Titular: Helio Fernandes

sexta-feira, 18 de novembro de 2016

Chegou a vez de serginho cabralzinho filhinho

HELIO FERNANDES

Demorou. Mas como tantos outros, todo tempo que ficou em liberdade já foi lucro. Quando o corrupto Cavendish tentou se salvar "entregando" o ex amigo, o ex-governador passou a correr serio perigo. Ao revelar que dera um anel de 800 mil reais á mulher de cabralsinho, comentei: esse anel  pode servir de algema para o ex-governador. Não foi algemado, mas está enclausurado. Só que foi para a prisão de carro, a preferência conhecida é o helicóptero.

Nenhuma duvida: seu destino final teria que ser esse. Jamais trabalhou na vida, ocasionalmente se elegeu deputado estadual. Por mais de 20 anos, ele e Picciani dominaram e enriqueceram voluptuosamente, comandando a Alerj. Mas era apenas o inicio, embora dos bens desfrutáveis, constasse uma casa de praia admirável em Mangaratiba, com direito a iate. Já era acusado e denunciado, não tinha explicação para a riqueza.

Carreirista, simpático, envolvente, foi dominando o PMDB do Rio (ex-capital) e Estado do Rio. Aproveitou uma oportunidade, ficou com uma das duas vagas de senador, surpreendentemente se elegeu. Definitivamente se transferia, deixava o andar mais baixo, política e pessoalmente, passava a habitar o andar de cima. Com a maior naturalidade, como se essa altura, fosse não apenas o local de nascimento, mas também o de permanência.

Serginho governador

Cumpriu a primeira parte do mandato até 2006. Aproveitando o absurdo, que permite que o cidadão pertença ao mesmo tempo ao Legislativo e ao Executivo, concorreu ao governo. È o que se chama, "disputar de graça". Se for eleito, passa a governador. Derrotado, volta para o Senado. Vitorioso, foi crescendo politicamente, mas aumentando também a sua já enorme geografia bancaria. Que chegou a limites jamais imaginados. Ou explicados. Apesar de já contestados.

Em 2010 se reelege governador. E aí, muito moço, e acreditando que para ele não havia limites, começa a admitir para 2014, uma outra candidatura, a mais alta de todas. Mas se deslumbrou, se juntou ao grupo do bicheiro Carlinhos Cachoeira, do corrupto Cavendish, e sua empresa Delta. Esta faturando horrores com o governo, e deixando fortunas nos caminhos e nas contas do governador.

Começou então a reviravolta no final de 2011. Empolgou todo ano de 2012. E atingiu o ponto fora da curva e sem volta, com a prisão espetacular, mas demorada de ontem.            
A partir de 2012, começaram os famosos fins de semana em Paris. As retumbadas e todas gravadas “noites dos guardanapos", se transformaram em atração nas televisões brasileiras.

Mas os quase 2 últimos anos do seu governo, tormento puro. O povo não suportava tanta audácia e esbanjamento de dinheiro publico, passou a persegui-lo. A cercar e pernoitar em frente á sua casa no Leblon. Mas enganando novamente o cidadão, não estava mais lá. Mudou-se para o Flamengo, num triplex do "amigo" Cavendish, que documentava tudo para "entregá-lo" na hora certa.

Armaram a mistificação. No fim da noite, um carro oficial, com vidros escuros, entrava no edifício dele, como se cabralsinho estivesse voltando. Pela manhã, o movimento inverso, como se ele estivesse saindo. isso durou meses, mas cabralsinho sabia que sua vida publica havia acabado.

Não acreditava na prisão

Os volumes recebidos por ele, atingiram números fabulosos. Só de uma vez, 223 milhões. Isso nem pode ser chamado de propina. Sem contar o que recebia das mais diversas e generosas fontes pagadoras. Em novembro de 2013, seu parceiro e intimissimo "dono" do PMDB, foi almoçar com ele. 

Motivo: queria saber se deixaria o governo em abril de 214, para se candidatar ao Senado. É praxe e tradição no Brasil: o governador, terminado o mandato, disputar o Senado. 
   
Mas a resposta de cabralsinho, surpreendeu Picciani: "Vou deixar o governo, para que meu filho possa se eleger deputado federal. Mas não disputarei cargo algum'". Perplexo, Picciani comentou: "Você se elege senador e ajuda seu filho. Vai ficar sem mandato?". 

O ainda governador deu uma resposta irritada, se levantou, foi embora.  Sabia que não se elegia, ajudou a eleição de Pezão, mas não participou da campanha.
Tinha certeza de que, como candidato não seria registrado.

Mas não esperava que resistisse em liberdade tanto tempo. 2 anos e meio. É outro que ficará muito tem preso Ainda no Rio, o ex-governador, não conhecia seu destino. Mas em Curitiba, a equipe da Lava-Jato, deu entrevista contundente relacionando as acusações comprovadas contra o ex-governador.

Nossa Senhora, não escapou nada. Lavagem de dinheiro. Corrupção ativa e passiva. Até sonegação. Por isso, um alto membro da Receita, acompanhou a prisão. Haja o que houver, até á liberação da delação de Odebrecht e os 50 ou 60 Executivos, serginho cabralsinho filhinho, será atração até maior do que Renan Calheiros. Quase certo que Odebrecht fique para 2017. Renan também.

