Titular: Helio Fernandes

sexta-feira, 19 de janeiro de 2018

GOVERNADOR ALCKMIN- PREFEITO ARTUR VIRGILIO

HELIO FERNANDES

O primeiro vive no Palácio Bandeirantes, desde 1994. Como coadjuvante, acompanhante, logo, logo vice de Covas, trabalhando e morando no mesmo local. Covas morreu em 2001, assumiu e se reelegeu.Saiu em 2006 na tentativa de ir para o Planalto, não foi nem para o segundo turno.

Agora, 12 anos depois, acredita na obsessão do Planalto, é apenas a insistência na derrota. Em 2006, tinha legenda garantida, o que não acontece agora. O PSDB tinha 3 nomes, todos 3 derrotados. Agora não tem nenhum, o que poderia ser, João Doria, enganou a todos.

Eleito prefeito pelo próprio Alckmin, acreditou na deslealdade como bandeira e alavanca de poder,  e desmoralizou seu próprio slogan, "não sou político e sim gestor". Preferiu a politicalha, não teve tempo ou capacidade e credibilidade para ser gestor.

Alckmin vai derrapando, não sabe o que fazer.

Seus presumíveis votos vão desaparecendo, tem um único adversário, que vai crescendo. È o ex-senador, diplomata de carreira, prefeito eleito e reeleito de Manaus, Artur Virgilio. Pelo menos sabe o que quer, quase uma premonição.

Senador destacado, não se reelegeu. Como diplomata, pediu posto, falou para os amigos. 1- Vou passar 6 ou 8 anos no exterior. 2- Volto, serei candidato a prefeito da minha cidade, Manaus. 3-Serei eleito e  reeleito, presidenciável em  2018.

Isso tem 12 anos, inteiramente confirmado. Precisa ser escolhido pelo partido.

PS- Cresce razoavelmente. Se for candidato, leva a vantagem de representar SP, o maior eleitorado do país. 

PS2- Seu adversário é identificado como "picolé de xuxu", não tem charme, carisma ou liderança.

PS3- O que Artur Virgilio tem de sobra.

PS4- Nada disso é preferência ou predileção por SP. E sim o reconhecimento da sua enorme população, e consequente eleitorado.

PS5- A partir de 1998, o PSDB tinha 3 candidatos. Serra, Alckmin, Serra (novamente), Aécio. Todos derrotados. Agora, nem sopro  de otimismo, principalmente com Alckmin.

SEIS VETOS PARA O MESMO MINISTRO

Rigorosamente inédito mas não surpreendente. Desde a indicação, com  a posse marcada e a festa encomendada, obstáculos e mais obstáculos. Diversas instancias da justiça, não concordaram com o passado da nomeada, não referendaram a nomeação.

Decorrido quase um mês, afirmações vazias, desmentidas pelos fatos. A  Advogada Geral da União, deveria ter se retirado depois da primeira derrota, deixado a questão com os advogados da ministra o nome da Cristiane Brasil, baseada no prestigio do pai, afirmou em entrevista na televisão: "Tomarei posse de qualquer maneira". Continua quase ministra.

O presidente corrupto, que tem pânico de contrariar  o presidente do  PTB, Roberto Jefferson, tem se encontrado com ele, garante: "Vou até o fim". Que está próximo. Mais 2 vetos, poderá dizer e dirá mesmo: "Tentei de todas as maneiras, não foi possível".

PS- O problema será transferido para a órbita do próprio PTB. A vaga é do partido, terá que haver um entendimento quase sublime.

REBAIXADOS, OS GRANDES BANCOS SE APAVORAM

Não existe nada mais deprimente, degradante, aviltante, escorchante, do que os juros(roubalheira)  já cobrados pelos maiores bancos do país.(Bradesco, Itaú, Santander e os outros). 330% no cheque especial, 410% no cartão de credito.

Loucura, alucinação, estarrecedor, a maioria paga, mas não entende a razão de ninguém tomar providencia. Apesar dos lucros exorbitantes, foram atingidos pela agencia reguladora do credito.

Aí, a Febraban, que representa os bancos,entrou no circuito, "para reduzir os juros".Mesmo que baixem, digamos 50%, como têm negócios no exterior, devem ser notificados, para entrarem na lista da Interpol. È caso de policia.

PS- Para que esses juros escandalosos entrem numa aceitável e compreensível orbita de dignidade e credibilidade, só com intervenção drástica do Banco Central.

TRUMP: 1 ANO DESPERDIÇADO, DESPREZADO, DESORIENTADO, INEDITO NA HISTORIA DOS EUA

È amanhã, nada a comemorar, tudo a esquecer. Desde a acusação, já provada e comprovada, da  intromissão de Putin e da Rússia na eleição americana, acumulou desacertos, erros e equívocos. Compromete o país nas mais disparatadas decisões.

Compromete a liderança dos EUA, internamente já demitiu ou dispensou 36 altos funcionários, que frequentavam o Salão Oval com ele. Todos saem atirando e atingindo o próprio presidente. Com 15 dias no cargo, demitiu o Conselheiro de Segurança, que praticamente não sai da Casa Branca, é ouvido em tudo, importantíssimo.

Trump foi irresponsável ao escolhê-lo. Irresponsável ao demiti-lo. Não foge desse dilema. Está isolado na Casa Branca, isolado no mundo. Única decisão compreensível: pediu um exame de  alto nível, para ver se não sofre das faculdades mentais.

PS- Pedido por ele mesmo, deve recuar. A maioria dos EUA e do mundo, desconfia que sabe o resultado desse exame.


Um comentário:

  1. O Geraldo Alkmin foi sim para o 2º turno ,em 2006.
    Foi quando ele conseguiu o prodigioso feito de ter mais votos no 1º turno do que no 2º.

    ResponderExcluir