Titular: Helio Fernandes

terça-feira, 28 de abril de 2020


BOLSOGUEDES VOLTAM ÁS

MANCHETES DA CONTRADIÇÃO

HELIO FERNANDES


O presidente começou a semana com as mesmas palavras com q começou o governo ou até um pouco antes. "Quero apresentar Paulo Guedes, formado na famosa Universidade de Chicago sabe tudo de economia", Deu uma ligeira parada, concluiu,rigorosamente verdadeiro: "Ele terá total carta branca, sou completamente analfabeto em economia".

Guedes apresentou seu plano-projeto mirabolante, de economia de 1 trilhão em 10 anos. Não vou repetir tudo que escrevi, enterrando suas promessas e garantias, usando uma base e lógica invencível e indestrutível: o tempo.

Em 10 anos acontece, (ou não acontece) tanta coisa. Eu usei analise, até agora ele não cumpriu 1 por cento do que prometeu. O presidente, imprudente e completamente ignorante, (confissão dele mesmo) não demorou  e acabou com a "carta branca".

Desde a posse e até agora, brigaram e divergiram tanto, mas sem se separarem, que resolvi junta-los sempre como BOLSOGUEDES. Resumindo, e justificando: vivem de contradição, nenhuma realização.

PS- Em diversos momentos, Guedes era tido e havido como fora do governo. Na anunciada demissão de Mandetta, ele e Moro garantiram: "Se ele for demitido, também sairemos".

PS2- Semana passada, a chamada  "ala Militar" do Planalto fardado, fez saber que não estava satisfeita com Guedes. Alguns entenderam que era o que o próprio Bolsonaro considera "estratégia", estavam certíssimos.

PS3- Hoje Bolsonaro voltou a entregar, com uma frase, a carta branca a Guedes, publicamente: "Quem manda e decide na economia brasileira, é o ministro Guedes".

PS4- Guedes acreditou e retumbou, "voltaremos mais fortes do que antes". Alem de ser impossível projetar alguma coisa para 10 anos, surgiu esse
coronavírus, que atinge fortemente o "projeto Guedes". Baseado na venda de 500 estatais, "arrecadando 800  bilhões".

PS5- Salim Mattar, nomeado por Guedes para  presidir a Comissão de Privatização, foi lúcido e correto: "Não é hora de vender empresa alguma, ninguém quer comprar .

MORO AGREDIDO POR FAKE NAS REDES

Enquanto era Ministro, não tinham coragem ou disposição para atacá-lo. Denunciou, ( sabe quem comanda tudo) "querem me desclassificar". Na policia federal, perderam a confiança que tinham nos tempos de Moro. (Os lideres com dezenas de anos de serviços irrepreensíveis) apoiam o movimento que considera Alexandre Ramagem, sem credencial ou gabarito para o cargo.

Os delegados, (como se sabe) escreveram e entregaram carta diretamente a Bolsonaro. Pedem autonomia nas  investigações. E mandato com tempo fixado, para o Diretor  Geral.

Foi positivo reivindicar. Mas não conseguirão.

Quase no fim do dia, Bolsonaro "desconvida" Jorge Oliveira de Ministro da Justiça, mas manda dizer a ele: "Continua como Secretario".
Para ele, desconsideração é compensação.

O VÍRUS DA INDECISÃO E DA FALTA
 DE ESPERANÇA, MANCHETE NO MUNDO

Atingiu não apenas os negócios diários, mas projeções do PIB 2020, até mesmo  de potências consideradas inatingíveis.

Os EUA estão com 16 milhões de desempregados. Os mesmos 16 milhões de1933, quando Roosevelt assumiu para seu primeiro mandato. Teve que inventar o New Deal, ficou 4 mandatos.

Os 26 países da UE, têm a previsão de uma queda coletiva do PIB de15%. O Euro, que circula muito na UE, há 2 meses estava entre 3 dólares e 3 dólares e 40. Hoje fechou a 6 dólares e 17

Nenhum comentário:

Postar um comentário