Titular: Helio Fernandes

sexta-feira, 16 de outubro de 2020

A PANDEMIA ASSUSTA A EUROPA

 HELIO FERNANDES 

MUITOS PAÍSES ENDURECEM A REAÇÃO

A FRANÇA, QUE PARECIA TRANQUILIZADA, FOI SURPREENDIDA COM MEDIDAS QUE NÃO TOMOU ANTES NO AUGE DA PANDEMIA.

PORTUGAL VINHA AGINDO MODERADAMENTE, AGORA DECRETOU "ESTADO DE CALAMIDADE” O PAÍS TODO PROTESTA.

Quase todos os países da UE (União Europeia), estão tomando agora, providências muito mais drásticas do que antes. A maioria aumentou a repressão não só pessoal, como financeiramente. 

A repressão aos que não usam máscara passou a ser violentíssima. A França e a Inglaterra demonstram que estão muito mais assustadas do que antes.

A impressão geral é que esses dois países estão se culpando pelo estágio a que chegou a pandemia.

Querem ou pretendem acabar com toda a compreensão que mantiveram até agora.

Eles se convenceram que agravaram o problema, e precisam endurecer para conquistar o terreno perdido.

Mas na verdade a população está contra os próprios governantes.

O Presidente da França, que era favorável a uma reação mais compreensível, agora decidiu que tem que reagir duramente contra os que não usam máscara e formam enormes aglomerações.

TERMINOU UM DIA TUMULTUADO, COMEÇA OUTRO DOMINADO PELA PAUTA DO STF

O MAIS IMPORTANTE VEM DO SENADO, É A APRECIAÇÃO  DO NOME PARA A VAGA   DE  CELSO DE MELLO. 

O RELATOR DA COMISSÃO DO SENADO APROVOU O NOME SEM MUITA CONVICÇÃO, MAS APROVOU.

JÁ ESTEVE MAIS FORTE. AGORA FOI CRIADO UM GRUPO, EXCLUSIVAMENTE PARA VETA-LO. 

A REPERCUSSÃO  DO PRIMEIRO JULGAMENTO DO TRAFICANTE, VOTARAM 6 MINISTROS, 6 A 0 

Nada mais contundente e conclusivo. E o traficante não estava presente. Imaginem se estivesse.

O PLENÁRIO DO SUPREMO TEM AGORA A IMPORTÂNCIA QUE MERECE

Até a semana passada, os julgamentos do Supremo, se esgotavam nas Turmas.

Cada uma delas com 5 Ministros. Um Ministro sozinho condenava ou absolvia. Na semana passada, por intuição e inspiração do Ministro Celso de Melo, modificação total e absoluta.

Agora, todas as ações criminais e penais são julgadas pelo plenário. Mesmo que não tenha sido pautada pelo Presidente como vinha acontecendo até agora.

A partir do julgamento do traficante André do Rap, quem condena ou absolve é o conjunto do Tribunal, ou seja, o plenário.

Agora a partir do julgamento do traficante, o país assiste os 11 ministros decidirem.

Ontem o traficante foi derrotado por 6x0. Hoje, no momento em que escrevo, 3 da tarde, os ministros se preparam para continuar ou terminar o que começou ontem.

É possível que como só faltem 5 ministros e o resultado não pode ser alterado porque já foi obtida a maioria de 6 votos. É possível que dê pra terminar hoje.

Mas de qualquer maneira, haja o que houver, o traficante que está foragido, já foi julgado, faltando saber como votarão os outros 5 ministros, mas o resultado final será a prisão do traficante referendada, comprovada, constatada pelos 11 ministros do Supremo, e não por 1 ministro de uma turma 

De qualquer maneira, foi uma grande decisão que será obrigatória de agora em diante.

QUAL O FUTURO POLÍTICO E ELEITORAL DO CORRUPTO PREFEITO CRIVELLA?

A situação dele é inédita, mas se repete. É o único personagem que responde pela segunda vez, no mesmo mandato a um processo de impeachment. No primeiro, saiu tranquilamente "até as pedras da rua" (Rui Barbosa) sabiam que ele tinha tudo controlado na Câmara de Vereadores.

Agora a situação ficou completamente diferente. O Tribunal Regional do Rio de Janeiro considerou-o inelegível.

Surpreendentemente, o Superior Tribunal Federal anulou a decisão e mandou registrar a sua candidatura. Então um candidato "inelegível" participou de pesquisas e está em segundo lugar, longe do primeiro, mas participando até de pesquisas. 

