O fracasso COLOSSAL do leilão do pré-sal
HELIO FERNANDES
Fiz questão de repetir a palavra que refletia o entusiasmo dos dirigentes da empresa. Demonstravam euforia jamais vista ou imaginada. Inicialmente falavam em arrecadar 129 BILHÕES. Reduziram para 106 e finalmente recolheram 70 BI no primeiro dia, mais 8 BI no segundo.
E terminado o leilão, duas conclusões deprimentes, humilhantes, lancinantes. 1- Não apareceu um único comprador estrangeiro. 2- A Petrobras comprou da Petrobras. 70 BI que SAÍRAM dos cofres da empresa, VOLTARAM para os cofres da empresa.
Como explicar essa inútil operação de ida e volta? A justificativa dos leilões, que poderia ser verdadeira se existissem compradores:" Temos petróleo para vender ou leiloar durante 50 anos, sem esgotar nossas "reservas" .
PS- 48 horas depois, mudaram a palavra COLOSSAL de lugar , passou a identificar o propário sistema de leilão.
HÁ 15 ANOS, BLOOMBERG QUER OCUPAR A CASA BRANCA
Em 2004, queria ser candidato a presidente. Era a terceira fortuna do mundo. Chamou 3 ou 4 amigos íntimos, especialistas, informou:" Quero ser presidente, façam o plano da campanha, me digam quanto custará". E garantiu:" Não existe limite financeiro".
Amigos mesmo e competentes, voltaram a ele 1 mês depois:" Você não tem nenhuma chance de se eleger presidente. Mas todas de ser eleito prefeito de NY". Aceitou a mudança de planos, disputou e ganhou facilmente a prefeitura".
Foi reeleito mais duas vezes, completando 12 anos magníficos de administração elogiadíssima. Só que nas duas vezes, antes de se lançar á reeleição, Democratas e Republicanos já tinham candidatos, continuou na prefeitura.
Na eleição de 2016, Trump- Hilary, deu entrevista na TV, já sem cargo, afirmou:" Serei candidato a presidente, já separei 1 bilhão de dólares para a campanha, serei candidato independente". Um mês depois de estudos, desistiu, explicou:" Jamais um candidato independente foi eleito".
PS- Agora é diferente. Colocou á disposição o mesmo 1 BILHÃO, só que para vencer a primaria,(indicação) do Partido Democrata.
PS2- Se for indicado dificilmente perderá a eleição.
PS3- È isso que está insuflando as lideranças Democratas.
DÓRIA DESESPERADO COM A LIBERDADE DE LULA
È evidente, pelas circunstancias, duvidas, incertezas, e principalmente pelo tempo, que o quadro presidencial não está completo. Lula só está interessado numa eleição, a de 2022. Faltam exatamente 3 anos. Se conseguir disputar e se eleger, o próprio Lula não pode pensar ou falar em reeleição com 81 anos.
Para Bolsonaro, o quadro é inteiramente diferente. Ele só pensa em reeleição, 2022 será ou seria a ultima disputa eleitoral ou presidencial. Se disputar em 2022, vencer e for até o fim do mandato, terá completado 8 anos como presidente, tem que agradecer a Deus, será um fenômeno.
Politica e eleitoralmente, Bolsonaro até que reagiu muito bem, tática e estrategicamente. Não citou o nome de Lula, reagiu moderadamente, pediu a todos os ministros e coligados, que não tentem hostilizar o ex-presidente, deixem um vazio em volta dele.
PS- Bolsonaro tentará, nos bastidores, mais uma vez transformar Lula de candidato, em INELEGÍVEL.
PS2- Sobra o João Dória, sem nenhuma chance se a disputa se concentrar entre Lula e Bolsonaro.
ÚLTIMA NOTA
O mercado de ações oscilou muito, no mundo todo. A Bolsa da China teve a maior queda dos últimos 4 meses. Houve surpresa, isso não era esperado. Em capitas importantes, altas e baixas.
Em SP, mais 0,68% com volume de negócios reduzido, voltou aos 108 mil pontos.
Saudações de Heitor Vianna - Araruama RJ - heitor70618@bol.com.br
ResponderExcluir