Titular: Helio Fernandes

quarta-feira, 15 de abril de 2020


SE ENTRAR COM RECURSO NO STF,
BOLSONARO VAI PERDER DE 11 a 0

HELIO FERNANDES

Desrespeitando a lei e passando por cima do Ministro da Saúde, o presidente decidiu: os governadores podem determinar a diminuição do tempo de isolamento Social. 

O presidente anunciou: vou entrar com recurso na justiça. Imediatamente o ministro do STF, Alexandre de Moraes decidiu: os governadores têm autoridade para resolver qual o limite do mandato, sobre o assunto isolamento Social. E qualquer que seja a decisão, o presidente não pode interferir para modificar o que foi decidido por eles.

Bolsonaro não tocou mais no assunto. Considerava que podia controlar e dirigir os governadores, mas não podendo interferir, deve ter desistido. Está completando 80 anos, que o STF em 1940, na sua fase mais degradante e degradada, em plena ditadura do "estado novo", por 11 a 0, ratificou a decisão de Vargas, extraditou Olga, (mulher de Prestes) para a Câmera de Gás da Alemanha, onde morreu cruelmente.

Em 10 de novembro de 1937, Vargas saiu da ditadura escondida para a ditadura escancarada. Fechou a  Câmara e o Senado, prendeu centenas de deputados, senadores, advogados, jornalistas, intelectuais.

Deixou aberto o STF, que corroborava, todas as decisões. O ministro da Justiça, José Carlos de Macedo Soares, mantinha o dialogo com advogados, incitando-os a recorrer. Não ganharam uma.

PS- Isso durou até 1945, quando foi derrubada a ditadura, assumiu o poder, o presidente do STF. Que comandou a farsa da sucessão. "Elegendo" o general Dutra, 8 anos Ministro da Guerra do Estado Novo.

PS2- O ministro do STF, José Linhares, foi poderoso durante esses 8 anos. Nomeou tanta gente, que era chamado  de José "milhares", jogo de palavras com seu nome.

MANDETTA NOTA MIL NA TV

Nenhum comentário, só a frase, lúcida e irrespondível: "O povo não sabe se ouve e  segue o  ministro da Saúde ou o presidente da Republica".

IMEDIATAMENTE, MANAUS GANHA UM GRANDE
HOSPITAL, EM JUNHO PERDE NOTÁVEL PREFEITO

Arthur Virgilio, homem público de múltiplas qualidades, grande amigo do repórter. (Eu e seu  pai, fomos cassados no mesmo dia).

Virgilio era senador vibrante, combatente da ditadura. Fizeram movimento sujo  contra ele, não foi reeleito. ( Fez campanha tremenda, derrotou a CPMF).

Diplomata de carreira, se apresentou ao Itamaraty, pediu posto. Ficou 4 anos  no exterior. Voltou, grupo de amigos queria Virgilio candidato a governador, preferiu ser prefeito de Manaus. Eleito e reeleito, têm que sair em junho, a desincompatibilização.

Novamente querem ele governador, prefere concorrer ao senado, voltar ao plano nacional. Enquanto espera junho, dedicadíssimo á construção e inauguração do hospital.

NUMA REUNIÃO MINISTERIAL RÁPIDA,
BOLSONARO EXIBIU TODA SUA FRAGILIDADE

Pretendia executar em publico, o que está ha muito  tempo na sua cabeça vazia: demitir em publico e espetacularmente, seu ministro da Saúde. Pretendia abrir a reunião pronunciando, (pronunciou) uma frase que segundo ele teria a resposta esperada:" Quem manda no governo sou eu".

Como ninguém duvidava, todos ficaram calados, para ele a reunião deixou de ter o menor interesse, foi logo embora.

 PS- Pelo menos devia ler e ouvir o general Mourão, vice presidente eleito, 4 horas antes: "O ministro da Saúde será demitido, mas não agora".

PS2- Ante ontem comentei: "O futuro de Mandetta não é brilhante nem duradouro". E olhem que sou totalmente favorável ao ISOLAMENTO. 

PS3- Por convicção, admiração pela ciência  e por ter mais de 99 anos.

PANDEMIA E O BLOGUE HELIO FERNANDES

Ontem o nosso mídia informou que ultrapassamos o número recorde de 30 mil visitas no blog HELIO FERNANDES. Assim, segundo ele estamos entre os 10 blogues políticos mais acessados.

PS- Royalties para a pandemia com todo mundo em casa.

PS2. Um alento para esse repórter que neste 2020 completa 100 anos.

PS3. Retumbante por contar com a era eletrônica para desafiar os robôs e cookies que travam a máquina ávida por informar.

PS4. Faço o que gosto, em 80 anos de vida jornalística. A Tribuna da Imprensa online segue firme e forte, informando com seriedade e sempre na frente com a informação.

PS5. Agradeço as visitas no blog. Sem nossos seguidores jamais estaríamos aqui, trabalhando em casa (o que já faço há anos por causa do acidente) e se protegendo do coronavírus.



4 comentários:

  1. Hélio Fernandes,

    Na sua opinião, pela ordem descrescente, quem foram os 5 melhores presidentes que o Brasil já teve? (Podia escrever um artigo numerando e dizendo o porquê)

    A minha, de historiador econômico, é essa:
    1° Getúlio Vargas
    2° Lula
    3° João Goulart (pelo quen propunha)
    4° JK
    5° Geisel

    ResponderExcluir
  2. Parabéns Jornalista Hélio Fernandes! Leio seus excelentes artigos desde os anos 80. Muito obrigado pela sua dedicação em fazer um jornalismo sério!

    ResponderExcluir
  3. É impossível conhecer com seriedade e profundidade o jornalismo no Brasil sem estudar, abordar e recordar o honrado jornalista Hélio Fernandes.

    ResponderExcluir
  4. Helio, quando eu morava na rua do Riachuelo, fui muitas vezes à rua do Lavradio consultar os arquivos da Tribuna. Este quase nonagenário, (sou de 32), continua teu leitor assíduo e te saúda pelo teu próximo centenário.

    ResponderExcluir