Titular: Helio Fernandes

sexta-feira, 23 de outubro de 2020

 ONTEM ÁS 9 DA NOITE DE NY, ÚLTIMO DEBATE ENTRE TRUMP-BIDEN

 HELIO FERNANDES 

DEPOIS, 10 DIAS DE COMÍCIOS, COM BIDEN LEVANDO NÍTIDA VANTAGEM. NOS PALANQUES, RECOMENDANDO BIDEN, (SEU VICE DE 8 ANOS).

O EX-PRESIDENTE OBAMA, GRANDE ORADOR, POPULARÍSSIMO. O EX-PRESIDENTE OBAMA.

SE A ELEIÇÃO AMERICANA NÃO FOSSE TÃO COMPLICADA, DARIA PARA ARRISCAR.

MAS LEMBREMOS DE 2016. COM 99 POR CENTO DE CHANCES CONTRA.

NAS URNAS, 50 MILHÕES DE VOTOS PARA ELE, 60 MILHÕES PARA HILARY, E ELA FOI DERROTADA.

TODOS OS ASSUNTOS ERAM IMPORTANTES, PRINCIPALMENTE COM ELEIÇÕES.


Nos Estados Unidos era o ultimo debate, e não passaram para 90 minutos, o outro foi de 60. 

E CHAMARAM DE "DEBATE DE GIGANTES", PARA IDENTIFICAR
MEDÍOCRES, NA VERDADE NEM SABIAM O QUE FAZER ALI.

7 ASSUNTOS, DIVIDIDO EM BLOCOS MAIORES OU MENORES. 

COMEÇOU COM DEBATE SOBRE COVID 19, 16 MINUTOS.

13 MINUTOS PARA SEGURANÇA NACIONAL
4 MINUTOS PARA MOSTRAR AS RELAÇÕES ESTADOS UNIDOS COM RUSSIA E CHINA.
5 MINUTOS PARA DEFINIR O QUE ESTADOS UNIDOS DEVEM FAZER COM A COREIA DO NORTE.

PARA QUEM NÃO CONHECE BEM OS ESTADOS UNIDOS, 13 MINUTOS DE DEBATE SOBRE AS FAMÍLIA AMERICANAS. É  QUE MAIS PREZAM PELO MENOS QUEREM MANTER ESSA APARÊNCIA, 9 MINUTOS.

1 MINUTO SOBRE IMIGRAÇÃO, NÃO VALIA MAIS DO QUE ISSO.
JÁ NO QUE PODE SER CHAMADO DE PRORROGAÇÃO,DESPERDIÇARAM O TEMPO QUE SOBROU "DEBATENDO"  A GUERRA RACIAL.

TERMINADO LÁ, (COM MAGISTRAL TRADUÇÃO SIMULTÂNEA, COM TRÊS CRAQUES) VOLTARAM PARA O BRASIL, COM A MESMA PERGUNTA TOLA DA OUTRA VEZ:" QUEM GANHOU E QUEM PERDEU".

NESSE TIPO DE DEBATE, NINGUÉM GANHA NEM PERDE.E DÃO A VITORIA PARA  O EMPATE.

MAIS UM MINISTRO PARA O STF

CÁSSIO NUNES VIU SUA INDICAÇÃO TRANQUILO E COM VÁRIOS SENADORES. (NO GABINETE DO LÍDER).

QUANDO ANUNCIARAM SUA APROVAÇÃO COM 57 VOTOS, PRECISAVA APENAS DE 21, AFIRMOU CONVICTO E CONVINCENTE.

"QUERO QUE  FIQUE BEM CLARO QUE NÃO TENHO NADA CONTRA A LAVA JATO".

O BLOQUEIO DE 29 MILHÕES NOS BENS DO GOVERNADOR JOÃO DORIA .


HÁ DIAS EU JÁ DEIXARA ENTREVER, QUE NÃO SERIA PRESIDENCIÁVEL
EM 2022. SEM ADVERSÁRIO, CONCORRERÁ A PRESIDENCIÁVEL.  EM 2026.

VARGAS - 24 de agosto de 1954.

JANIO - 25 de agosto de 1961

HELIO FERNANDES 

REPRISE: 

Duas datas históricas e inesquecíveis. Depois de 15 anos de ditadura, (de 1930 a 1945), derrubado em 1945, Vargas não deveria ter voltado ao poder, 5 anos depois. 15 anos isolado no poder, derrotado em 1930 pelo governador de SP, Júlio Prestes. Os gaúchos tomaram o poder, Vargas assumiu como "chefe do governo provisório".