No Supremo, sem data venia

Ninguém escreveu e escreve tanto sobre o Supremo, quanto este repórter. E não é de hoje, acompanho o mais alto tribunal do país, desde os tempos do jornal impresso. Um dia, o grande presidente Carlos Veloso, inaugurava o Centro intelectual na antiga sede do Rio, me viu na platéia, falou: "Tenho que tomar cuidado, estou vendo ali o jornalista Helio Fernandes, é quem mais conhece a Historia do Supremo".

Excluída a fase da ditadura de Vargas (1937-1945), que fechou a Câmara e o Senado, mas deixou o Supremo aberto, para que ele o apoiasse integralmente, a pior fase vem se repetindo. Já escrevi e não apenas uma vez: "A melhor das causas, julgada pelo Supremo, obterá no maximo um penoso e difícil 6 a 5 ".  Animosidade, hostilidade, falta de credibilidade. A baixaria de anteontem, representa tudo isso. O ministro Gilmar Mendes, ha mais de 1 ano, defendeu o indefensável: o pedido de vista, depois do julgamento já estar decidido. E ficou sem devolver o processo durante 14 meses.

O Ministro Tofollli, adepto e admirador de Gilmar Mendes, ha 15 dias, pediu vista numa votação que estava 5 a 0. O Ministro Celso de Mello desconsiderou o pedido, ficou 6 a 0, Tofolli insistiu em parar um julgamento já resolvido. 

Hoje, no Supremo, já não se ouve mais o clássico e quase obrigatório, "data venia". Frase desconhecida, principalmente para Gilmar e Tofolli.

Crescem os problemas de Trump

O presidente eleito não consegue preencher a equipe de governo. Nenhum nome de credibilidade apresentado. E vai perdendo alguns de reconhecida competência  
 e respeitabilidade. O Secretario de Inteligência Nacional, de mandato fixo, renunciou irrevogavelmente. Desconforto com a situação geral. Difícil substituí-lo, mas Trump comentou que, "o fato não criará maiores problemas".

Outro fato gravíssimo: o inesperado pedido de demissão de Mike Rogers. Ex-deputado e ex-agente do FBI, ha meses ocupava papel especial em questões de segurança. Na transição ocupava posição central.  Era citado para vários cargos no governo que começa em 20 de janeiro. Na questão, Trump não fez o menor comentário.

O vice presidente e líder ABSOLUTO da equipe se manteve em silencio, apesar de interrogado por diversos jornalistas. O presidente eleito espera noticias da Europa, e acompanha as conversas de Obama, surpreendentemente tentando ajudá-lo em negociações com lideres da UE, contrários a ele em massa.

Subitamente apareceu em Washington, um líder mundial, que jantou com ele ontem, quinta feira. È o Primeiro Ministro do Japão, a terceira potencia mundial. Ninguém explicou o que ele fazia na capital americana.

O PMDB, desconhece serginho

Sempre pertenceu ao partido. Líder e presidente da Alerj, senador, governador eleito e reeleito. Parece que ninguém sabe quem é. Temer, que presidiu o PMDB em toda a existência política de cabralsinho, não quis falar.

Romero Jucá, nomeado ontem, líder do governo no Senado, respondeu sem a menor duvida: "Esse é um problema dele. o PMDB não tem nada com isso".

O falastrão Renan, disse apenas o seguinte: "Não conheço o assunto em profundidade". Só comentaria se fosse "vingança" contra a Lava-Jato.

PS- Exatamente ás 18,30, serginho era levado para Bangu, onde passaria a noite. Eram 6 carros.O preso ia no terceiro. È da técnica de segurança internacional do transporte de presos. 

PS2- Ninguém explicou a razão do ex-governador ter ficado o dia todo na policia central. Também não se sabe se irá para Curitiba hoje, sexta. Ou se ficará o fim de semana no Rio, na penitenciaria de segurança máxima.

PS3 – Hoje memorável e festejada data para a Associação Nacional e Internacional de Imprensa – ANI. Comemora efusivamente seu primeiro aniversário de fundação. Foi registrada em 18 de novembro de 2015. Inovadora, introduz uma nova concepção de profissionalismo para jornalistas, comunicadores, titulares de TV e Radio Web, sites e blogs. Um Estatuto digno de ser lido, oxigenado, eclético, e dentro da nova realidade do mercado de trabalho da comunicação brasileira.

PS4- Em seu curto caminho percorrido, se agigantou, implantou o inédito “Plantão das Prerrogativas” dos jornalistas que funciona (mesmo, 24 horas), atuou com méritos na cobertura das Olimpíadas Rio 2016, inscrevendo 41 profissionais. Com merecidos elogios do COI.

PS5- Tenho a honra e grata satisfação de presidir seu Instituto Barbosa Lima Sobrinho, criado para subsidiar os pesquisadores e profissionais de história, conhecendo a biografia de personagens da vida brasileira e principalmente deste estimado e inesquecível amigo Barbosa Lima Sobrinho. Dividi com ele, as emoções da política nacional por décadas. Nomes brilhantes sem precisar citá-los integram seu notável Conselho Consultivo. Todos ativos e dispostos a colaborar com idéias e o ideal de luta do jornalismo brasileiro de vanguarda. Parabéns ANI, muitos anos de vida!


Nenhum comentário:

Postar um comentário