Titular: Helio Fernandes

terça-feira, 18 de novembro de 2014

*Blog oficial do jornalista Helio Fernandes que durante 46 anos foi diretor do jornal Tribuna da Imprensa. Aqui teremos suas matérias exclusivas, e também a participação de colunistas especialmente convidados. (NR).

FALASTRONA. DONA DILMA VIVE ASSUSTADA. COM EXECUTIVOS PRESOS, QUEM COMANDARA EMPREITEIRAS? FALAM EM BILHÕES E CENTENAS DE MILHÕES, SEM O MENOR CONSTRANGIMENTO.

HELIO FERNANDES
18.11.14

Isolada, sitiada, enclausurada, reeleita e mergulhada praticamente no ostracismo, a presidente não vê a hora de começar esse segundo e amaldiçoado mandato. Amaldiçoado pela incompetência dela mesma. A inflação sobe junto com os juros e o dólar. Uma coisa tem a ver com a outra, mas ela nega por interesse próprio.

Insensata e desinformada, demitiu publicamente o Ministro da Fazenda, imaginava que podia nomear logo o substituto. Não pode. Nem sabia que a Lava Jato estava em pleno desenvolvimento, atingindo todo seu circulo do executivo e do Legislativo, de onde teriam que sair como aconteceu no primeiro mandato, uma parte maior dos 39 ministros.

Agora todos, supostamente são suspeitos, e o pânico geral reforça a convicção de que “existe alguma coisa no ar e não são os aviões de carreira”. (Do genial Barão de Itararé pouco antes de instalada a ditadura Vargas, o tenebroso Estado Novo).

Arrogante, pretensiosa, não percebe que está sendo cercada pelo próprio PT e principalmente pelo lulismo revoltado. Já deixei bem claro aqui, que quando Gilberto Carvalho e Dona Marta Suplicy, criticam seu governo, não têm opinião, são apenas porta-vozes. De quem? Lógico, do “volta, Lula”.

Tenta mistificar até mesmo confundindo a essência do poder, procurando colocar todo o mérito da lava-jato na conta dela e não do Ministério Público, da Polícia Federal e do juiz Federal Sergio Moro. Engana a opinião pública fingindo que foi ela que movimentou todo esse aparato de poder. Mas não consegue iludir a opinião pública, todos sabem que esses órgãos servem ao estado e não ao governo.

Não existe “terceiro turno”, oposição e governo não estão “mais em palanque”, bem que gostariam. E a satisfação maior de Dona Dilma seria de poder governar. Vai começar em algum tempo, com restrições, mas começará. Só que não conseguirá remover os obstáculos que colocou no seu próprio trajeto em quatro anos.

Que não terminam. Se dois meses custam tanto a passar, como acreditar na duração dos novos quatro anos? Chegarão ao fim, ou serão lentos como o de agora?

Com executivos poderosos presos, quem comandará as empreiteiras?

Por enquanto estão presos 16 corruptores dessas empresas que dominam as obras do país. Desde 1950, todas elas mínimas ou pequenas, foram crescendo suntuosamente, se transformaram em indispensáveis para qualquer construção. Tornaram a corrupção tão passiva e alienada, que dominam todo país.

Quando a operação lava-jato chegar á refinaria Abreu de Lima, e constatar a razão dessa obra ter um orçamento inicial de 2 bilhões e estar chegando a 20 bilhões sem prazo para terminar, a explosão será retumbante.

E ainda terão que investigar o setor elétrico. O próprio Ministro Lobão, que foi citado e desapareceu desde o 7 de setembro, não poderá ser ministro ou reassumir no Senado. Tudo começará pela investigação da Usina de Monte Belo e outras.

Quem dirigirá essas empreiteiras denunciadas e as outras que ainda virão: Recorrendo ou não á “delação premiada”, não terão condições mínimas de voltarem ás empresas. Com tornezeleiras ou sem elas, não terão condições nem mesmo de enfrentar ou dar ordens aos funcionários.

 Dona Dilma, quando disse e repetiu no exterior, “não ficará pedra sobre pedra”, ou então todos serão punidos, “doa a quem doer”. Estava falando diante do espelho: Ninguém sabe mais do que ela. Do setor elétrico e da Petrobras. Foi arrogante Chefe da Casa Civil, Ministra de Minas e Energia (que tem ligação diretissima com a Petrobras), presidente do Conselho dessa empresa, que assinou e autorizou tudo o que se chamou e ainda se chama de “escândalo de Pasadena”.

