Titular: Helio Fernandes

terça-feira, 9 de janeiro de 2018

A QUASE POSSE, DA QUASE MINISTRA.

HELIO FERNANDES

Depois de 5 dias incertos, duvidosos e ansiosos, a transformação da deputada em ministra, está marcada para hoje.Raros acreditaram quando foi anunciada a sua escolha.E as peripécias alarmantes e redundantes, atormentaram o pais, o governo e a própria candidata.

No governo do corrupto Temer, tudo dá trabalho. A começar pelo preenchimento do ministério do mesmo nome. Surgiram acusações logo confirmadas. E para destruí-las, apareceu um "defensor" carcomido e comprometido, o inabalável parceiro de Eduardo Cunha. Também ministro inaceitável, Carlos Marun.

Na quinta e sexta, a dúvida da quase ministra. Angustiada falou duas vezes com esse Marun, sempre garantindo, "sua posse não corre o menor risco". Só que no sábado e domingo, o medo da não posse cresceu de forma assustadora. (Para ela).

E precisou de consolação tripla, quando soube que o STF recebeu ações contestando a posse. Só hoje haverá algum esclarecimento, o corrupto Temer ainda pode voltar atrás,o que faz com total falta de convicção.

PS- Enquanto isso, lembremos do acadêmico e intelectual Eduardo Portela.

PS2- Ministro da Educação, foi demitido por questões políticas.

PS3-Procurado por jornalistas que esperavam explicação, respondeu com a maior tranquilidade: "Eu não SOU ministro, eu ESTOU ministro".

PS4- Cristiane Brasil não pode nem repetir Portela. Ela ainda não é nem está ministra.Falta um dia, eternidade nas atuais circunstancias.

PS5 – “Estou ministra”. Não está nem uma coisa nem outra. Como se aguardava, a Justiça Federal do Rio decidiu suspender nesta segunda-feira (8) a posse da deputada federal Cristiane Brasil (PTB-RJ) como ministra do Trabalho.

PS6 - A decisão, em caráter cautelar liminar, é do juiz Leonardo da Costa Couceiro, da 4ª Vara Federal Criminal de Niterói. Na decisão, o juiz fixou ainda multa de R$ 500 mil em caso de descumprimento da liminar.

PS7 - Entre o domingo (7) e esta segunda-feira (8), três ações populares foram protocoladas na Justiça Federal no Rio de Janeiro com o objetivo de impedir que  Cristiane Brasil assuma o posto de ministra do Trabalho. A cerimônia de posse está marcada para essa terça-feira (9) no Palácio do Planalto. 

PS8 – Razões são claras e contundentes. Os processos têm como mote o fato de que da deputada ter sido condenada pela Justiça do Trabalho a pagar indenização no valor de R$ 60 mil a um motorista por desrespeitar seus direitos trabalhistas.

PS9 – Ficou difícil para um pai Roberto Jefferson o todo “poderoso” do PTB, pouco provável e perplexo desconhecer o conteúdo da condenação. O ex-funcionário alegou no processo que trabalhava por 15 horas seguidas para a deputada sem ter a carteira assinada.

PS10 - Na terceira ação popular – deferida nesta segunda-feira pelo juiz – foi proposta pelos advogados João Gilberto Araujo Pontes, Marcos Luiz Oliveira de Souza e Marcos Chehab Maleson. 

CORRUPTO E ARISTOCRATA, TEMER PROTEGE SONEGADORES

Uma das mais vergonhosas invenções, é identificada pela sigla REFIS. Foi criada eventualmente e transformada em realidade permanente. E premeditada. Empresários riquíssimos, deixaram de recolher impostos obrigatórios. Alegando dificuldades.

Numa época de juros alucinantes,(com FHC chegou a render mais de 40% ,crime de lesa-pátria) investiam o que deixaram de pagar,lucravam fortunas.

Sabiam que logo viria um REFIS, se acertavam financeira e criminalmente. E com o aprimoramento que os tempos proporcionavam. Os juros sofreram redução de 90% e as multas, 80%. Se o REFIS já  era saboroso antes, imaginem agora.

PS- Na sexta feira, demonstrando sua falta de caráter, escrúpulos  e de credibilidade, Temer vetou integralmente um projeto aprovado pelo Congresso.

PS2- Esse projeto permitia que micro e pequenas empresas também tivessem acesso ao REFIS.

PS3- Essas micro empresas, empregam no máximo 5 ou 6 empregados, são milhares, sempre em dificuldades.

SUPER SALARIOS DO JUDICIARIO, NO AMAPÀ, ROUBADO NO MANGANÊS

As providencias prometidas e até garantidas pela presidente do STF, não saíram do lugar. Mas as pesquisas continuaram e constataram: no Brasil todo, os magistrados que garantem os maiores salários, estão no Amapá.

A media salarial mensal desse ex-território, transformado em estado pela Constituição de 88,é de 62 mil reais .É muito. Meu relacionamento jornalístico com o Amapá, vem desde os tempos de Território, e a sua condição de um dos maiores produtores do mundo do riquíssimo e raro manganês.

 Foi roubado durante mais de 20 anos, e este repórter, na Tribuna impressa, não abandonou  a trincheira do combate aos ladrões da nossa riqueza. Os navios se abasteciam no Amapá, iam direto para o porto de NY, tinham lugar cativo e quase escondido para atracar.

PS- Toda  essa riqueza pertencia a uma estatal, a Vale.

PS2-Era estatal. Mas tinha um "proprietário", Eliezer Batista, que dominou e estraçalhou a empresa por quase 40 anos.

PS3- Apesar  de não abandonar a presidência, morou anos, alternadamente, na Rússia e na Alemanha, onde casou e teve filhos.

PS4- Daí o fato do Eike Batista gostar de exibir o seu domínio do alemão.

NA FESTA DO GLOBO DE OURO, SURGE UMA CANDIDATA A PRESIDENTE

As mulheres resolveram se unir, protestar e se defender do cada vez mais insistente e violento assédio sexual. Foram organizadas, combinaram de irem todas de preto. Um sucesso. Dentro desse sucesso, um outro, ainda mais estrondoso: o discurso da Oprá.

A famosa apresentadora e entrevistadora de TV, (linda toda de preto), Oprah Gail Winfrey, empolgou com um discurso violentíssimo contra a discriminação. Já haviam lançado sua candidatura para disputar com Trump em 2020. (Se ele chegar lá). Mas Oprah resistia. 

Parece que as coisas mudaram, sua fala é de candidata. Falta se filiar ao Partido Democrata, nunca um candidato independente foi eleito.

PS- Seria mais uma chance positiva dos EUA terem uma mulher presidente.


Nenhum comentário:

Postar um comentário