Titular: Helio Fernandes

terça-feira, 17 de novembro de 2015

Atentados embaçam a visão dos problemas nacionais

17.11.15
FERNANDO CAMARA

 A falta de uma solução moderada e responsável por parte dos governantes, seja no âmbito político ou econômico, está acelerando uma situação de caos em vários níveis e setores cujos riscos já ultrapassam o aspecto econômico-financeiro. O que houve em Mariana-MG é apenas a ponta de um iceberg que está vindo à tona numa velocidade avassaladora.

O cenário da política brasileira, sem recursos ou capacidade de planejamento, está colocando em risco vidas humanas. O ministro das Minas e Energia disse que vai abrir sindicância e colocar auditorias independentes para identificar a situação das minas brasileiras. Portanto, não se tem a menor ideia do risco iminente.

A tragédia em Mariana mostra que se chegou ao máximo possível de irresponsabilidade institucional. A sensação é de que a presidente, gradualmente, está entregando os pontos, sem querer entregar o cargo. Cumprir a liturgia do cargo uma semana depois de uma tragédia daquela magnitude é um desleixo inaceitável. Como inaceitável é um governador conceder entrevista coletiva na sede da empresa que acabara de destruir uma bacia hidrográfica.

A presidente do IBAMA, Marilene Ramos, se mostrou muito preocupada com o cenário mineiro. Mas até agora não apresentou nenhuma solução para o que ocorreu na barragem de Itaguaí, mantida pela Ingá nas décadas de 70/80. A empresa faliu e houve sequestro de bens e valores, inviabilizando a manutenção da barragem. Conclusão: houve vazamento e contaminação da baía de Sepetiba e nada foi feito para remediar a situação. Está lá, esquecida.

Ao mesmo tempo, a economia caminha para o abismo aceleradamente.

As medidas enviadas ao Congresso continuam a ser aprovadas, mesmo com a situação crítica em que se encontra o presidente da Câmara, Eduardo Cunha. Apesar disso, nossa economia não dá sinais de recuperação, pelo contrário. A sensação que se tem é a de que as medidas são insuficientes, ou tomadas com atraso. Fica a impressão (Será só impressão?) de que Dilma não tem competência, talvez tenha, mas certamente não tem a confiança necessária para conduzir o país.

Cunha e Dilma na penumbra

Os atentados na França, o maior ataque terrorista sofrido pela Europa, tomaram conta do noticiário, colocaram o mundo sob risco e deixaram os nossos governantes em segundo plano. Mas os problemas, como o das barragens da Samarco, estão aí, à luz do dia. E ainda temos os problemas de ordem ética na política.

O presidente da Câmara, Eduardo Cunha passa a ser investigado pelo Conselho de Ética, com a decisão do relator, Fausto Pinato, de sugerir ao Conselho que abra processo contra o deputado peemedebista que preside a Câmara. O parecer dele deve ser votado ainda esta semana. A tendência é aprovação. Do impeachment de Dilma ninguém fala mais.

Meirelles vem aí!

Conversei com um político que fala com intimidade com o Lula. Assegurou-me que Lula está em campo para consertar a política econômica. Objetivo ou obsessão, ele quer plantar Henrique Meirelles na Fazenda e o próprio Meirelles já não consegue disfarçar a ansiedade para assumir o cargo. Por ora, o desafio é convencer a presidente a entregar a pasta de porteira fechada.

Desemprego cresce, PIB cai.

Lula  e  Sérgio Cabral
Lula se lembrou de uma passagem, onde o recém eleito Sérgio Cabral lhe pediu uma sugestão para preencher a secretaria de fazenda. Lula apresentou o nome do Joaquim Levy, mas alertou: "ele só serve para economizar e conter os gastos, para fazer política ele não serve".

PLN 05/2015

O PLN 05 não está aprovado na Comissão Mista de Orçamento; ninguém, nem os parlamentares da base aliada se mexem. O referido PLN trata da correção da meta do superávit, e isto significa que, se ele não for aprovado até o final do ano, Dilma terá praticado crime de responsabilidade fiscal em 2015. Na próxima terça-feira os vetos, inclusive o do aumento salarial do Judiciário, irão a voto no Plenário do Congresso Nacional.

Qualquer mudança atrapalha o Governo

É evidente que a Agenda Legislativa do Governo não está sendo acompanhada nem monitorada. Chamo a atenção pois, caso os projetos que estão em curso não sejam aprovados nas duas Casas do Congresso até o final do ano, o meu, o seu, o nosso 2016 será além de pior,  também um ano de muita escuridão. Estão nesse radar, por exemplo, a DRU, Desvinculação de Receitas da União. Se alguém mexer nos projetos, eles terão que retornar à Câmara, o que sempre será um problema. A Repatriação, por exemplo, passou na Câmara, mas falta o Senado, onde a votação não será tão tranquila. A CPMF, segue escondida nas intenções de alguns, poucos.

Russomanno... Não sabia...

Líder nas pesquisas para a disputa à Prefeitura de São Paulo, o deputado federal, Celso Russomanno (PRB-SP), é sócio do empresário Augusto Ribeiro Mendonça Neto, que confessou ter repassado R$ 60 milhões em propina ao ex-diretor de Serviços da Petrobrás, Renato de Souza Duque, e ao PT no âmbito da Operação Lava Jato.

Aécio apareceu

Aécio neves, que até então estava sumido, ressurge disposto a apresentar um projeto capaz de melhorar a situação econômica do país.

Dia Nacional do Supermercado

Os parlamentares Manoel Junior, Rogério Marinho, Douglas Cintra, Herculano Passos e Domingos Sávio, foram prestigiadíssimos. Rogério Marinho deu o recado enfatizando a necessidade da modernização das leis trabalhistas e tributárias.

CPI da Funai
Foi instalada mais uma CPI, onde os parlamentares prometem surpreender com denúncias inimagináveis. 

Kaiowá
Muita atenção. Você ainda vai ouvir falar muito sobre a movimentação da Ação Missionária Kaiowá. 
                                                    


Nenhum comentário:

Postar um comentário