Titular: Helio Fernandes

terça-feira, 3 de novembro de 2015

A DÍVIDA BRASILEIRA

02.11.15
HELIO FERNANDES

 A dívida brasileira chegou a níveis assustadores, mas ninguém parece preocupado, ou melhor, assustado. Em 31 de dezembro de 2014, devíamos dois trilhões, quatrocentos e noventa bilhões de reais. Agora nove meses depois a divida atingiu dois trilhões, setecentos e setenta bilhões.

Muita gente lembra: os EUA devem duas vezes mais, o Japão quatro vezes mais. Isso é rigorosamente verdadeiro. Mas não podemos deixar de acrescentar. Os juros americanos estão entre os menores do mundo quase zero. Ha praticamente oito anos ameaçam aumentar esses juros, ficam apena na intenção.

O caso do Japão mais incomparável em relação ao Brasil. Os juros japoneses são desta ordem: 0,10 % ou seja, um décimo de um por cento. Como os juros no Brasil estão em 14,25% ao ano, não precisa muito esforço para chegar á conclusão: a divida brasileira, custa 145 vezes mais do que a do Japão.

Os EUA, com os juros  baixíssimos que mantém ha 7 anos, financiam sua divida com o desembolso 57 vezes mais baixo do que no Brasil. È inacreditável mas incontestável.Os juros praticamente  inexistentes,no Japão e EUA,representam investimentos.Os  juros brasileiros, não combatem a inflação, impagáveis, tragédia, calamidade, só fazem  complicar a situação. Teríamos que utilizar para a amortização, mais de  duzentos bilhões de reais por ano.

Como estamos amortizando perto de vinte bilhões por ano, façam as contas e constatem: fecharemos este ano, perto dos três trilhões. 
.......................................................................................................................................
Nossos leitores podem fazer comentários e se comunicar com o colunista, através do e-mail:

blogheliofernandes@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário