Titular: Helio Fernandes

segunda-feira, 9 de abril de 2018


O FINAL DRAMÁTICO DE LULA, FECHANDO O SÁBADO, ABRINDO O DOMINGO E CHEGANDO A ESTA SEGUNDA, PRESO

HELIO FERNANDES

Foi um dia quase todo de imagens, até o discurso do ex-presidente, ás  2 da tarde, quando anunciou que se entregaria Enquanto o ex-presidente lutava, o juiz Moro se exibia. Deu entrevista para a maior rede de televisão da China. E uma das maiores do mundo. Nenhuma surpresa para um país, que já ultrapassou 1 bilhão, 570 milhões de habitantes. Moro que era havido como todo poderoso, agora se humilha, "não mandei prender o Lula, cumpro ordens". 

Textual: "Ele foi tratado como um cidadão condenado". Logo a seguir: "Eu recebi ordem de mandar prendê-lo. Não tinha opção ou deixar de cumprir a ordem". Como sempre distante da verdade. Ou da realidade. Enquanto isso, Lula tinha que enfrentar a militância e os seguidores. Depois de quase 2 horas, conseguiu descer da varanda, e entrar num carro para se entregar á policia.

Os militantes bateram os portões, tiraram á força Lula do carro. Voltou para a varanda, mas logo depois, ajudado por um grupo não extremado, atravessou o portão a pé, estava na rua, no meio de tremenda confusão. Mas concluiu se entregar á policia. Sozinho, entrou no carro da policia, foi comunicado que estava preso.

A PF de SP, então, como aconteceu em todo o episodio, insistiu na mais tremenda demonstração de incompetência. Ao lado do Sindicato dos Metalúrgicos, existe um heliporto oficial, com vários helicópteros. Em 10 minutos estariam em Congonhas. Preferiram ir de carro, formaram uma caravana, desperdiçaram 1 hora e 22 minutos.

Eram 9 carros, (o do Lula o segundo, foi comunicado que estava preso) escoltados por 12 motociclistas militares. Como havia muito transito, tinham que ir lentamente. A PF do Paraná, muito mais organizada e competente, esperava no aeroporto o avião que transportava o ex-presidente. Foi para a superintendência de helicóptero, chegou em 10 minutos.

Depois das formalidades, foi levado para o que chamavam de "prisão especial”. Já começava então a madrugada de domingo.

LULA PRESO

Essas duas palavras explodiram no país inteiro, a partir das 22,28. Contra e a favor, nas ruas, rádios, televisões, Internet. E ainda sobraram para manchetes de todos os jornais do país, era obrigatório. Num discurso de 55 minutos, Lula tentou acertar com todos. Só saberemos depois se conseguiu.

Depois de meia noite, já no domingo, o ex-presidente entra na pocilga, que chamavam de prisão especial. 15 metros quadrados, dando 3 passos encontrava uma mesa, junto com uma cama de solteiro. E o banheiro, alguém conseguiu fotografar. Degradante, humilhante, nauseabundo, desculpem a palavra.

Não tenho pessoalmente nada com isso, mas humilhado e envergonhado, fujo dessa prisão intitulada de especial, tento interpretar o que acontecerá a partir de agora, quanto tempo Lula ficará nesse ambiente imundo. È lógico e evidente, que 12 anos e 1 mês, é pura fantasia, farsa ou falcatrua jurídica.

Esse tempo de encarceramento, está mais para conspiração judiciária, como venho denunciando ha muito tempo. Haja o que houver, aconteça o que acontecer, nada está terminando com a prisão do ex-presidente. Pelo contrario, está começando um episodio relevante, apesar de imprevisível.

A repercussão no Congresso foi enorme. Mas dentro do ambiente de discórdia e divisão que domina o Brasil. Ninguém ficou neutro. Criticou ou aplaudiu o ex-presidente. Alguns duramente. Outros mais suavemente, acreditam que eleitoralmente podem se transformar em herdeiros do ex-presidente. São ingênuos, estamos longe dessa fase.

A última frase de Lula, já sendo transportado para a prisão, é  sintomática: "Não tenho medo de prisão". Em 1970, ha 48 anos, nesse mesmo imponente Sindicato dos Metalúrgicos, Lula começava a ser personagem. Mas tinha apenas 24 anos. A maior surpresa: "Ele é um grande orador". Ele também se convenceu, fez uma notável carreira, utilizando a palavra vibrada, convincente, consumada, empolgada. 

LULA VOLTA AOS METALÚGICOS, 48 ANOS DEPOIS (1)

Neste sábado a movimentação começou cedo, em SP e Curitiba. Alguma excitação em SP. Em Curitiba, aparato de segurança, como se Lula estivesse para chegar. Nenhum indicio de que isso acontecerá rapidamente.

Ontem, sexta feira, o ultimo contato entre representantes da Policia federal, ocorreu ás 21,15 com uma despedida aparentemente pacifica, "amanhã continuamos". Às 10 horas, duas estratégias estão presentes mais distantes. Duas bases. A de lula de retardamento. A  da PF de tentar evitar o confronto. As duas precisam de espaço e de circunstancias não conflitantes.

A  PRISÃO RETARDADA (2)

Quase ás11, chega o advogado. È encaminhado ao ultimo andar, todo reservado para o ex-presidente. Onde dormiu e está tomando café. Faz relatório minucioso do HC inútil, utilizado para ganhar algum tempo. Carmen Lucia não podia nem devia ter recebido. Mas quis fazer media, recebeu e fez  logo o "sorteio", caiu com o Ministro Fachin.

