Titular: Helio Fernandes

segunda-feira, 11 de novembro de 2019

A ORGANIZAÇÃO GLOBO, FINGIA FAZER JORNALISMO, ACUMULA DESINFORMAÇÃO

HELIO FERNANDES

Enriqueceu vastamente, apoiando a ditadura. Quando não havia mais perigo ou risco, fez auto-critica publica e explicita:" O apoio á ditadura, foi EQUIVOCO jornalistico". E foi dormir empolgada com a própria competência e a credibilidade que julgou ter conquistado.

Agora, com urgência, precisa de nova auto crítica quanto ao mérito. Vem errando muito. Só na quinta e sexta, sem salva-vidas, mergulhou no charco e no lamaçal do erro. Através dos dois órgãos mais importantes do grupo. O Jornal Nacional, na TV. E o próprio Globo, impresso que dá nome á Organização.

Na TV, o arrogante JN :" O julgamento está 5 a 5".

E propagaram sem o menor constrangimento:" O julgamento sobre a prisão dos condenados em segunda instancia, está 5 a 5. Toffoli dará o Voto de MINERVA". Que vergonha.

No dia seguinte, sexta, o Globo, na primeira, repetiu o erro crasso, insistiu que a decisão seria pelo Voto de MINERVA.

PS-Mais vergonha, tão simples. MINERVA, só quando o presidente vota duas vezes.

PS2- Alguém viu ou ouviu Toffoli votar antes do 5 a 5 ?

O CONDENADO, FINALMENTE PODE SER PRESO

Todos os ministros, ( com exceção de Rosa Weber) votaram contra a Constituição, que é claríssima:" Os réus só podem ser presos, depois de esgotados todos os recursos", o que caracteriza, constitucionalmente, " o transito em julgado".

9 dos11 ministros, votaram, preocupados com a IMPORTÂNCIA ou INFLUÊNCIA do seu voto, sobre o futuro e a liberdade de Lula. O ministro Gilmar Mendes, responsável pela possibilidade de Lula, ser preso pois impediu, ( o que não era da sua competência) que ele fosse ministro da presidente Dilma. Gilmar justificou seu voto de então: "Lula queria foro privilegiado".

Pois ontem, num discurso-voto de 65 minutos, usou mais de 20, defendendo o ex-presidente, e considerando que o réu só pode ser preso depois de condenado em terceira ou quarta instancia. Se tivesse votado pela condenação em segunda instancia, (como está hoje e já foi usado contra muitos réus) teria ficado 6 a 3, julgamento terminado e resultado conhecido.

Mas como esperar coerência, credibilidade, respeitabilidade funcional, de um ministro com o passado e o presente de Gilmar Mendes? O voto de Celso de Mello,(logo depois de Gilmar) só ganhou importância numérica e passou a ser fundamental, exibida a falta de convicção de Gilmar Mendes.

O decano começou a votar, declarando:" Meu voto é longo, mas vou comentar apenas os pontos essenciais". Assim mesmo usou, brilhantemente, 1 hora e 57 minutos. Brilhante mas cansativo.

O decano terminou seu voto ás 19,09 empatando placar em 5 a 5. Com isso, Toffoli, que estava na arquibancada, passou para a Tribuna de Honra, e como presidente, desempatará o julgamento.

PS- O voto de Toffoli é conhecido, ele é autor da proposta da criação da terceira instancia.

PS2- Mas como 5 ministros se consideram vitoriosos, e os outros 5, não querem deixar a decisão com Toffoli, surgiu a proposta, "vamos conversar".

PS3- Tentaram de todos os modos, destituir Toffoli, cassando seu direito.

PS4- 1 hora depois de terminado o julgamento, não há decisão, incompatibilidade total.

PS5- O STF se desmoraliza, e ainda tenta desmoralizar o presidente.

PS6- Pela segunda da vez, Toffoli perde a hipótese de renunciar á presidência e sair com honra.

O Congresso não pode DESCENTENCIAR ( desacatar, desconsiderar, desautorizar), sentença do STF sobre a Constituição

Foi 6 a 5 o resultado eventual, mas na verdade, os 11 ministros examinaram profundamente o que está determinado expressamente pela constituinte de 1988, e se transformou, há 31 anos, na Constituição CIDADÃ. Os 11 ministros, no plenário, discutiram, divergiram, debateram, votaram: a constituição de 1988 tem que ser respeitada?

6 responderam SIM, vitoriosos, os resultados já começaram a surgir com libertações importantes. 5 disseram NÃO, derrotados, já trabalham intensamente para fraudar, frustrar e modificar o resultado de quinta feira.

Tão desesperados, ansiosos e contrariados, que já admitem tacitamente, que no momento não conseguirão modificar o resultado de quinta feira. Então, consultaram o almanaque do Supremo, constataram: o decano Celso de Mello completa 75 anos, idade para aposentadoria compulsória e obrigatória.

Inquietos, ansiosos, apalermados, admitem solução(?) remota. Na vaga de Celso de Mello, entraria um ministro bem subserviente, com o compromisso de pedir pauta para julgamento do que foi decidido quinta feira. Então, o 6 a 5 a favor do cumprimento da constituição, passaria a 6 a 5 pelo descumprimento.

PS- È importante que se conheça essa parte da baixaria constitucional.

PS2- Interrompo, volto com o comentário sobre a libertação do Lula e seu desassombrado discurso.

LULA LIVRE: COMPLEMENTO

Veio pra rua, depois de horas esperando a liberdade libertação, que lembra os tempos do apogeu. Falou para multidão, não poupou ninguém. Aos 74 anos, e pensando no futuro, a mesma vibração que exibiu nas quatro disputas presidenciais, apenas uma vitoria, em nenhuma delas derrotado. Presidente com 57 anos, em nenhuma delas, derrotado. Elegeu a desconhecida Dilma, o compromisso era ela ficar 4 anos, Lula voltar com 61.

Dona Dilma não compreendeu que 4 anos era mais do que merecia, se empolgou, não passou o cargo a ele, compreensivo, elegeu-a, só que ela não chegou a continuar no Poder,foi logo ultrapassada. Mas o grande atingido foi ele, politica e eleitoralmente, marcado e maculado pelo jamais magistrado Sérgio Moro.

Ficou preso 580 dias, sua vida degringolou, marcada e maculada, pelo nunca magistrado, Sérgio Moro. Falou para multidão, não poupou ninguém. Assustou pela vitalidade verbal e pela segurança e esperança como se projetou para o futuro, que pode e deve acontecer em 2022.

PS- Ninguém teve a coragem de esboçar, apenas esboçar uma resposta.

CONFISSÕES DE LULA

No sábado, falou durante 45 minutos. Foi no sindicato dos metalúrgicos, onde ele fez o seu primeiro discurso revelação sensação, firmando imediatamente a reputação de grande orador. Agora, depois de 580 dias de prisão, voltou ao sindicato com um discurso igualmente sensacional, mas inteiramente despojado. 

Atacou duramente a TV Globo mas não apenas a Globo. Várias outras também foram contempladas, só que a Globo, quando o Lula terminou, reclamou imediatamente, se justificando: "Damos toda a cobertura ao ex-presidente, transmitimos o discurso de ontem, e o de hoje".

Usando e utilizando o tom de intimidade, disse textualmente: "Vocês estão ouvindo um homem apaixonado, que vai se casar, não demora muito. Sou um homem com a sabedoria dos 70 anos, a energia dos 30 e o tesão dos 20". A multidão respondeu com aplausos e o mesmo pedido feito na véspera: "Beija, beija". Ontem ele beijou, hoje, não quis se repetir.

PS- Lula, ex-presidente, tem a oportunidade de voltar a presidência com 77 anos. Ou seja, em 2022. Contra o adversário que não pode enfrentar em 2018. Numa época em que Sérgio Moro ainda fingia de Magistrado.

ONTEM SE COMPLETARAM 82 ANOS, DA DITADURA DO ESTADO NOVO,CRUEL E TORTURADORA

Vargas, sem ter disputado nenhuma eleição direta, estava no segundo mandato. Chamou o deputado Negrão de Lima, confessou:" A situação do mundo é de pré-guerra, o Brasil está fragilizado, quero o país com um regime forte. Preciso que você vá conversar com os 21 governadores, que serão mantidos como interventores".

Negrão aceitou na hora, foi chamado de "Correio do Czar". Visitou o primeiro governador, de Pernambuco, Lima Cavalcanti, que reagiu duramente:" Se eu soubesse que era para isso, não teria deixado você entrar, saia da minha casa".

Humilhado, Negrão foi para o RGS, Lima Cavalcanti no dia seguinte viajou para a Europa nem passou o cargo ao vice, só voltou quando o "Estado Novo" foi derrubado. Negrão conversou com 18 governadores, todos concordaram.

Conversou com o tremendo carreirista Juracy Magalhães, ( cearense que governava a Bahia)que deu a seguinte resposta, diga ao presidente, (era ditador) "não sou problema, vou ao Rio conversar com ele". Deixou para o ultimo, Flores da Cunha, governador gaúcho e considerado o maior amigo de Vargas. Recusou na hora, o ditador mandou prendê-lo, ele se exilou no Uruguai.

PS- Negrão foi nomeado embaixador, a primeira turma de diplomatas só sairia do Instituto Rio Branco, em 1941.

PS2- Vingativo, Vargas, em 1939, (ha 80 anos) exilou nos EUA, o doutor Júlio Mesquita Filho, dono e diretor do estadão.

PS3- Para não perder tempo exilou também nos EUA, Artur Bernardes, presidente da Republica em 1922.

PS4- Para mostrar que era eclético em matéria de violência, Vargas mandou a mulher de Prestes para a câmara de gás, na Alemanha. Terrível.

Nenhum comentário:

Postar um comentário