Ele tem dito a amigos que não tem a menor dúvida de que estará no segundo turno. Essa afirmação é a mais tola possível, não tem a menor possibilidade de se transformar em realidade.

Pela decisão do Tribunal, ele está inelegível até 2026. Só não pode disputar a eleição municipal de agora nem a de 2024. Mas passou para o âmbito federal, podendo ser candidato a Deputado Federal, Governador, Senador e até Presidente da República.

ELEIÇÃO RENOVA DIRETORIA DA ANI

PS – Ontem (15) foi à eleição da Associação Nacional e Internacional de Imprensa-ANI, (votos eletrônicos 62), dos quais 14 do exterior. Já (os presenciais foram 19).

PS2 - Uma lição de D E M O C R A C I A, lisura e comprometimento, em tempo de violação de direitos a exemplo da balbúrdia no STF, executivo e legislativo.

PS3 - Isso sem contar entidades comandadas e fracassadas, pela má gestão de medíocres que não entendem absolutamente nada de administração. Um absurdo, partidarizando seus quadros, e ainda praticando xenofobia com seus associados, deixando ao relento a preservação do patrimônio moral e material.

PS4 - Foram cinco anos de total e aguerrida dedicação da diretoria da ANI, que ampliou suas ações e se propõe continuar combatendo a violação dos direitos humanos, defender a democracia e a liberdade de expressão.

PS5 – Uma instituição que demonstrou total sintonia com jornalista e mídias. Foi pioneira ao instalar o “Plantão das Prerrogativas – 24 Horas”, projeto que dá suporte as demandas que atingem a classe. Introduziu em parceria com a Escola Superior da Advocacia - ESA e a OAB do Rio de Janeiro, o “I - Curso de Jornalismo Investigativo”, (Certificando 26 alunos). 

PS6- Promoveu dezenas de eventos, palestras e reuniões temáticas, voltada as questões sociais. Programas do Projeto "ANI NAS RUAS", com a Exposição de Obras Fotográficas sobre Direitos Humanos, e a Escolinha Comunitária Energia, de Beach Soccer sub 11, 13 e 15 com jovens das comunidades da zona sul do Rio, complementou a extensa linha de atuação da entidade.

PS7 – Representou no Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro - MPRJ, pedindo “Providencias na apuração de responsabilidade criminal”, quando a bordo do helicóptero da Policia Civil, o então governador do Rio de Janeiro, Wilson Witzel “disparou tiros de fuzil”, na direção de evangélicos reunidos na Mata de Angra dos Reis. Representou junto ao MPRJ no caso da contaminação da água da Cedae que abastece o Rio de Janeiro. Todas as demandas importantes e forte teor social.

PS8 – No projeto da Diretoria para 2021, o avanço no sentido de incorporar nos seus quadros, a grande massa de mídias, que atua no universo da comunicação digital.

PS9 – Deixo aqui meus cumprimentos pela vitoriosa gestão, desejando um promissor novo mandato para todos dirigentes. E expresso minha admiração por todos, e por ser seu presidente de Honra.

Finanças, Dólar, Petrobrás e Bovespa

O Mercado Financeiro do Brasil com os jogadores-investidores, descontrolados

A Bovespa deu uma ligeira recuperada, fechando em 99 mil pontos. Ontem estava em 97 mil.

Em Londres, a Petrobrás, como vem acontecendo há 3 meses foram deixando pedaços do seu belo patrimônio pelo terceiro trimestre seguido. Agora estamos começando o último trimestre e nenhuma possibilidade de melhoria. O barril que já valeu 70 dólares, hoje mal obtinha 40 dólares.

O dólar fechou a R$ 5,61, desvalorizando ainda mais o real. Hoje a moeda mais frágil do mundo.

 

3 comentários:

  1. Parabéns pelo centenário de um jornalista que é capaz,ainda hoje,de plantar sementes,de sobriedade, de justiça, e sobre tudo, da busca pela verdade, que no atual momento do jornalismo é tão escassa. Grande Hélio Fernandes.

    ResponderExcluir
  2. Helio sempre lúcido e com essa memória de elefante, caminha para nos ofertar mais um ano de notícias verosssímeis. Parabéns, longevo Jornalista.

    ResponderExcluir
  3. Hélio, gostaria de desejar feliz aniversário atrasado.

    ResponderExcluir