Titular: Helio Fernandes

terça-feira, 16 de janeiro de 2018

AS ESTATAIS QUE EMPOBRECEM. PRIVATIZAÇÕES QUE ENRIQUECEM

HELIO FERNANDES

As duas providências podem resultar em consequencias rigorosamente positivas. Surpreendente analise em profundidade, feita por consultoria respeitada, concluiu. Existem no Brasil, 496 estatais, responsáveis por prejuízos monumentais.

Aprofundando o estudo, a mesma consultoria afirma e garante: "Privatizando 168 dessas estatais, o Brasil pode ter um lucro de 500 bilhões". Mas  alerta: "È preciso ter critério na venda, saber a quem vender e como vender". 

Faltou esclarecer: o que fazer das outras 328 estatais, das 496 levantadas e descobertas por esse consorcio?

Sem nenhuma restrição a esse consorcio, e até utilizando os números de sua pesquisa, cheguei a conclusões inteiramente diferentes, verdadeira recuperação e emancipação.

E minha recomendação também seria da venda de estatais ruinosas, inúteis e empobrecedoras. Mas negociando (privatizando) muito mais. E mantendo apenas  um quinto do total atual.

Sumarizando, reduzindo, negociando, vendendo, fazendo exatamente o contrario do que fez o presidente FHC e sua criminosa Comissão de desestatização. Entregou o patrimônio nacional e não recebeu nada em troca. Apenas o enriquecimento de acólitos e parceiros. E o empobrecimento do país.

Roteiro que deveria ser obrigatório, existe mercado comprador e já surgiria com a luz não no fundo do túnel, mas sim bem no inicio.

PS- Das 496 estatais, 400 seriam vendidas, nenhum exagero em calcular que o país receberia 1 TRILHÃO.

PS2- Isso á vista, pela venda. Sem contar com a economia do desperdício que se pratica, anualmente com a manutenção dessas empresas, criminosamente inúteis.

PS3- O governo manteria apenas 96 das 496 estatais. Seriam administradas como se fossem empresas privadas, voltadas para o lucro, a realização e a competência. Sem roubalheira, sem necessidade de nova Lava-Jato.

PS4- Resultado previsível de lucro de 1 TRILHÃO. Com o outro, seriam 2 TRILHÕES.

PS5- Um terço do orçamento, de 6 TRILHÕES. Rigorosamente admissível, maravilhoso para a economia brasileira.

ELEIÇÃO DIRETA NA OAB NACIONAL

Deveria ser obrigatória, seu presidente é um personagem de ampla repercussão.

Poderia ser agora, que já tem um candidato lançado e muito bem recebido. Trata-se de Felipe Santa Cruz, que fez admirável administração na OAB do Estado do Rio.

Já mudou para Brasília, escritório e campanha para conquistar o cargo mais alto representando os advogados. Que hoje, já estão em atividade, mais de 1 milhão de profissionais. Tem o maior apreço pela eleição direta, é um democrata.

Quando adolescente, enfrentou a tragédia irrefutável: o pai foi assassinado pela ditadura.

DIVERGENCIA NA PREVIDENCIA

Só entra em pauta para discussão e talvez votação depois do recesso. Este acaba junto com o carnaval, o congresso retoma no dia 19 de fevereiro. Falta mais de 1 mês, mas é o assunto imprescindível dos que ficaram em Brasília.

Faltam informações verdadeiras, mas vão falando por falar.

Os que tentam parecer mais confiantes, o corrupto Temer e o quase presidenciável Meirelles. O ainda presidente, "estamos avançando". Meirelles, "vamos aprovar mesmo no dia 19".Com isso consegue ir provocando gargalhadas em Rodrigo Maia. 

O presidente da Câmara se mantém em silencio. Só diz alguma coisa para os muito íntimos. E sabe que estão longe dos 308 votos indispensáveis. Alguns que interpretam o silêncio de Maia, arriscam: "Por enquanto ainda não passaram dos 270 votos".

PS- Lógico, pode  acontecer muita coisa de hoje a 19 de fevereiro.


Nenhum comentário:

Postar um comentário