Titular: Helio Fernandes

segunda-feira, 4 de novembro de 2019

SÓ PODERÁ HAVER OUTRO AI5, SE A DIREITA RADICALIZAR OU SE OS BOLSONAROS PERDEREM O PODER

HELIO FERNANDES

1968, quando surgiu o monstruoso AI-5, inteiramente diferente do que foi lembrado para ser repetido agora. O inefável, execrável e irresponsável ministro da Justiça Gama e Silva, (entre uma noitada e outra no Balaio) anunciou o tenebroso Ato de exceção, alguns generais já haviam ultrapassado todos os limites.

Ha 4 anos haviam tomado o Poder. Prendiam, torturavam, cassavam. Não respeitavam nem colegas. Centenas deles foram passados para a reserva, (os mais comedidos) os que enfrentavam os golpistas de frente e condenavam o golpe, foram expulsos sem direito algum, e perseguidos.

2 anos antes, em 1966, este repórter, depois de ter sido levado 3 vezes para o Doi-Codi, ( a catedral da tortura)foi cassado e perseguido. O general Golbery comandou a operação cassação, mistificando deslavada e vergonhosamente. Tentou conversar com Dona Rosinha, que nem atendia telefonema dele.

Procurou alguns dos meus maiores amigos e garantia:" O Presidente Castelo não quer cassar o jornalista. Mas estamos acopanhando sua campanha. Ele diz que vai discursar todo dia. Se apenas com um jornal ele nos dá tanto trabalho, um artigo e um discurso diário, ninguém aguenta. Se ele desistir da candidatura, não será cassado".

Nem admiti considerar, fui cassado três dias antes da eleição. As pesquisas me davam votação extraordinária. Eu pertencia ao MDB da oposição e da resistência. ( Havia o MDB do Chagas Freitas, "governador"entre aspas de 1970 a 74 e depois de 78 a 82).
 
Apesar das incongruências, inconsciências e incoerências, vivemos num sistema de contradições, mas democrático. O jovem Bolsonaro ultrapassou de tal maneira o aceitável, que foi criticado das formas mais duras e sem excessão. Como não posso repetir todos, vou citar o mais contundente: Rodrigo Maia, presidente da câmara. Textual:" Do ponto de vista democrático, a declaração é REPUGNANTE". ( Que palavra).

O jovem Bolsonaro, que segundo o pai "não tem 35 anos e sim 20", reexaminou sua posição no mesmo dia. Pediu desculpas e repudiou a confissão antidemocrática.

O MINISTRO DO MEIO AMBIENTE, FOI MASSACRADO NUMA ENTREVISTA

Ainda bem que foi meio ambiente, imaginem se fosse ambiente inteiro. Por ordem do capitão, foi a Fernando de Noronha verificar se cobravam muito dos turistas. Foi á ilha,( que só recebe presos) os turistas são muitos, diariamente, mas no arquipélago.

Acusou o Greenn Pace de ter inundado de óleo as praias do litoral nordestino. Ameaçado de processo, desmentiu a acusação.

convidado para entrevista na TV, aceitou. Não sabia que teria que enfrentar o Gabeira. Foi encurralado, massacrado, sufocado.

O SEMPRE CONTRADITÓRIO CAPITÃO BOLSONARO

Não conhecia Macri, jamais havia falado com ele. Foi á Argentina, hostilizou os adversários, Fernândez -Kirchener, apoiou o candidato da direita e do FMI, participou da sua campanha. Derrotado no primeiro e segundo turno, declarou publicamente:" Quero aumentar os negócios comerciais com a Argentina".

72 horas depois, propagou: "Não vou á posse do presidente da Argentina ". Surpresa geral, obrigou o próprio Macri a afirmar publicamente:" As falas do Bolsonaro são sempre INAPROPRIADAS ". Leia-se desequilibradas. Acertou em cheio o presidente do Brasil.

A eleição do Uruguai está no segundo turno. O candidato surpresa, mandou um apelo-pedido diretamente Bolsonaro :" Estou no segundo turno, com chance de ganhar. Não diga que me apoio, perco todas as chances .PS- Em matéria de desprestigio externo Bolsonaro é Premio Nobel.

CAETANO VELOSO ENTRARÁ NO STF

Ele e mais 11 intelectuas importantes, preparam documento para pedir esclarecimentos sobre decreto do presidente da Republica. Devem recorrer ainda esta semana.

Pretendem obter esclarecimento sobre decreto assinado por Bolsonaro. Esperam que o mais alto tribunal do pais, defina e decida, " se esse decreto representa censura ao cinema brasileiro".

Interessante esse recurso . E com endereço certo. Só o STF pode julgar ou esclarecer atos do presidente da Republica.

FAMÍLIA DE MARIELLE CONDENA MORO

Condena, repudia, despreza e acusa Moro. Garante que a impunidade já dura mais de 1 ano e meio , porque Moro defende e protege Bolsonaro. E blinda os mandantes do assassinato e os que atiraram na vereadora. É evidente que muita coisa está errada nesse assassinato encomendado e protegido.

Os Institutos policiais do mundo inteiro, (incluindo a ONU) estão estarrecidos com a impunidade espantosa , alarmante, assustadora.

Além dos fatos comprometedoras, a Procuradora que cuidava do caso, andava com uma camisa, "enfeitada" com fotografia comprometedora do capitão presidente .

PS- A Procuradora procurou tanto, que encontrou a solução.

PS2-Pediu demissão, antes que fosse demitida e talvez presa.

ULTIMA NOTA

O Flamengo só pode perder pontos assim. Planejado fora do campo, executado dentro dele.Todos sabiam que o goleiro titular não jogaria, com entorse. O Flamengo vencia por 2 a 0, começaram a executar o plano. O goleiro foi expulso.(Alguém se lembra de um goleiro expulso?).

Além de ficar com 10, o Flamengo colocou em campo, o goleiro 3, sofreu 2 gols vergonhosos. No gol do empate ele saiu quando devia ficar, deixou tudo aberto.

Mais alguns instantes o Flamengo seria derrotado.

2 comentários:

  1. Saudações ao grande jornalista Helio Fernandes. Isenção total, nunca se aliou a alas politicas, apesar de ser o maior jornalista politico. Deu a este cidadão comum que aqui escreve, espaço para materia na Tribuna da Imprensa.

    ResponderExcluir
  2. No comentario, nome Heitor Vianna, Araruama RJ.

    ResponderExcluir