Titular: Helio Fernandes

segunda-feira, 7 de setembro de 2020

 

PELA PRIMEIRA VEZ, O ESTADO DO RIO E A  PREFEITURA TAMBÉM DO RIO

HELIO FERNANDES

Estão ameaçando a governabilidade tanto do estado, quanto da prefeitura. Ninguém sabe o que vai acontecer para voltarmos à normalidade. O estado tem sido atingido, mas a prefeitura é a primeira vez.

Antes da mudança da capital, o Presidente da República nomeava o prefeito da cidade e ao mesmo tempo o chefe de polícia. Eram duas autoridades inteiramente autônomas, no mesmo território.

Em 1930 na primeira ditadura ostensiva da República, o prefeito foi a notável figura de Pedro Ernesto. Em 1931 ele foi o primeiro prefeito eleito.

Depois dele, veio o gaúcho (Todos eram. Ameaçaram amarrar os cavalos no obelisco, quase conseguiram) Batista Luzardo.

Era famoso como tribuno. No centro de Porto Alegre, tinha uma estátua dele, montado num cavalo. Brigou com Carlos Lacerda, que estava praticamente começando a carreira e escreveu sobre ele:"A estátua é metade cavalo e a outra metade também".

Um ano depois, fizeram as pazes e o editor Carlos Lacerda (dono da Nova Fronteira) publicou a biografia do gaúcho que era realmente um notável orador. Nomeado prefeito, Batista Luzardo atormentou a vida dos cidadãos, principalmente nas praias da zona sul que estavam sendo descobertas. Implantou a maior confusão. Ninguém podia dirigir automóvel sem camisa e as limitações nas praias cheias de exigências.

Começava realmente a "era" das praias. O primeiro grande momento foi em 1922, com a grande festa da inauguração do Copacabana Palace, cuja construção fora iniciada em 1918. 

Foi uma festa sensacional, veio gente de todo o mundo. (Em 1936 o grande arquiteto francês Le Corbusier, que veio supervisionar a construção do maravilhoso prédio do Ministério da Educação, comandado por um grupo de jovens arquitetos que estavam se lançando, Oscar Niemeyer, Lúcio Costa, Jorge Moreira, Affonso Eduardo Reidy. Todos depois glorificados.

Corbusier viu tudo, brincou com eles: "Vocês já fizeram tudo, não sei porque me chamaram. Vou para a praia).

PS- Ficou aqui mais de um mês, hospedado no Copacabana Palace, atravessava a rua e ficava o dia inteiro na praia praticamente deserta.

PS2- Quando voltou para a França, fez uma grande propaganda do Brasil,  exaltando o hotel e a praia.

PS3- Mais tarde, já famoso, Oscar Niemeyer projetou uma das suas grandes obras: a sede do Partido Comunista da França, que têm registro obrigatório na coleção do genial arquiteto brasileiro

GILMAR MENDES CONTINUA O ANTI-JUIZ  E STF APENAS UMA SIGLA

Só um não "presidente" como Fernando Henrique Cardoso descobriria em Gilmar condições de juiz, e mais grave: pertencente ao mais alto tribunal do país.

As decisões dele (todas, sem exceção) mostram e demonstram a condição de não jurista. Há 15 dias tirou o "rachadinha" da porta de casa quando ele já estava saindo para ir para a penitenciária, cumprindo decisão de um ministro do STJ.

Anteontem, o processo do Fabricio Queiroz caiu nas mãos de outro ministro do STJ que vai julgá-lo na próxima quinta feira se deve devolvê-lo à penitenciária.

PS- Fabrício Queiroz era um personagem sem a menor importância, agora se transformou num personagem, que solto ou preso, assusta e é tido e havido como um delator, por isso ninguém quer se ligar a ele.

PS2- Todos os grandes amigos de antigamente, fogem dele, está sentindo o fato de estar abandonado, desprezado, deixado inteiramente sòzinho.  

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário