Titular: Helio Fernandes

quinta-feira, 23 de outubro de 2014

RECOMENDO AÉCIO SEM NENHUM ENTUSIASMO. MAS COM A CERTEZA DA TRAGÉDIA DE MAIS QUATRO ANOS DILMA - PT. ATÉ OS ÚLTIMOS QUATRO DIAS DELA, INSUPORTÁVEIS.


*Esse é o blog oficial do jornalista e fundador do jornal Tribuna da Imprensa, Helio Fernandes.  A partir de agora teremos suas matérias exclusivas, e também a participação de colunistas especialmente convidados. (NR)


HELIO FERNANDES


Muita gente pode achar estranho, insuspeitavel e inexplicável, até mesmo a revelação convicção que está no titulo. Para mim um combatente como este repórter, antes, durante e depois do golpe, altamente compreensível. A posição publica de hoje, é a mesma de ontem, mas principalmente a grande preocupação do futuro do Brasil.
Há meses venho escrevendo: “Se Dona Dilma for reeleita, os próximos quatro anos estarão com trajeto garantido para o horizonte marcado pelo tumulto e até pelo impeachment”.
Isso é o mais previsível, basta examinar e analisar a tragédia administrativa, (perdão “desadministrativa”) do que aconteceu do primeiro ao ultimo dia de Dona Dilma no Planalto-Alvorada.
Na campanha presidencial de 2002, sem qualquer ligação com Lula ou com o PT, escrevi diariamente repudiando o desgoverno FHC, que rotulei o tempo todo, com total segurança, de “retrocesso de 80 anos em 8”. E mais: critiquei a compra da primeira reeleição da nossa Historia. Acrescentei que dezenas de parlamentares receberam até 500 mil pelo voto, outros apenas 200 mil.
Agora o próprio, falso e fraudulento FHC, afirma publicamente, perguntando: “quem pagou essa reeleição, que dizem comprada e paga?”. Ora, foi seu ministro, que eu expliquei na época, “teve a sabedoria de morrer logo”.
Enquanto muitos apoiavam o candidato do PSDB na sucessão de FHC, eu escrevia dezenas de artigos, na Tribuna impressa, repetidas pelo Brasil, a todos com o mesmo titulo, só o texto era diferente.
Titulo desses artigos, sempre o mesmo: “Meu nome é Luiz Inácio da Silva, mas pode me chamar de presidente”. Valeu, repercutiu, ganhou, tomou posse, governou. Mas pode parecer inacreditável: jamais estive perto de Lula, com alguém, do seu governo, nunca falei com ele presidente, nem depois, já ex, embora poderoso. Esse é o meu estilo, habito, gosto e convicção, e até obrigação jornalística. Quem duvidar, veja nas mil frases de Millor: “Jornalista que não faz oposição, é melhor que abra um supermercado”.
James Carville, assessor de Clinton, descobriu a pólvora na campanha da à reeleição do presidente americano, ao liquidar um debate que se arrastava perdulariamente, com a frase de hoje repetida e seguida no mundo todo: “É a economia, estúpido”.
Clinton foi reeleito, sua campanha teve a prioridade recomendada por Carville: economia. Ganhou a segunda eleição, com mais facilidade do que a primeira. E fez excelente administração, embora quase sofresse impeachment, não por omissão social e sim por excesso sexual.
Dona Dilma que jamais ouviu falar de Carville, embora “estúpido”, seja uma identificação e uma convicção usada para rotular ideias e pessoas sempre e cada vez maios próxima dela. E seu ponto mais frágil, fragilíssimo, é a economia. Na micro e macro, ou até na mais enclausurada das diretrizes de governo. Erra em tudo, na campanha, mente despudoradamente, da mesma forma como mentiu sempre no que acreditou que foi sua vida.
E tendo chegado a presidente de forma que nem ela mesma considerava possível, nada surpreende que conjugue com a maior satisfação o verbo continuar. Se chegou precariamente, se manteve precariamente, por que não sonhar que conquiste uma nova vitória, também precariamente?
PS- A esperança em Aécio, tem como base a certeza de que com Dona Dilma é impossível recuperação. E como são dois candidatos apenas, excluindo ela, sobre ele. Se insistir no “fernandismocadosismo”, também não terá longa vida administrativa.
Ou cumpre e muda tudo, ou não governará nem mesmo até 2018. Haja o que houver, ninguém sabe o que acontecerá no dia 26. Com base nos Institutos, nenhuma certeza.
PS2- Não escrevi por alguns dias, jamais acreditei que depois de 57 anos, minha mulher me deixasse sozinho. Em três anos, perder 2 filhos, 1 irmão e agora a mulher, é muito.
PSS3- Estou voltando a escrever, agora num blog só meu, este heliofernandesonline. Perdi o primeiro por mau-caratismo de quem tinha senha. O segundo, por incompetência e vaidosismo. Agora, este é meu, escrevo o que quiser.
(Estimado Helio, a equipe do blog lhe dá boas vindas. Parabéns pelo retorno a net).





Nenhum comentário:

Postar um comentário