HELIO FERNANDES
Foi uma eleição rigorosamente inédita, examinada em todos os aspectos. Só havia um partido, o Republicano. E todo e qualquer cidadão podia se candidatar ao mesmo tempo, a deputado e senador, por 5 estados. Prestes se elegeu deputado por 4 estados e a senador pelo DF.
Tinha que fazer a opção, logico, Prestes assumiu no senado, era mais importante e o mandato de 6 anos em vez dos 4 do deputado. Plínio Salgado, integralista, a versão fascista brasileira, foi deputado por um único estado, sem o menor destaque. Ele e Prestes conversavam amigavelmente, sentados lado a lado.
Quando um ia discursar, o outro atacava dura e violentamente.
7 anos antes, em 11 de maio de 1938, os integralistas, comandados pessoalmente por Plínio Salgado, invadiram e assaltaram o Palácio do Catete, entrando pelo aristocrático estádio do Fluminense. Foi inesquecível, lembrado sempre nessa constituinte.
1945, foi a volta da politica. Quem era quem, estava lá. Jornalistas eram 17, fui fazer a cobertura para a revista O Cruzeiro. A constituinte era diária e a revista, semanal. Eu fazia 3 matérias por semana. A mais importante assinava Hélio Fernandes. As outras duas com os pseudônimos de Mauro Braga e Elmo Lins.
PS- Conheci pessoas notáveis, durante 1 ano e meio. Carlos Lacerda escrevia para o Correio da Manhã, quase a segunda pagina inteira. Com o título, "Tribuna da Imprensa". Que em 1949, aproveitou como título do seu jornal.
PS2- A Constituição foi promulgada em setembro de 1946. Uma semana depois, fiz minha primeira viagem á Europa .
HOJE, NA PAUTA DO STF, O QUE PODE SER A TERCEIRA DERROTA DO PGR
Duas seguidas. Um senador e uma deputada, pediram a "prisão preventiva do Lula". Tentou mas não conseguiu, recorreu para o plenário, deverá ser julgado hoje. O senador e a deputada, do PSL.
PS- Que já foi o partido, ( o oitavo) do presidente Bolsonaro.
PS2- Haja o que houver, será o assunto do dia.
HOJE, REUNIÃO DUPLAMENTE IMPORTANTE NO STF
Sessão plenária com dois assuntos prioritários. Só que ninguém sabe o que acontecerá. E até mesmo se irá acontecer ou suspendem a pauta, como esclareci ontem, aqui mesmo.
Dos dois assuntos, Toffoli já recuou em um, e que provavelmente sairá da pauta. O presidente SUSPENDEU todas as investigações, a pedido direto de quem é mais poderoso do que ele. Altamente favorecido, " o senador meu filho". Que está sendo acusado como deputado estadual, mas como agora é senador considera que tem foro privilegiado. E Toffoli encampou a ideia.
O outro fato: o presidente do STF tornou privativo do STF 600 mil casos sigilosos. O PGR não concordou, entrou com recurso, que Toffoli recusou. Como era da sua atribuição recorreu para o plenário da decisão atrabiliária de Toffoli.
PS- O julgamento está na pauta. Não se sabe se discutirão e aprovarão a decisão de Toffoli.
HOJE, DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA, DOIS TERÇOS DOS DESEMPREGADOS
PRETOS E PARDOS, ABANDONADOS
66 por cento foram atingidos pela maior tragédia que atinge a sobrevivência individual e logicamente coletiva. A falta de trabalho, a desesperança, a certeza, pelo menos para 5 milhões de pessoas, que nem adianta procurar mais, nenhuma possibilidade.
Além de não estar havendo criação de emprego, os pretos e pardos, naturalmente têm e terão maiores dificuldades para conseguirem trabalho.
PS- Não existe esperança para os 13 milhões de desempregados.
PS2- E as promessas garantidas pelo mistificador Paulo Guedes, não merecem a menor consideração.
PS3- Afirmação do ministro da Economia: "Em 10 anos criaremos 8 milhões de empregos".
ATÉ QUE FINALMENTE, CRÉDITO PARA PEQUENAS EMPRESAS
È apenas um projeto ou uma ideia que pretendem transformar em realidade. Já devia ter sido executado há dezenas de anos. Constataram há muito tempo, que essas "pequenas e micro empresas ", são responsáveis por 80 por cento da produção. São sabotadas pelas grandes e poderosas, o prejudicado é o pais.
Em cima da mesa do presidente do BC, medidas que modificariam o panorama. Atualmente, essas micro e pequenas empresas recebem de credito, 62 bilhões, miséria.
Nas medidas que o BC pode aprovar, o credito é aumentado para 124 BI. O dobro, mas ainda irrisório, embora seja alguma coisa.
PS- Mas a grande, irrefutável, e irrevogável restrição: o BC está concedendo o prazo de 4 ANOS para a medida entrar em vigor.
PS2- Dizem que é o prazo para encontrar o dinheiro e aumentar o credito.
PS3- Paulo Guedes, que domina tudo e só fala em TRILHÃO, não percebe o obvio.
PS4- Pequenas e microempresas, sabotadas, esquecidas e desprezadas, fazem o país perder trilhões. (Obrigatoriamente no plural.É singular que não percebam o fato).
INVESTIGAÇÃO SOBRE EDUARDO CUNHA
Advogados pediram a libertação de Eduardo Cunha, para aproveitar o tempo antes de mudarem o decidido pelo STF.
Como ele foi condenado pela Lava-Jato, o recurso foi direto para o STF. Que tem um relator exclusivo, sem sorteio, para os processos da Lava-Jato.
È o ministro Fachin que ainda não favoreceu nenhum réu. Recebeu o processo, mandou executar uma investigação. Quer saber se Eduardo Cunha comprou votos para se eleger presidente da Câmara.
PS- Comprou votos para se eleger deputado, com o objetivo de comprar para ser presidente da Câmara.
ULTIMA NOTA
Primeira vitória em 6 jogos, da seleção do Tite e não do Brasil. Ele amistoso com os adversários, (todos medíocres e inexistentes, com exceção da Argentina) e a CBF amistosa com o técnico.
Nenhum comentário:
Postar um comentário