Titular: Helio Fernandes

quinta-feira, 18 de janeiro de 2018

85 ANOS DE FEBRE AMARELA

HELIO FERNANDES

A contaminação vai crescendo, minhas lembranças se aproximando. Eu tinha completado 11 anos, acabara de sair da escola primaria, a doença se alastrava, assustava geral. E não apenas o Brasil, mas toda a America do Sul. Surgiu então um movimento de combate á febre.

Patrocinado pela Fundação Rochefeller. Os funcionários da Fundação chegavam, uma bandeira amarela amarrada num pedaço de pau. Espetavam na porta, entravam, trabalhavam horas. Mais ou menos em 4 anos, liquidaram a doença nos13 países da America do Sul.

O John D. Rochefeller, que dava nome á Fundação, era o homem mais rico do mundo. Toda a fortuna acumulada com petróleo, jamais furou um poço.Controlava todos os tipos de transporte.Pessoas e empresas se arriscavam, perdiam ou ganhavam, acabavam dominado por ele.

Foi o homem mais odiado dos EUA. A família entrou na política, tentaram a presidência do país. Quem chegou mais perto foi Nelson Rochefeller, governador de Nova Iorque. Candidato a presidente, foi liquidado por uma revolta da maior  penitenciaria, mais mortos do que em Carandiru.

PS- Sua candidatura desapareceu, junto com a esperança.

PS2- Temos que cuidar sozinhos, da febre amarela. Já são quase 10 milhões.

PS3- Apenas um exemplo. Toda a população do Estado de SP, está na lista de risco.

GILMAR MENDES "DOUTRINANDO" SOBRE IMPORTANCIA DO HABEAS CORPUS

Não pode ficar longe das manchetes, do noticiário. Como o STF está em recesso, resolveu comentar sobre a importância do HC, e assim ganhar primeira  de jornais e televisões. Só que não tem autoridade, dignidade ou credibilidade para ressaltar a relevância do HC nas democracias.

Tenho que transcrever um trecho da sua fala disparatada, desencontrada, contraditória: "Defender o HC é defender a liberdade individual, mas também a sociedade contra a propagação desenfreada do crime que ocorre nos presídios".

È disparate  em cima de disparate, contradição pejorativa, exibicionismo sem causa e sem efeito. Gilmar jamais se preocupou com os pobres encarcerados, como "provisórios", e que já são 400 mil, sem crime, sem culpa, sem advogados, sem saberem sequer quando serão libertados.

No pecaminoso e vexatório indulto de Natal com que Temer pretendia beneficiar amigos corruptos, Gilmar poderia ter feito uma intervenção. Rigorosamente de acordo com o que tenta exibir agora. Retiraria do decreto os amigos do presidente corrupto, libertaria os 400 mil provisórios.  Não, ficou em silencio, fala agora, apenas guiado pelo ego.

A trajetória judiciária de Gilmar, é uma defesa permanente dos ricos, que se beneficiam dos seus vergonhosos HC.Nem quero lembrar do passado, ficar nos dois ricaços, que estão em liberdade por causa de HC de Gilmar.Falo de Eike Batista e 3 vezes do compadre criminoso, Jacob Barata.

Gilmar não tem apreço, respeito e consideração pelo HC, e  sim  do que advém como consequencia, da sua concessão.

PS- Paixão pelo HC tinha o grande presidente Lincoln. (Nenhuma comparação, apenas lembrança). Em 1862, em plena guerra civil, teve que revogar a vigência do HC.

PS2- advogados recorreram á Corte Suprema, que decidiu: "Entre os poderes do Presidente, não está o de suspender ou revogar o HC". E colocou-o em vigor

PS3- Lincoln recebeu a noticia, se ajoelhou no chão da Casa Branca, e quase chorando, afirmou: "Obrigado, Deus, por nos permitir uma Corte Suprema com essa grandeza, independência e respeito pela liberdade.

PS4- E imediatamente, restabeleceu  a vigência plena do HC.

4 VICE PRESIDENTES DA CAIXA ECONOMICA

Poderosos e onipotentes, mandavam e mandam de verdade. Depois de demoradas investigações, o MP pediu o afastamento de todos. O Banco Central, preocupado, ratificou a decisão do MP.

O processo foi para Michel Temer. O presidente corrupto trocou a palavra AFSTAMENTO por SUSPENSÃO. Apenas por 15 dias. Já se passaram 4. Voltarão? Tudo indica que sim. E o MP e o presidente do Banco Central, como reagirão?

PETRÓLEO EM ALTA MENOS PARA A PETROBRÁS

Ha 6 meses registrei comentário sobre o assunto. De um amigo que mora em Londres. Não é informante fixo, vive muito perto de tudo. O preço do barril (brent), estava em 44 dólares. Todo dia, quando o Big Ben marca rigorosamente meio dia, anunciam o preço. De um escritório na Old Band Street, o antigo centro financeiro,

Ele me falou que o mercado estava exultante, e que previa boa elevação nos próximos meses. Em Nova Iorque, o barril cotado a 38 dólares. Para não ir muito longe, o fechamento ontem, dos dois mercados.

PS- Em Londres, 69,68 dólares, quase 70.

PS2- Em Nova Iorque, 64,36 por barril. Maravilha viver.

PS3- A Petrobrás prepara novo leilão de campos, e tudo indica que repetirá o ultimo.
Com preços vergonhosa e criminosamente mais deprimentes.


PS4- Denunciar eu denúncio. Ler eles lêem. Mas não tomam providencias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário