Titular: Helio Fernandes

terça-feira, 29 de novembro de 2016

Temer, Maia e Renan, apavorados juntos

HELIO FERNANDES

Será a ultima manifestação na Comissão Especial, a respeito de tudo o que se pode imaginar, contra a Lava - Jato. E a favor da anistia aos que abusaram da Caixa 2, e se jogaram violentamente contra os que em Curitiba, combatem corajosamente a corrupção. A pressão da opinião publica, apoiando o Juiz Sergio Moro e toda a equipe é colossal. Nas ruas e nas redes sociais.

Em pânico, o presidente provisório mudou de posição, em apenas 24 horas. Primeiro comunicou á Câmara, que tinham total liberdade para votarem como bem entendessem, aprovando tudo, ele ratificaria. Mas como milhões protestaram, deu entrevista coletiva, tentando se recuperar da impopularidade. Textual: "Se aprovarem qualquer medida que se constitua em obstáculo para a Lava-Jato, VETAREI". Era o pânico assumindo o comando.

Depois, se juntou a Renan e Rodrigo Maia, que passivos, assistiram o deputado relator Onix Lorenzoni, lutar sozinho, para impedir a aprovação de tudo que visivelmente enfrentava e confrontava a comunidade. Á ultima hora Rodrigo Maia surgiu, suspendeu a sessão, marcou outra para hoje. 

Mas Renan continuou silencioso e pensativo, apostando nas conversas de fim de semana, com Temer e Maia. Descobriu o melhor lado para ele, foi definitivo: "Haja o que houver na Câmara, o Senado não votará nada".

Temer, o presidente periclitante

Maia quer ser acintosamente, presidente da Câmara por mais 2 anos. Pode conseguir, será o grande premio da sua vida, a expectativa de um futuro, que começará em fevereiro de 2017, e poderá se desdobrar auspiciosamente, em 2018. Depende de tomar o caminho correto e corajoso agora.

Renan, desgastadíssimo, tem que enfrentar uma sessão do Supremo, no dia 1 de dezembro. Nesse dia será decidida uma das 8 ações contra ele. O relator pede que seja considerado REU, o que será um desastre. Terá que deixar imediatamente a presidência do Supremo. 

Precisará cuidar do próprio futuro, longe da presidência do Senado. A esperança que o fez mudar radicalmente de posição: que um Gilmar qualquer peça vista. E fique com o processo até depois do recesso judiciário, ou seja, já realizada a eleição do senado.

Agora as razões pelas quais chamei Temer de periclitante. 1-A cada dia mais impopular. 2- A crise agravada e acentuada com o escândalo Geddel. 3- A dificuldade quase impossibilidade de substituir um simples ministro. 4- A duvida se Calero gravou ou não gravou a conversa. 5- As noticias assustadoras que surgem do TSE.

Decodificando o pânico de Temer

1- Vai completar 7 meses de provisório e agora indireto, sem uma realização, por menor que seja. Conseguiu que a Câmara (leia-se "centrão"), por interesses próprios votasse duas vezes o que se chamou de "teto de gastos". Em alguns pontos, incompreensível. Em outros, compreensível de mais, favorecendo os ricos e prejudicando os pobres. E elevando muito mais, sua impopularidade. Não pode andar na rua, nem aparecer em publico.

2- O que ficou logo rotulado de "escândalo Geddel", não existiria sem a participação do próprio Temer. Espantosa sua capacidade, perdão, incapacidade de resolver uma questão simples. O conflito de interesses era visível, a demissão obrigatória e sem problemas. Cabe ao presidente, mesmo indireto, nomear e demitir ministros.

3- O ato rotineiro de trocar um Ministro se transformou num drama quase numa tragédia. Obrigado a demitir 6 ministros em 6 meses, sabe as dificuldades que enfrenta. E agora, tudo agravado pela expectativa da revelação da delação Odebrecht. Como falam no mínimo em 150 políticos, citados em todos os partidos, entra em desespero. Apela para o segundo time, Rosso, Jovair e outros, entra em desespero. Pode nomear o líder do PSDB, Antonio Imbassahy, não quer se submeter ainda mais a Aécio e seu partido.

4- Foi primário e sem demonstrar qualquer credencial para presidir um país, ao chamar o ainda Ministro Calero, para pressioná-lo a mudar a acusação feita a Geddel, transformando o "conflito de interesses", em "divergência entre ministros".  Fui o primeiro e único jornalista a garantir na sexta-feira: "Calero gravou a conversa, era o seu salvo conduto". Temer tinha duvidas, ontem foram dissipadas com sua declaração: "È indigno gravar um presidente". Indigno é um presidente ser cúmplice de um ministro escandaloso, e tentar que outro abandone suas convicções para "salvar” um amigo transgressor

5-Venho acompanhando há 8 meses, a trajetória no TSE, da cassação da chapa Dilma - Temer. Dei apoio integral ao tribunal, minha razão era irrevogável: cassada a chapa havia a obrigação de eleição direta, fundamental numa democracia. Mas tergiversaram tanto, que palavra, que o tempo se esgotou para as DIRETAS. Agora, se houver cassação, a eleição será INDIRETA. Está muito próxima a decisão de condenar os que usaram em 2014, os mesmos recursos "propineiros" de 2010. Ha tempos revelei aqui, que o placar possível estava em 3 a 3, são 7 ministros. Para Temer, mais um ponto de intranqüilidade, pânico, fator mais do que compreensível para um desgoverno que se arrasta.

(Assim que foi ultrapassado o prazo para a eleição direta, o TSE teria que marcar a indireta, veio o descalabro. Um antigo auxiliar de FHC, lançou o nome dele para um mandato tampão. O ex-presidente desandou a falar diariamente sobre os mais
diversos assuntos. A respeito da gravação, sempre em cima do muro: "Acho errado uma pessoa gravar conversa de outro". Em matéria de indiretas, a escolhida deverá ser a candidata que teve uma vez 20 milhões de votos, na outra, 18. Entre Temer e FHC, ambos indiretos e incompetentes, fico com a manutenção, sem substituição que não substitui nada).

 A cremação de Fidel, domingo

Ontem eu escrevia: o ultimo acontecimento tendo o ditador de Cuba como personagem principal, mesmo morto, pode não ter a imponência e a importância que ele esperava. Com informes e informações, mostrei que existe pressão para que Chefes de Estados relevantes, não compareçam.

Também foi criado um ambiente de constrangimento. Pois os maiores órgãos de comunicação dos Estados Unidos e da Europa, deram ênfase e destaque ao Fidel Castro ditador, e não ao homem que teria "transformado Cuba numa potencia econômica e progressista". 

O espaço maior foi destinado a ressaltar o atraso e o fracasso de todas as "realizações". E chamando a atenção até mesmo para o desastre que foi a reforma agrária. Cuba, sem a participação de Fidel, antes mesmo dele, era a terceira maior produtora de açúcar do mundo. Agora é a sexta, e com custos muito mais elevados do que antes.

Presidentes e Primeiros Ministros da Europa, conversaram muito sobre o assunto. Alguns falaram com Obama, discretamente, apenas isso. Ninguém ligou para Putin, uma surpresa quando ele anunciou oficialmente que não iria á Cuba no domingo. Afinal, Cuba durante um longo tempo, foi sustentada pela União Soviética. E Putin, poderoso ditador através da KGB. Nos próximos dias esclarecimentos sobre o assunto.

Hoje, ultima votação na Comissão

Mas qualquer que seja o resultado, não será definitivo. Mesmo que os "três mosqueteiros" obtenham a vitoria que estão anunciando, faltará o dia 12 de dezembro. È o tão temido e soberano plenário. O relator Lorenzoni, o presidente da Republica, o presidente da Câmara e o do Senado, admitem: "È preciso admitir uma reviravolta".

Nessa Câmara tudo pode acontecer. Deputados do PDT espalham que apresentarão projeto criminalizando juízes e promotores por crime de responsabilidade. O PDT é minoria, mas pode ir crescendo no meio do caminho. O Procurador Geral, pode complicar as coisas, até mesmo sem perceber.

Pediu á Policia Federal, copia das gravações do então Ministro da Cultura com o presidente da Republica. Motivo: Temer tem foro privilegiado. Com isso, o Procurador Geral, pode prejudicar a votação. Que aparentemente está caminhando para favorecer a continuidade da Operação Lava-Jato. 

Em suma; não basta o que acontecer hoje. É necessário esperar.

PS- Ha anos, a TV-Cultura resolveu lançar um programa de entrevista. Ficaram entusiasmados com o titulo, "Roda Viva". Alguém lembrou: é o nome de uma das
mais famosas composições do Chico Buarque.

PS2- Falaram com ele. Generoso, desprendido, autentico, cedeu de graça o titulo e a composição para servir de fundo musical. Agora, com a desavergonhada entrevista que fizeram com Temer, Chico Buarque ficou revoltado.


PS3- E retirou a autorização para usarem o fundo musical. Mas deixou o titulo. Se tirasse também o nome "Roda Viva", o programa que não tem audiência, ficaria também sem denominação.

Um comentário:

  1. Ilustre jornalista, como sempre adiante e acima dos fatos, análise objetiva, correta e em cima dos acontecimentos. Gostaria de ouvir sua opinião sobre a Lei que está tramitando, os 10 pontos do MP e um comentário que está viralizando na internet do deputado Marquesin Filho. Diz o deputado, e eu concordo,a corrupção maior está nas corporações, é corporativa, o MP, o STJ, o STF a Câmera,o Senado, os Sindicatos e as Associações de diversas naturezas, estão corrompidas, corrompem e se protegem mutuamente. Entendo que sim, inclusive considerando os diversos artigos de sua autoria onde coloca por outros motivos o mesmo foco sobre essas Corporações. A Tribuna da Imprensa, o senhor, inclusive é vitima desse corporativismo, e apesar de tudo minguem fala do tema principal sobre a corrupção. Não bastam as dez medidas se os outros poderes poderem ou vão permanecer senhores das suas capitanias hereditárias, é preciso que a nova Lei inclua também os mesmos crimes para essas Corporações, se todos somos iguais diante da Lei, não há porque eximir da Lei procuradores, juízes, magistrados etc...é voz corrente que nesses Órgãos a corrupção é assustadora e que eles se protegem entre si não paira duvida alguma, basta ler as tantas denuncias que o senhor mesmo faz. Gostaria muito de lhe ouvir. Obrigado.

    ResponderExcluir