferente. Acusadíssimo, no ativo mais de 60 milhões. O discreto Sergio Moro, revelou: “Tem uma fortuna no exterior”.

Agora, como desculpa ou explicação, mostrou que recebeu 1 milhão e 600 mil reais, por consultoria a uma dessas empreiteiras. E o presidente da empresa, também preso, confirmou.

Vamos acreditar. Mas o dinheiro dessa consultoria, se multiplicou de tal maneira, que em dois anos aumentou 42 vezes. Esta a parte visível. E a invisível?

Agora aparece como tendo pagado 796 milhões indevidos, ás mesmas empreiteiras. Ele e mais dois personagens, presos com ele em Curitiba. Ninguém sabia de nada, só eles.

Na sexta feira mostrei que pretendia um ministério para que a mulher suplente, assumisse no Senado. Surgiram rumores de que não sendo nomeado, disputaria a prefeitura de Manaus. Não disputará, por dois motivos. 1- Tem compromisso com sua vice. derrotada, de apoiá-la em 2016.

2- Sabe que Artur Virgilio, o prefeito já candidato à reeleição, é invencível. Foi ele o grande vencedor, ganhando de Braga, de Lula e Dilma, que foram lá duas vezes para apoiá-lo.

Vital do Rego.

Espera ser Ministro de Estado desde outubro de 2013. Agora já aceitou o Tribunal de Contas que tem a vantagem de ficar até os 70 anos. Mas cometeu bobagem incrível: candidato a governador da Paraíba, teve 5% dos votos. Aliás sempre fez muita bobagem. Quando era jovem, tomou caminhos que não agradaram ao pai, rompeu com ele e com o avô.

O pai grande figura, extraordinário orador, era ligadíssimo ao pai, avô de Vital. Quando esse avô morreu, o pai passou a se vestir sempre de preto, até morrer. Vital não gosta de lembrar do episodio.

Eunicio de Oliveira e Renan.

Em Outubro de 2013, certíssimo para governador do Ceará, Dona Dilma convidou-o para Ministro, recusou sem qualquer resposta. O convite era para afasta-lo da disputa, pedido dos irmãos Gomes. Derrotado por um desconhecido quer ser ministro, o silencio agora é de Dona Dilma.

Antes de lava-jato, recorreria a Renan Calheiros, na época reeleitissimo na presidência do Senado. Hoje, é o futuro do próprio Renan, incerto e não sabido.

Seu “apadrinhado" Sergio Machado, não volta à Transpetro, e o próprio Renan considera que foi mais fácil ser Ministro da Justiça de FHC do que continuar na presidência do Senado mesmo com a aliança PMDB-PT, Dilma-Lula.

Gerdau, empresário livre, defende empresários presos. Não será chamado a depor?

É o corporativismo que se manifesta nos mais diversos círculos. E quase sempre não existe constrangimento, antes, nem arrependimento, depois. Vejam as declarações publicas dele: "Os empreiteiros presos na operação lava-jato, prejudicarão o país e atrasarão investimentos".

Esse senhor Gerdau que defende corruptores indefensáveis, é o mesmo que fazia parte do Conselho da Petrobras, em plena operação Pasadena. Onde deu prejuízos colossais à empresa.

Suas afirmações sobre a quadrilha que assaltou a empresa e começou tudo, arrasando e fazendo a Petrobras naufragar, foram sempre diversas, controversas e contraditórias. Disse que o Conselho jamais havia examinado a compra amaldiçoada e prejudicial da refinaria de Pasadena. Depois desmentiu tudo.

Seu comportamento está no mesmo patamar de desconfiança de Dona Dilma. Declaração pública dele, confirmada varias vezes: “Só assinei a compra da refinaria da Pasadena, porque não existiam informações". A CPI devia convocar esse empresário Gerdau para depor, já que Dona Dilma não pode ir, "não sabe de nada".

PS- Dois cidadãos acima de qualquer suspeita, ganharam na mega-sena, 70 milhões cada um. E não precisavam devolver nada á Petrobras.

PS2- O gerentezinho da Petrobras, sem idoneidade, credibilidade ou hierarquia, depois do assalto à empresa, preso devolveu logo 252 milhões.


PS3- Mas sobrou muito. Ele, o Duque e outro gerente menor, mandaram "pagar, por fora" 796 milhões. Por que se arriscar na mega-sena, enfrentar filas gigantescas?

Nenhum comentário:

Postar um comentário