Pode sair pela tangente, com o mesmo lugar comum que serviu para ela e o Lula, “eu não sabia de nada?”. E com isso escaparam do mensalão e acreditam que escaparão também dessa notável roubalheira de agora?

Emparedada, sequestrada, desterrada dos círculos da moral e da ética, Dona Dilma conseguirá governar mais quatro anos, o que não fez nos outros quatro anos que não terminam? Não pode nomear Ministros, venho dizendo a longos meses: “Como indicar parlamentares, que em vez de tomarem posse no Planalto serão encaminhados para o centro penitenciário do Paraná?”.

Já revelei aqui: deputados, senadores, ministros, ex-ministros que têm foro privilegiado, serão os últimos a serem indiciados.

Ficarão para o fim, terão que responder no Supremo, por causa desse absurdo foro privilegiado. Não se conhece nomes ou números desses arrogantes senhores da corrupção, manobrados e mobilizados pelos corruptores.

No “vazamento” inicial, poucos nomes, mas certamente todos do primeiro time. Em matéria de enquadramento, as citações vão de 50 a 100, só no Congresso. “Desconfia-se” de muitos, nem é preciso ser bem informado para acertar em alguns.

O Pais administrativo e político fica parado. Dona Dilma não sabe o que fazer, talvez possa indicar o Ministro da Fazenda e o presidente do Banco central, “que não sejam os dos nossos sonhos”. Mas que podem estar fora da maldição da lista infamante e indefensável.
Mas não é apenas o poder Executivo que está e ficará paralisado, imobilizado e assustado não se sabe até quando.

O Poder Legislativo, igualmente em pânico não pode nem resolver ou decidir como ficará a sua cúpula. Antes, se reuniam, conversavam, escolhiam, tomavam posse. Agora, quem será o presidente da Câmara?

E o do Senado? Aqui, mais dependência onde só havia independência. Quem será o presidente? E os senadores que foram derrotados, mas ainda têm quatro anos de mandatos e querem um ministério: Serão indicados e nomeados por quem?
Alguns, muitos, vários, mais perto de serem indiciados do que indicados.

Roubalheira devolvida em velocidade de formula 1

Lógico, a devolução foi apenas uma parte. Como o ultimo escândalo da Petrobras movimentou 59 bilhões, os 720 milhões que foram devolvidos, representam apenas pouco mais de um por cento. Um dos envolvidos  “Reimpossou” para a Petrobras, imediatamente 272 milhões. E esse era apenas um “gerente” imaginem os que eram mais importantes, hierarquicamente?

Eu já mais havia ouvido falar nesse Pedro Barusco, o que dizer de outros que não saiam dos holofotes? Foram diretores desde 2004 ou 2005, convidados para o casamento “privado” da filha da dona Dilma?

Mesmo sem acordo taxativo fechado com Procuradores, delegados e juízes, também estão devolvendo entregando nomes e números de contas, altíssimas, principalmente de Banco da suíça.

Não custa repetir: semana passada contei revelações de um advogado brasileiro que trabalha na Suíça, estava aqui em férias, tudo exclusivo.

Textual: “Os Bancos da Suíça estão assombrados”. Fizeram pesquisa, concluíram que 90 por cento depósitos feitos no país, eram provenientes de corrupção. Cortaram os juros, 60 por cento mantiveram as contas, assim mesmo, sem remuneração mas com segurança. 40 por cento transferiram as contas para os paraísos fiscais, sem maior segurança mas com remuneração.

PS- Com o dólar entre 2,60 e 2,61, o presidente do Banco Central, que as vezes e confirmado teoricamente no cargo ou passado para a Fazenda, se diz desconfortável.

PS3- Desconfortável e toda a economia do país, juros, dólar, inflação, desconfiança, PIB, falta de investimento, infraestrutura destrambelhada, consumidores sem recursos.

PS4- Mas a Moodys espalha que o dólar chegara a 2,80 ainda este ano. Acho pouco provável. E até acredito que pode vir para 2,50 o que não e nenhuma vitória. Mas pode ser uma realidade de fim de ano.

PS5- O Supremo negou habeas- corpus para vários diretores presos da OAS. Há 30 anos, o dono dessa empresa era genro de ACM - Corleone, cresceu por causa disso. Há 30 anos eu identificava esse OAS, como Obrigado Amigo Sogro.




Nenhum comentário:

Postar um comentário