Titular: Helio Fernandes

quarta-feira, 13 de novembro de 2019

CIRO PODE AJUDAR,(pouco) E PREJUDICAR (muito)

HELIO FERNANDES

È logico que Lula irá conversar, e sem demora. Difícil é avaliar sua resposta. Ele é imprevisível, atrapalhou e desperdiçou a própria carreira. Sem surpresa, pode responder duas coisas. 

1-" Vou lançar minha candidatura, tenho muita chance". O que é um absurdo total.

2- "Quero ser vice na tua chapa, te darei muito voto". Não coincide com a opinião geral. Se for o pedido de Ciro e Lula concordar, haverá uma revolta contra Lula, no próprio PT. Não contra o Ciro, pessoalmente, mas com a possibilidade do vice vir a assumir.

PS- O PT, mesmo os lideres mais antigos, já se conformam com a importância que Haddad conquistou dentro do partido.

PS2- Como se vê, ao contrario de 2018, os problemas de Lula, agora, não se identificam apenas em Bolsonaro.

DÓRIA QUER LULA INELEGÍVEL

Exibe sua obsessão de ser presidente da Republica, mais uma vez abandonando cargo que está ocupando. Começou a carreira impulsionado pelo governador Alckmin. Eleito prefeito da cidade mais importante do país, cumpriu menos de um terço do mandato. Foi candidato a governador, criando uma sigla, BOLSODORIA. Que utilizou para se fortalecer eleitoralmente e combater o presidenciável Alckmin, que o lançou na vida publica.

Ainda vai cumprir o primeiro ano em SP, e já se lançou para ir morar em Brasília. Estava com tudo garantido para enfrentar Bolsonaro na reeleição, quando surgiu a candidatura Lula, que ele considera invencível. È um quadro difícil de deslindar, tudo é incerteza. O único ponto irrefutável, é que se for candidato, Lula estará com 77 anos.

PS- João Dória domina os mais diversos setores da mídia. Abastecendo os roteiros, com os abarrotados cofres do tesouro estadual. Tudo mobilizado para derrubar o que o STF aprovou.

PS2- Dória quer o apoio de Minas para sua candidatura. Formando a base que na Primeira Republica, foi chamado de "chapa café com leite".

BOLÍVIA: OEA QUER NOVA ELEIÇÃO, COM EVO MORALES CANDIDATO

A América do Sul está explodindo por todos os lados. Há meses não se fala na Venezuela, que continua com dois presidentes. As manchetes sobre incerteza e confusão, estão sendo ocupadas pelo Equador, Peru, Chile, e a Colômbia quase voltando á sua fase mais cruel e mortal.

De forma surpreendente, o temor de golpe não vem por causa de crise econômica. A Bolívia vive seu momento de mais elogiável crescimento. O Peru vem marcando um PIB elevado há muito tempo, coisa que não acontecia há anos.

PS- Até o México pede urgente reunião da OEA.

BOLSONARO NÃO RESPONDEU A LULA, MORO SE VINGOU DA PRÓPRIA IRRESPONSABILIDADE

O presidente não quis alimentar duelo publico com o ex-presidente. Deu ordem, "nenhum ministro pode responder aos ataques de lula". È evidente que o debate é tudo o que interessa a Lula, todas as vantagens estariam com ele. O surpreendente é que Bolsonaro tenha percebido, imediatamente o melhor para ele.

Moro fugiu do debate, deu resposta covarde, mentirosa, irresponsável. Textual:" Não respondo a criminosos, presos ou soltos". E concluiu:" Lula tem que ser ignorado". Lula só é criminoso porque Moro TROCOU a fidelidade á magistratura pelo investimento no próprio futuro.

Quanto á PEC para anular a decisão do STF, uma vergonha e ainda não garantida. O assunto vem sendo discutido ,debatido, julgado, com omissão total do Congresso. Agora montam ás pressas uma PEC para atender a interesses políticos, pessoais, menores e subalternos.

PS- Estão mobilizando tudo para obter 308 votos na câmara e 49 no senado. Surpresa e decepção, o apoio de Maia a Bolsonaro.

PS2- Explicação tola, inútil, boba, chula:" Aprovada essa PEC, terá efeito retroativo, os presos que foram soltos, voltarão imediatamente para a prisão.

PS3- Poderiam ter evitado essa afronta á opinião publica com a citação da "PEC Lula".

NA BOLÍVIA GOLPE E CONTRA GOLPE

A situação é dramática, verdadeira tragédia. Morales não podia continuar no país, havia perigo de ser morto. Foi demonstração de grandeza e desprendimento do México, oferecendo asilo. Morales não podia recusar. Mandou um avião busca-lo, não queriam deixar que aterrissasse. Como não tem ninguém mandando, Morales já está no México, a salvo.

O que não acontece com o pais, mergulhado em barbaridades. Incendiaram completamente uma biblioteca publica, destruindo mais de 30 mil livros. Com muita gente aplaudindo.
PS- A OEA tem oportunidade de se afirmar e confirmar que existe.

PARABÉNS AO DECANO CELSO DE MELLO

Não sei quantas vezes elogiei sua competência, independência, consciência intelectual, histórica, profissional. E ainda tenho folego para agradecer, ( isto não é um simples elogio, é um agradecimento pelo fato dele existir e estar em plena forma ao receber o premio da Associação de jornais) e insistir no que faz a vida inteira: defender a Liberdade de Imprensa e consequentemente de expressão.

Apenas uma frase condenatória. "A imprensa livre e de alerta pela democracia, é fundamental para que as sociedades resolvam seus conflitos".

Mais uma:"O peso da censura é intolerável. Não podemos nem devemos retroceder". Não PODEMOS. Não DEVEMOS. E não QUEREMOS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário