Titular: Helio Fernandes

quarta-feira, 31 de janeiro de 2018


GILMAR DEIXA O TSE AGORA, MAS AINDA
FICA 14 ANOS NO STF

HELIO FERNANDES

Ninguém desmoralizou mais o judiciário do  que ele. Não só com seus atrevidos, audaciosos e pecaminosos HC. Ha mais de 10 anos, concede essa liberdade incondicional, afrontando e confrontando colegas. Como pelo próprio tribunal, um HC emitido por um ministro do STF só pode ser reexaminado ou revogado pelo plenário, ele fica absoluto e inatingido.

Não vou lembrar ou relembrar o que ele fez desde que foi nomeado para o STF por FHC, só  poderia ser ele. Bastam os HC de agora, ainda em plena validade. Libertou o riquíssimo e corruptissimo Eike Batista, que foi colocado em prisão domiciliar, mansão luxuosa e sem fiscalização. Atendia pedido da própria mulher que chefia o escritório de Brasília do  advogado de Eike.

A seguir libertou Jacob  Barata, servindo a ele mesmo. Padrinho de casamento de sua filha, e senhor e todo poderoso chefão dos transportes do Rio, Barata não podia ficar preso. Outra ordem de prisão para Barata e o corruptissimo presidente da Fetranspor, Gilmar novamente mandou libertar os dois, que continuam livres.

Terminando essa fase, Gilmar deu HC para a mulher de serginho cabralzinho, condenada a 18 anos. Foi pra casa, prisão domiciliar. Em casa foi condenada a mais 8 anos, completando 26. Foi mantida em casa, pelo próprio Gilmar. Sem qualquer fiscalização. Tudo isso como ministro do STF, posição que ocupará por mais 14 anos.

Está com 61 anos, a aposentadoria obrigatória só aos 75. A não ser que queira sair antes, para dirigir suas duas Universidades em Portugal. Já comprou até apartamento em Lisboa.

PS- Deixa apenas o TSE, onde seu exagero de autoridade e sua falta de  constrangimento, conseguiram manter o corrupto Temer no Planalto.

PS2- Depois de 1 ano de exibicionismo entre o juiz, ele mesmo, e o réu, ilegitimamente no Planalto, decide realizar o julgamento.

PS3- Já estava com o placar de 4  a 3 garantido. 3 ministros cooptados por escolha do réu. E o voto do próprio Gilmar. 

PS4- Vergonha total, desprezo e desafio para a comunidade, 4 a 3 que não podiam falhar. A não ser que o mandato de Gilmar terminasse antes.

PS5- Que República.

FEBRE AMARELA: INCOMPETENCIA DEVERIA TER DEMITIDO O MINISTRO DA SAÚDE

Ele mesmo já devia ter deixado o cargo, como acontece em muitas oportunidades nos mais diversos países. Cometeu tantos erros, equívocos e desacertos, que atinge e assusta o país inteiro. Começou afirmando, "como eu iria adivinhar que ainda existia a doença, e fosse mortal".

Isso, leviandade. Agora os erros. O Estado do Rio tem 6 milhões de habitantes, 5 milhões ainda não foram vacinados ou imunizados. SP, a maior população do país, está na mesma situação do ERJ. A proliferação da doença assusta o país, e as providencias não são tomadas.

Perdão, tomaram apenas uma,  que provoca polemica, e com toda razão: FRACIONAMENTO das vacinas. Sumarizando: cada vacina é FRACIONADA para 4 pessoas. Ou uma vacina inteira para uma pessoa, é exagero. Ou dar a cada pessoa  um quarto do determinado é um tremendo risco.

Converso com 2 médicos, competentes mas otimistas, explicam: "Numa emergência  como a de agora, dividir por 4, pode ser razoável". Falo com os dois, separadamente, mas complementam com as mesmas palavras: "O ministério da Saúde tem que se organizar. E lembrar que essas pessoas, que tomaram a vacina FRACIONADA por 4, precisam de mais 3 doses".

PS- A  duvida quase certeza: o ministério da Saúde tem organização para uma tarefa como essa?

TEMER EM DAVOS

Tem que ser entre aspas, a mistificação é colossal: "O Brasil está de volta. Um país mais aberto, mais prospero, com muito mais oportunidades e democracia". Todos os presidentes falam em horas marcadas antecipadamente, para que se organizem e todos saibam.

Temer falou para 22 pessoas, incluindo alguns funcionários. Nenhum jornalista estrangeiro. Brasileiros, 4, sendo 2 da Globo News, que iam fazer um programa, normalmente feito no Brasil, sem o  presidente corrupto.

Temer desceu, não despregou do rosto aquele sorriso supérfluo. Ficou conversando animadamente (?) com Moreira Franco.

LULA  E OS TRIBUNAIS

Ontem á tarde, advogados do ex-presidente confirmaram caminhos da defesa. Houve inversão do roteiro, esperado até mesmo pelo TRF 4. O primeiro recurso foi entregue e protocolado ontem mesmo no STJ. Surpresa, principalmente dos juristas de aluguel.

Mas a defesa de Lula não abriu mão de recorrer ao próprio TRF4. Só que deixou esse tribunal para depois, mais tarde, com uma inovação: duas petições diferentes para os 3 desembargadores. Uma contestando o relator. A outra, diminuindo a importância dos votos seguintes, com mais carga contra o desembargador revisor. Não existe previsão do tempo.

E finalmente trazendo o STF para o centro dos acontecimentos. Ninguém tinha duvida, de um lado ou do outro, que a última palavra seria mesmo do STF.

PS- Importante para a liberdade de Lula, para a sua candidatura e até para o seu futuro não presidenciável.

PS2- O plenário do STF votou ha meses sem muita convicção: na segunda condenação, PODE SER determinada a prisão. O placar, 6 a 5, mostra a  falta de convicção.

PS3- Alem  do condicional PODE SER, dois ministros já mandaram libertar condenados a segunda vez. E nada surpreendente, que o próprio STF inverta o 6 a 5, que ficaria 5 a 6.

PS4- Com royalties para Machado de Assis, "a confusão é geral".

PS5- Às 19,47, o vice presidente (plantonista) do STJ, que havia recebido o HC preventivo de Lula, NEGOU mediatamente. Não ficou nem 2 horas e decidiu. Impressionante.



Um comentário:

  1. O grande jornalista Hélio Fernandes sempre foi um adversário de grande estatura da Rede Globo e chamava Roberto Marinho de hipócrita, nonagentàrio milionário e mudou de uns tempos para cá.Se conciliou com o clã Marinho ou porque um de seus filhos trabalha na emissora.HF não se refere muito ao PIG Globo.Gostaria de saber de tão relevante mudança.

    ResponderExcluir