Asilou o presidente Washington Luiz e seu Ministro do Exterior, Otavio Mangabeira, mandados para os EUA. Os paulistas reagiram, o país esteve á beira da guerra civil, a capital bombardeada, faltava a Batalha de Itararé, (a que não houve), os paulistas glorificam até hoje, o 9 de julho de 1932, que ficou eterno, imortal e duradouro. Vargas também.

Os 15 anos já foram devassados de todas as maneiras, ninguém esperava que voltasse com um vice conspirador (Café Filho, indicado pelo corretíssimo Ademar de Barros, ele, que foi acusado de tudo, menos de corrupção) que infernizou sua vida.

Quase não tomou posse. Depois de 15 anos ditatoriais, apenas 3 anos e 8 meses que deveriam ser democráticos. Com 1 ano da posse, teve que demitir o Ministro do Trabalho, João Goulart, que dobrou o salário mínimo. Com isso, provocou um Manifesto assinado por 69 coronéis. Demitido Goulart, Vargas não governou mais. A oposição a ele, era liderada e chefiada pelo BR.

Mais 1 ano decorrido pediram o impeachment de Vargas. Muitos se surpreenderam que o presidente da Câmara, Nereu Ramos, grande amigo de

Vargas, 15 anos governador e interventor de Santa Catarina, colocasse o impeachment em votação. Ele sabia o que fazia, o impeachment foi derrotado, por votação esmagadora e devastadora. Mas não adiantou.

A oposição insistia, queria a renuncia de Vargas, depois licenciamento por 6 meses, reduzido para 30 dias. Em silencio, desconfiando que a conspiração estava dentro do governo, (desconfiava principalmente do Ministro da Guerra) tomou suas providencias. Convocou reunião de todo o governo para as 17 horas do dia 23. Ficou todo o tempo, se fixava principalmente no general. Cansado, ás 5 da manhã subiu para o seu quarto, o resto é Historia pura, e para ele, gloriosa. 

Por volta das 6, ouviram o tiro que referendava a frase inesquecível, dominando a carta que ficou para a posteridade: "DEIXO A VIDA PARA ENTRAR NA HISTORIA".

Hoje, 64 anos depois do ato e o fato, Vargas está mais vivo do que nunca, acima e alem da própria Historia.

JANIO QUADROS: a renuncia premeditada, planejada, fracassada 7 anos depois, em agosto de 1961, o presidente da Republicar evoluciona o país, com outra renuncia, descabida, inesperada, mas nada a ver com a renuncia de Vargas. Este eliminou toda e qualquer duvida, até hoje não existe interpretação, Vargas previu e confirmou, "DEIXO A

VIDA PARA ENTRAR NA HISTORIA".

Janio Quadros, um farsante completo, acumpliciado com generais tão ambiciosos e sem caráter quanto ele, ficou no palácio, esperando o desdobrar e o desenvolvimento dos acontecimentos. Com ele, apenas o general Golbery, que comandava a Segurança. Fazia parte do golpe.

Só que os fatos se recusaram a acontecer como planejado. João Goulart, que era o vice, se recusou a entregar o poder aos generais. Estes que acreditavam que podiam tudo, tiveram que fazer concessões. Fundiram o presidencialismo (Jango) com o Parlamentarismo (Tancredo Neves), até o plebiscito de 6 de janeiro de 1963. Quando o presidencialismo venceu completamente, o povo nem sabia o que era Parlamentarismo.

E Jango acreditava que estava mesmo no Poder. E tanto isso é verdade, que seu primeiro ato, foi enviar um oficio ao Congresso, determinando intervenção na Guanabara, queria atingir o governador Carlos Lacerda. O senador Amaral Peixoto (PSD) e o deputado Doutel de Andrade (PTB), telefonaram para Jango. "não existe motivo para intervenção", elerecuou imediatamente.

O general Assis Brasil, chefe da Casa Militar de Jango, insistia com ele: "90 por cento das Forças Armadas estão com o senhor". Jango acreditou, fez 1 ano depois, aqueles dois discursos que o derrubaram, ainda conseguiu ir para o exílio.

PS - Janio Quadros não sofreu nada, ficou 6 meses entre o Brasil e a Inglaterra, completamente bêbado. 

PS2- No intervalo, se elegeu prefeito de SP. Sonhou em refazer a carreira, candidato a governador, massacrado por Ademar de Barros.

PS3- Duas renuncias, a de Vargas, eterna, imortal e duradoura. 

PS4- A de Janio vergonhosa e que levou o país á catástrofe de 1964.

PS5- E cuja permanência tem mais de 21 anos, dura até hoje.

Nenhum comentário:

Postar um comentário