TER ESCRITO COISA ALGUMA, ANTES OU DEPOIS?
HELIO FERNANDES
Em 1939, exatamente ha 80 anos, o ditador do "estado novo" decidiu que podia e devia entrar para a Academia, mesmo não sendo escritor, não tendo nenhum livro, mal soubesse assinar o nome, apesar de ser formado em direito, depois de expulso da Escola Militar.
Encarregou seu Chefe da Casa Civil, Lourival Fontes, dos contatos com os lideres da Academia.( Em toda a Historia nunca houve ninguém tão preparado para o cargo, incluindo a total e completa falta de caráter. Lourival exibiu para acadêmicos deslumbrados, mais de 30 volumes, escritos para que Vargas lesse como discursos).
Logo se formou ampla maioria para consagrar sua imortalidade. E tudo teria transcorrido na maior tranquilidade, não fosse o retumbante processo e o vibrante manifesto de 3 dos maiores escritores da época e que ficaram para sempre.
Gilberto Freyre, Érico Veríssimo e Sérgio Buarque de Holanda, arrasaram a Academia, e assumiram o compromisso, que cumpriram:"Jamais entraremos para a Academia". Se não fosse essa bravura cívica e intelectual. seriam acadêmicos quando quisessem.
Luiz Fernando Veríssimo,(filho do Érico) e Chico Buarque, ( filho do Sérgio ) convidados, jamais aceitaram entrar para a Academia.
PS- Eu não devia estar contando esse fato, que poucos conhecem.
PS2- E o capitão Bolsonaro muito menos.
MEDIDA QUE MERECE APLAUSOS
O Legislativo decidiu ontem, que o crime de FEMINICÍDIO não prescreve mais. Magistral. Foi numa Comissão, vai para o plenário.
GOVERNADOR WITZEL, A TENTATIVA DE GANHAR MANCHETES MISTIFICANDO DESPUDORADAMENTE
Desde que surgiu do nada e se elegeu governador, tem sido referencia negativa. Nos mais diversos ângulos da analise recebe sempre nota zero pelo comportamento. Mas agora aprofundou sua falta de seriedade e de credibilidade.
Na verdade, sua primeira aparição pública, foi de estarrecimento. Falou para dezenas de policiais militares: "Para tratar com bandidos, vocês peguem a arma, mirem bem na cabecinha, e atirem certeiramente".
Seu governo ou desgoverno, continuou humilhante e desprezível. Foi flagrado num helicóptero com policiais militares atirando para vários lados irresponsavelmente. Sua face negativa continuou, e atingiu agora, o ponto máximo, com as acusações ao Presidente da República.
Não se trata de defender ou acusar ninguém. O capitão respondeu a ele violentamente, "acusando-o de querer desmoralizá-lo". O Governador ainda tentou responder, mas a situação estava rigorosamente contra ele, era tudo mistificação.
ULTIMA NOTA
O mercado financeiro teve, ontem roteiro e caminho contraditório, no mundo todo. Alguns, influentes, desabaram. Outros, sem muito prestigio, subiram. No Brasil a Bovespa perdeu mais de 1 por cento. Estava em 108 mil pontos, voltou para 107 mil. Mas o volume não foi sedutor.
Nenhum comentário:
Postar um comentário