Titular: Helio Fernandes

sexta-feira, 1 de novembro de 2019

E SE BOLSONARO, (como Vargas ) QUISER, ENTRAR PARA A ACADEMIA, SEM NUNCA
TER ESCRITO COISA ALGUMA, ANTES OU DEPOIS?

HELIO FERNANDES

Em 1939, exatamente ha 80 anos, o ditador do "estado novo" decidiu que podia e devia entrar para a Academia, mesmo não sendo escritor, não tendo nenhum livro, mal soubesse assinar o nome, apesar de ser formado em direito, depois de expulso da Escola Militar.

Encarregou seu Chefe da Casa Civil, Lourival Fontes, dos contatos com os lideres da Academia.( Em toda a Historia nunca houve ninguém tão preparado para o cargo, incluindo a total e completa falta de caráter. Lourival exibiu para acadêmicos deslumbrados, mais de 30 volumes, escritos para que Vargas lesse como discursos).

Logo se formou ampla maioria para consagrar sua imortalidade. E tudo teria transcorrido na maior tranquilidade, não fosse o retumbante processo e o vibrante manifesto de 3 dos maiores escritores da época e que ficaram para sempre.

Gilberto Freyre, Érico Veríssimo e Sérgio Buarque de Holanda, arrasaram a Academia, e assumiram o compromisso, que cumpriram:"Jamais entraremos para a Academia". Se não fosse essa bravura cívica e intelectual. seriam acadêmicos quando quisessem.

Luiz Fernando Veríssimo,(filho do Érico) e Chico Buarque, ( filho do Sérgio ) convidados, jamais aceitaram entrar para a Academia.

PS- Eu não devia estar contando esse fato, que poucos conhecem.

PS2- E o capitão Bolsonaro muito menos.

PS3- Mas como considera que pode tudo, quem sabe, num rompante não resolve usar aquela vestimenta exótica?

MEDIDA QUE MERECE APLAUSOS

O Legislativo decidiu ontem, que o crime de FEMINICÍDIO não prescreve mais. Magistral. Foi numa Comissão, vai para o plenário.

Não preciso alongar muito para concluir: o plenário vai aprovar também, acredito que por UNANIMIDADE.

GOVERNADOR WITZEL, A TENTATIVA DE GANHAR MANCHETES MISTIFICANDO DESPUDORADAMENTE

Desde que surgiu do nada e se elegeu governador, tem sido referencia negativa. Nos mais diversos ângulos da analise recebe sempre nota zero pelo comportamento. Mas agora aprofundou sua falta de seriedade e de credibilidade.

Na verdade, sua primeira aparição pública, foi de estarrecimento. Falou para dezenas de policiais militares: "Para tratar com bandidos, vocês peguem a arma, mirem bem na cabecinha, e atirem certeiramente".

Seu governo ou desgoverno, continuou humilhante e desprezível. Foi flagrado num helicóptero com policiais militares atirando para vários lados irresponsavelmente. Sua face negativa continuou, e atingiu agora, o ponto máximo, com as acusações ao Presidente da República.

Não se trata de defender ou acusar ninguém. O capitão respondeu a ele violentamente, "acusando-o de querer desmoralizá-lo". O Governador ainda tentou responder, mas a situação estava rigorosamente contra ele, era tudo mistificação.

PS- A situação era tão desfavorável para o governador, que o novo PGR imediatamente mandou arquivar tudo o que havia sido dito pelo governador.

ULTIMA NOTA

O mercado financeiro teve, ontem roteiro e caminho contraditório, no mundo todo. Alguns, influentes, desabaram. Outros, sem muito prestigio, subiram. No Brasil a Bovespa perdeu mais de 1 por cento. Estava em 108 mil pontos, voltou para 107 mil. Mas o volume não foi sedutor.

O dólar voltou á casa de mais de 4, ou seja, 4,01. Não é tendência, é expectativa e oportunidade. O perigo é que começam a falar num novo AI-5, 51 anos depois do primeiro e terrível.

Nenhum comentário:

Postar um comentário