Titular: Helio Fernandes

segunda-feira, 21 de novembro de 2016

 Devolução do dinheiro das empreiteiras roubalheiras


HELIO FERNANDES

Inédita e surpreendente, a reunião de sexta feira da equipe da Lava-Jato. Tão inesperada quanto esta, a devolução á Petrobras de dinheiro desviado pelas empreiteiras roubalheiras. Só que demorou muito, exatamente 3 horas, transmitidas por varias televisões. O presidente da empresa assaltada, fez discurso longo de mais, e com informações de menos.

Intransigente defensor do que acontece em Curitiba, e com dados irrefutáveis a respeito do petrolão, não posso permitir que a devolução de 2006 milhões de reais se transforme em consagração quando é apenas desilusão. Também é imprescindível contestar os números, que Pedro Parente tenta transformar numa realidade desvanecedora. Mas é apenas outra realidade falsa, mentirosa, mistificadora, mais uma decepção para a comunidade.

Não quero nem de leve considerar que os dados foram alterados de forma premeditada. Mas se chocam com a realidade, que fica distante de tudo o que o presidente da Petrobras falou. E a má informação ou desinformação, é tão ruinosa, prejudicial e decepcionante, quanto à falsificação deliberada.

 Dados fornecidos por Parente, se dizendo emocionado ao receber o cheque de 206 milhões de reais. 1- Com este cheque, se completam 500 milhões devolvidos. 2-O potencial que a Petrobras pode receber, atinge, o mínimo que for, 5 ou 6 bilhões de reais. 3- Isso é inédito, jamais uma empresa publica recebeu qualquer importância desviada. 

4- O presidente da Petrobras esqueceu de ressaltar, que jamais houve uma investigação como a que vem sendo feita a mais de 2 anos, pela Policia Federal, Ministério Publico Federal, e o Juiz Federal Sergio Moro.

Os números reais das empreiteiras roubalheiras

1- Dados coletados por este repórter, como informes, de excelente fonte, mas reconheçamos, ainda não confirmados oficialmente: 11 bilhões de reais.2- Podem estar longe da realidade, de acordo com a versão OFICIALISSIMA. 3- A Policia Federal considera que o mais aproximado da verdade, mostra que o que foi surrupiado da empresa, chega a 42 bilhões de reais. 4- Mas não atinge ou atingiria nem a metade do total roubado.

A verdade da presidente da Petrobras

1- Durante quase todo esse tempo, a empresa foi presidida pela funcionaria de carreira, Graça Foster. 2- Não foi acusada de coisa alguma, só não fugia da expressão, "eu não sabia de nada". 3- È inacreditável, mas parece verdade, não foi envolvida em coisa alguma. Nem chamada para qualquer depoimento. 4- Intimissima da presidente Dilma, outra que também não sabia de nada. 5- Dona Graça foi proibida por Dilma, "de revelar qualquer numero sobre as empreiteiras roubalheiras".

6- A presidente da Petrobras, durante algum tempo, cumpriu as ordens da Presidente da Republica. 7- Mas inesperadamente resolveu agir por conta própria, sem consultar ninguém. 8- Redigiu um relatório OFICIAL, comunicando e confirmando: "Os prejuízos da Petrobras, chegam a 88 BILHÕES". 9- A presidente Dilma só soube, quando recebeu o boletim da empresa.

10- Demitiu imediatamente a presidente da empresa. 11- Mas esse número: 88 BILHÕES, não foi desmentido até hoje. 12- O leitor pode ficar estarrecido com a diferença de 5 ou 6 bilhões que Pedro Parente acredita que pode ser devolvido. 13- E a realidade confessada pela então presidente da Petrobras, e realidade intocável.

O Supremo enquadra Renan Calheiros

Lutando contra a Lava-Jato em varias frentes, o presidente do Senado foi atingido inesperadamente. O Ministro Dias Toffoli, entregou ao plenário, uma denuncia contra Renan. Ele responde a 9 processos. Esse relatado pelo Ministro, podem se estarrecer: está no Supremo desde 2007, Tofolli nem era Ministro.

A tendência do Supremo, até por respeito á comunidade, é apreciar o caso, antes do recesso judiciário, ou seja, Renan se transformaria em réu, antes de 2017. Seria uma satisfação geral. Antes mesmo da Lava-Jato, Renan já era "flagrado", financiado e patrocinado por uma empreiteira, a Mendes Junior. Patrocínio e financiamento que resistem ao tempo, duram até hoje.

No momento, Renan divide seu tempo em varias empreitadas, todas criminosas. Foi derrotado na aprovação da anistia para o caixa 2. Tenta colocar esse mesmo "projeto da madrugada", num outro que ainda está na Câmara, de combate á corrupção. Acreditem: Renan quer misturar a defesa da corrupção com o combate á corrupção.

O deputado Loronzoni derrota o senador Renan

Relator do projeto com mais de 2 milhões de assinaturas populares, sentiu-se desconfortado e atingido com as manobras do senador, apesar do projeto ainda estar na Câmara. Convocou membros da equipe da Lava-Jato para uma reunião. E depois de um dia inteiro de debates, compreendeu que só havia uma decisão: o projeto contra a corrupção, devia ser debatido e votado sozinho. Decidiu isso e acrescentou: "Quem quiser defender a corrupção, que o faça, mas separadamente".

Renan ficou furioso, e começou a trabalhar para derrubar o projeto no plenário. Encontra resistências de alguns deputados, mas recebe apoio dos muitos, que como ele, respondem á Lava-Jato. O projeto e a decisão do deputado-relator, correm perigo. Mas com a iminência de se transformar em REU, é possível que Renan, não receba apoio. 
 A votação do projeto contra a corrupção, está marcado para 9 de dezembro, no plenário. Seria uma vitoria e satisfação geral da população, se até lá, Renan já seja REU. É outro que todo o tempo que ficou em liberdade, já é lucro.
Os supersalarios

È uma vergonha, dessas inexplicáveis, mas facilmente refutáveis. Antes de ser denunciado pelo Ministro Tofolli, o presidente do Senado, queria se vingar de algumas pessoas que ganham mais do que o "teto constitucional", ou seja, os 33 mil dos Ministros do Supremo. O próprio Renan mostrou a amigos, relatório sobre
O assunto.

Segundo esse levantamento, que ele confessou, "levei mais de 60 dias juntando parcelas com parcelas, quase todos os Ministros ganham acima do que deviam receber". O informante surpreendido, perguntou, "como isso pode acontecer?". Ele foi mostrando o que não está no salário normal, e sim, "no que vai sendo juntado, a começar pelo apartamento funcional".
  
Nenhuma prova, nenhuma documentação, Renan quis apenas atingir Ministros do Supremo. Mas acertou em cheio vários Ministros de Estado.  Incluindo o próprio presidente indireto, o maior salário da Republica. (Como mostrarei amanhã ).

Novo Ministro da Cultura

Logo que assumiu como provisório, Temer criou problema com esse ministério. Nomes foram surgindo e sendo triturados, até o próprio ministério foi extinto, e pouco depois recriado. Confusões foram soterradas, e finalmente apareceu um candidato, cuja única referencia era o fato de ser diplomata. O Itamaraty é sempre, um grande criador de quadros, mas não são todos.

Depois de brigar com muita gente, esse Ministro Calero, tentou enfrentar Geddel Vieira Lima, mais poderoso do que ele. Sexta feira á tarde pediu demissão. O governo estava preparado, menos de 1 hora depois, indicava para o cargo, o deputado Roberto Freire que confessou: "Eu não sabia de nada". Mas foi excelente indicação.

Freire foi senador. E quando disputou a presidência da Republica, ouvia de todos os lados: "Se não fosse comunista, votaria nele”. O Partido Comunista, (desde os tempos do partidão)sempre foi ligado á cultura. Oscar Niemeyer, Portinari e outras figuras respeitadas internacionalmente, foram "militantes e contribuintes", inestimáveis e indispensáveis. Jorge Amado, um dos maiores romancistas do país, foi deputado constituinte, em 1945. Eleito pelo Partido Comunista. De qualquer maneira, o país é quem saiu ganhando
 O fim de semana de serginho cabralzinho

A partir de quinta feira, o cenário pessoal do ex-governador se transformou completamente.  Da vida maravilhosa nos palácios públicos e dos fins de semana em Paris, com a inovação prazerosa da "noite dos guardanapos", á prisão numa cela de 56 metros quadrados, com 5 outras pessoas, todos ex-subordinados, inacreditável. E incomparável.

Mas para um personagem de carreira fulgurante, poderia ser um episodio, sem duvida degradante mas transitório. Nada disso. È permanente, sem volta, fora da política, da administração do imaginável. Seu caso é pura e simplesmente de psiquiatria no mais alto e definitivo grau.

Abatido, abandonado, sem advogado, responde a 2 processos por corrupção. Um no Rio e outro em Curitiba. De cabeça raspada e uniforme de presidiário, é o primeiro que pede a Deus que o mande para o Juiz Moro, pânico de todos. È que por lá ninguém sofre o que ele está sofrendo. 

Só espera a noticia, que não deve demorar, da prisão da mulher. Que transformou o escritório de advocacia, em centro de cumplicidade e enriquecimento do marido. Os clientes dela, muitas estatais do próprio governo. E ate a Fecomércio, que gastou 13 milhões pagando os serviços criminais do escritório. (Essa Fecomercio, já denunciada por este repórter, na Tribuna impressa).

(Serginho cabralzinho filhinho, ficará o resto da vida como personagem sem liberdade. Então não se pode usar todo material num dia. Principalmente depois das matérias seguidas e assombrosas, do Chico Otavio. Merece o Premio Nobel do Jornalismo Investigativo. Esse Premio não existe? Devia ser criado imediatamente. O que o jornalista descobriu, provoca em todos nós a mais completa e fascinante admiração profissional).

Mais um Ministro de Temer, perto da demissão

A questão da substituição do Ministro da Cultura, ganhou amplitude e iluminação mais brilhante e reluzente. Nenhuma modificação, o novo Ministro, Roberto Freire, do ponto de vista histórico-ideológico-técnico-cultural, irrepreensível. Mesmo porque, o diplomata Calero, pediu demissão, alegando "motivos pessoais".

48 horas depois, o próprio Ministro renunciante resolveu contar os fatos rigorosamente verdadeiros, tudo se transformou num escândalo nacional. Mostrou de forma irrepreensível, o que acontecera, com estas palavras:" Sofri pressão do Ministro Geddel Vieira lima, pessoalmente e por intermédio de outras pessoas". Só isso já seria estrondoso.

Mas o Ministro renunciante acrescentou: "Geddel queria que o Ministério da Cultura protegesse seus interesses imobiliários, o que era impossível”. Acrescentou que “passou a sofrer tal PRESSÃO, que resolveu se demitir. Mas devia ter contado logo, o que contou depois”.

PS- Com os fatos atingindo-o frontalmente, o Ministro poderoso, decidiu modificar as palavras. Disse que não houve pressão, fez apenas "PONDERAÇÕES".

PS2- Foi mais longe, não se sabe se com autorização, mas pelo menos textual: "Estive com o presidente, ele me disse que o assunto está encerrado". Se a declaração do presidente é verdadeira, confirma o que o próprio Temer já disse varias vezes: "Não tenho medo de ficar impopular, quero salvar o país".

PS3- Se Temer não deu antecipadamente esse salvo-conduto, ao Ministro, então ele MENTIU. O que agrava tudo, mentir é crime. Principalmente abusando da intimidade com o presidente da Republica. Que mesmo indireto, não pode ser desrespeitado por um auxiliar.

PS4- Mas existe a caminho, um desrespeito geral. Oficialmente, o Presidente Temer informou, "a partir de segunda feira, (hoje) o caso será investigado pelo Conselho de Ética do Planalto". Já se fala em advertência. Esse Conselho pode servir de refugio perfeito para esconder um Ministro que não renuncia nem pode ser demitido.



Nenhum comentário:

Postar um comentário