Este  devolveu para a presidente informando: "Não tenho nada com isso".

 A presidente reenviou para Fachin, com o recado: "O senhor foi sorteado". Temos então a seguinte extravagância. Um HC que será negado sumariamente, qualquer que seja o relator. Ficou mesmo Fachin, que negou logo. Lula e os advogados sabiam disso.

Agora, a tensão e a negociação voltaram para São Bernardo. Mas já são 11,15. A  superintendência da PF,  esperava Lula entre 8 e 9 da manhã. O genial barão de Itararé tinha razão, "relógio que  atrasa não adianta".

O DISCURSO DE LULA. (3)

Surpreendente, inesperado, longo, cansativo, mas com a ultima frase, definitiva: "Tenho que terminar para me entregar e começar a cumprir a condenação". Acaba o primeiro episodio. Para o segundo, faltam 5 meses.

Para  o terceiro, 7 meses. Quem quiser, analise se será o último. 

PS- Alguma coisa terá que acontecer contra ou favor de Lula, com sucesso ou insucesso. Gostando ou não gostando dele, tendo votado ou não votado nele.

PS2- Uma carreira como a dele, inédita no mundo, tendo disputado 5 vezes a presidência, e em plena campanha para concorrer a mais uma, não pode se espatifar numa prisão primaria e aleatória.

PS3- Vingança e desmoralização terrível, seria não acontecer nada, ele continuar na prisão, e dentro de 2 anos, completando 76, receber um indulto indecoroso e inútil. 

PS4- Sua ultima frase provocou perplexidade, mas é sintomática: "Não sou mais um ser humano, sou uma idéia". Pretendeu ou correu o risco da comparação.

5 comentários:

  1. Esse Lula, então, nada fez de errado, criminoso?
    Ora, convenhamos...

    ResponderExcluir
  2. LULA FEZ UM DISCURSO HISTÓRICO!
    FORAM 872 ERROS DE PORTUGUÊS. POR VOLTA DE 73 ALEGAÇÕES MENTIROSAS.
    EXATAMENTE 21 FRASES DE INCITAÇÃO AO CRIME DE INVASÃO E OUTROS.
    A CRENÇA DE SER UMA DIVINDADE, 18 APOLOGIAS À IGNORÂNCIA E 54 FRASES CONTRÁRIAS À IMPRENSA LIVRE.
    QUE HOMEM! QUE ESTADISTA!!!!

    ResponderExcluir
  3. NÃO HÁ MOTIVOS PARA PRENDER LULA

    Hélio Bicudo

    Prender Lula só porque lavou dinheiro ocultando duas propriedades?
    Só porque ganhou imóveis e reformas de empreiteiras às quais tinha favorecido?

    Só porque recebeu propina fingindo que fez palestras que nunca deu?

    Só porque fez o BNDES emprestar 8 bilhões para a Odebrecht fazer obras sem concorrência em países bolivarianos?

    Só porque comandou uma organização criminosa que quebrou a Petrobrás?

    Só porque contratou sondas superfaturadas da Schahim para receber comissões e dinheiro sujo para a campanha?

    Só porque mandou acobertar o assassinato do prefeito Celso Daniel pagando com dinheiro da comissão das sondas?

    Só porque fez a Petrobrás fornecer à Braskem abaixo do valor de mercado por vários anos, causando prejuízo superior a 5 bilhões segundo o TCU?

    Só porque saqueou os palácios ao ir embora, levando não só presentes de Estado como até a prataria da casa?

    Só porque escolheu e elegeu uma presidente incompetente, despreparada, desequilibrada e burra, propositadamente esperando com isso sucedê-la 4 anos depois?

    Só porque a elegeu tapeando o povo numa campanha criminosamente mentirosa, irrigada com dinheiro roubado da Petrobrás?

    Só porque permitiu que sua quadrilha saqueasse os fundos de pensão de quase todas as Estatais, prejudicando as aposentadorias de centenas de milhares de petroleiros, carteiros, bancários e etc.?

    Só porque permitiu que a Bancoop lesasse milhares de bancários para favorecer a OAS e ganhar um triplex no Guarujá?

    Só porque deu aval político e dinheiro para organizações criminosas como o MST invadissem e depredassem impunemente fazendas, centros de pesquisa e prédios públicos?

    Só porque sistematicamente comprou apoio político através do Mensalão e Petrolão?

    Só porque colocou um cupincha no Sesi Nacional, que transformou a instituição num cabide de empregos para os companheiros e parentes vagabundos?

    Só porque ajudou o enriquecimento ilícito de seus filhos em troca de favorecimento de empresas de telefonia e outras?

    Só porque vendeu medidas provisórias isentando montadoras de impostos em troca de comissões?

    Só porque inchou o governo e as estatais com centenas de milhares de funcionários supérfluos, quebrando o Estado e provocando um déficit público record?

    continua...





    ResponderExcluir
  4. no parágrafo da BRASKEM, leia-se: ...nafta à Braskem...

    ResponderExcluir
  5. A voz do LULA é de uma tremenda TAQUARA RACHADA.
    Vem você Hélio elogiar a voz dele.

    ResponderExcluir