Titular: Helio Fernandes

terça-feira, 13 de outubro de 2020

 

JÂNIO NÃO FOI CONVIDADO NEM VETADO PARA FRENTE AMPLA, APENAS IGNORADO.

 

HELIO FERNANDES

Existiram três Jânio Quadros. 1- O eleitoral. 2- O político. 3- O pessoal. O primeiro foi um fenômeno, fez uma carreira inigualável a vereador pelo então PDC, ficou como primeiro suplente.

Em 1948 o Partido Comunista teve o registro cassado, seus representantes foram cassados, insatisfeito, Franco Montoro renunciou, Jânio assumiu.

(No então Distrito Federal os vereadores Carlos Lacerda e Adauto Cardoso, que travaram debates diários com os comunistas, como protesto, renunciaram também).

Jânio foi de vereador a Presidente da República em 12 anos, sem derrota, inacreditável. Deputado Estadual, prefeito da capital, governador de 1954 a 1958, ainda ficou 2 anos esperando para ser presidente.

Como político usou e abusou de todos os truques, numa época irreal ele se aproveitou para enganar sem constrangimento o cidadão-contribuinte-eleitor. Fingia, enganava, andava sempre mal vestido e com as roupas cheias de caspa.

Era uma espécie de “malabarista de Nossa Senhora”, como no conto famoso de Aníbal Machado, cujo irmão Cristiano foi candidato a presidente em 1950, traído pelo PSD e PTB.

Do ponto de vista pessoal era intratável, desprezava a todos se julgava melhor do que todos. Na campanha presidencial de janeiro a outubro de 1960, renunciou varias vezes nos bastidores, desaparecia súbita e inesperadamente, surgia ou reaparecia da mesma forma.

Deve  a presidência e Carlos Lacerda que o manteve apesar de tudo. O depois governador da Guanabara, líder e “dono” da UDN, garantiu sua candidatura, imaginem, derrotando o próprio presidente do partido, general, governador, interventor, ministro, Embaixador, Juracy Magalhães.

Praticamente tudo que aconteceu depois se deve á leviandade de Jânio. E jamais consegui explicação. Podia ter feito um excelente governo, ficar cinco anos e voltar, era mocíssimo.

 

2 comentários:

  1. Hélio, você ficou confinado em Corumbá em qual período? Ficou hospedado no Hotel Santa Mônica,isso? Você foi alguma vez procurado por jornalistas estrangeiros? Como foi tratado lá? Isso ocorreu antes ou depois de Jânio, que também esteve lá. É verdade que Jânio disse à gerência do hotel que cobrassem sua conta de uísque a Brasília? É verdade que ele fez muitas amizades na cidade e até foi padrinho de batismo do filho de um correligionário?

    ResponderExcluir
  2. Refiro-me à conta de uísque de Jânio,evidentemente.

    ResponderExcluir