Titular: Helio Fernandes

segunda-feira, 9 de novembro de 2015

Antologia de Eduardo Cunha

09.11.15
HELIO FERNANDES

Em matéria de dignidade, moral, credibilidade, honra, respeito pela comunidade, sempre esteve abaixo do volume morto.

Garante que começou a ganhar dinheiro com exportação de carne na década de 80.  
Começou a mandar dinheiro para o exterior se passaram 35 anos. Que idade tinha para aparecer como carniceiro de sucesso?

Começou a mandar os lucros para contas na Suíça sem qualquer comunicação com o Banco Central ou a Receita Federal.

Nunca ninguém lhe disse que existem crimes de sonegação, evasão de divisas, no caso dele, corrupção ativa e passiva.

Logo que criaram a CPI da corrupção, fez questão de ir depor (leia-se: mentir) na sua palavra, voluntariamente.

Mentiu despudoradamente, "sua tropa de choque" vibrou. Agora estão todos, vão lá, quase todos, silenciosos, isolados, sem saber o que fazer.

Ante ontem, “choveram” em cima dele, dólares tão falsos quanto sua vida, desde que foi sendo demitido, sempre por irregularidades. E por todos ou quase todos desconhecido. Sabia-se que era lobista, morava até num hotel que só aceitava como hospedes quem exercesse essa "profissão".

Aparentemente vivia modestamente , quando casou deixou o hotel foi morar sem a suntuosidade típica de Brasília,num palacete destinado ao Presidente da Câmara.

Surpresa total quando surgiram os documentos vindos da Suíça, com a chancela, a garantia e a confirmação da Procuradoria Geral desse país, que enviou números e nomes das quatro contas de Cunha, incluindo passaporte e assinatura dele. E a lista de compras da mulher, com pagamentos de mais de 800 mil reais.

Simultaneamente foram surgindo indicações de pagamentos feitos ao presidente da Câmara pelos mais diversos pagadores de propina. O primeiro, confessou que mentira ao inocentar Eduardo Cunha, "tinha medo dele não quis relatar o fato". Intimidado mas sendo ameaçado duplamente, contou tudo com: “detalhes: “Fui encontrar com ele, entreguei cinco mil dólares, ele queria mais, não ficou satisfeito”“.

“As denuncias foram se multiplicando, todas garantidas e confirmadas”. Eduardo Cunha não foi logo destituído do cargo importantíssimo, porque foi jogando xadrez (desculpem a palavra) com o PMDB, PT e PSDB, os três maiores partidos do país e ganhando tempo, ludibriando (?) seus lideres que gostam de levar vantagem em tudo.

Ficava visível que esperava se manter com a ajuda de Dilma, Lula, Aécio, Temer, os que acreditavam que se beneficiariam com os salva-vidas que jogavam para ele. Não me surpreendiam. O repórter ficou surpreendido e se mantém, com o silencio e a omissão do Procurador Geral, que já devia ter denunciado Cunha ao Supremo, que sem duvida alguma aceitaria a denuncia, imediatamente.

Sem explicação, o Presidente da Câmara pediu á Organização Globo uma entrevista coletiva. Obrigatoriamente aceita. Cunha que já vivia em desespero, colocou a corda no próprio pescoço, agora não tem salvação. Foi recusado por amigos e inimigos, a repercussão contra ele foi catastrófica. Disse que começou exportando carne enlatada, não do Brasil, falou em Congo e Cingapura, "nos anos 80".

Tinha contas na Suíça, transferiu para um Fundo no qual não tinha ingerência, era apenas beneficiário. Ha tempos emprestei a um amigo, 1 milhão e 300 mil francos suíços. Jamais conversamos sobre o assunto e os pagamentos suíços. Jamais conversamos sobre isso. Quando recebi a comunicação do deposito, SUSPEITEI que era o amigo me pagando. Fui procura-lo, HAVIA MORRIDO. 

Tudo forjado, premeditado, calculado desastradamente. Eduardo Cunha vai pagar caríssimo. Só espera que falte muito tempo.

Corrupção na FIFA

È praticamente um escândalo por semana, com repercussão mundial. A maior de todos os tempos.  Alem dos corruptos conhecidos, ("prendam os suspeitos de sempre", como no filme "Casablanca") "os urgiram alguns tidos como inatingíveis, tipo Platini, Beckenbauer e outros”.

O grande assunto de agora é a compra pela Alemanha da sede da Copa de 2006. Esse país realizou a Copa de 1974 e rapidamente conseguiu a de 2006, apenas 32 anos depois.

È evidente que houve negociação, os mais diversos países querem realizar a Copa. Construção de estádios maravilhosos? Nem pensar. Estádios "elefantes brancos” só começaram 50 anos depois da primeira Copa no Uruguai, em 1930. Apenas um estádio, o Centenário, por causa da comemoração dos 100 anos da Independência.

1938 a mesma impossibilidade, por causa da terrível Segunda Guerra Mundial. 1946 a guerra havia terminado, os EUA queriam sediar a Copa, não existiam atletas, morreram 100 milhões de pessoas, pelo menos 10 milhões incapacitados. 

Escolheram então Brasil, construímos o admirado e idolatrado Maracanã, que destruiriam 64 anos depois, criminosamente. Eram apenas convidados, a França não quis vir, alegou, "o Brasil é muito longe".

Só realizaram uma Copa: Suíça, Suécia, Chile, Inglaterra, Argentina, Espanha, Itália, EUA, França.

O México foi sede duas vezes, em 1970 e 1986. Na primeira vez substituiu a Colômbia. Escolhida, seu presidente recusou, afirmando: "Meu país tem outras necessidades ou prioridades". Na segunda fez uma Copa admirável, a final no extraordinário Estádio Azteca, com 134 mil lugares. (O dobro do hoje destruído Maracanã).

Alem dos escândalos a FIFA tem coisas estranhas e esquisitas. Não quiseram fazer a Copa conjuntamente na Bélgica e Holanda, vizinhos, países "colados”, com o mesmo idioma, a mesma moeda, cultura, nenhum problema. 50 anos depois escolhem juntos a Coreia do Sul e o Japão.

Tudo diferente, idioma, moeda, cultura, alem de ficarem distantes, sete horas de avião. Nem quis ir, apesar de convidado. Gosto muito do Beckenbauer , campeão do mundo como jogador e como técnico. Vencedor a primeira vez na Suíça, afirmou com sinceridade: "Ninguém precisava dessa vitoria mais do que a Alemanha". Apesar de tudo isso realizar duas Copas num tempo escasso e inédito, privilegio ou favoritismo, dos grandes.
                                                                                    
Protesto contra Cunha

PS1 - Ontem em 30 mil pessoas gritavam o nome do Presidente da Câmara. Exigiam a sua expulsão do cargo e a cassação do mandato. Ninguém suporta mais tanta indignidade, roubalheira, desprezo pelo povo. Fecharam a Avenida Paulista, que devia estar fechada, mas os "aristocratas" não permitem. As ruas e avenidas pertencem ao povo que tem direito ao lazer. No Rio, as principais avenidas, aos domingos ficam apenas para a comunidade, nos mais diversos pontos.

PS2- As manifestações contra o ainda mas não por muito tempo presidente da Câmara são tão importantes, que derrubam até a vontade dos poderosos. A palavra do povo é tão forte que conseguiu fechar a Paulista, e conseguirá "fechar ".  Eduardo Cunha num espaço muito menor. 

PS3 - Ele acredita que será punido apenas com pagamento em dinheiro, isso não preocupa. Terá que pagar, não só devolvendo  o da lava jato e da Petrobras, mas também o que roubou e depositou na Suíça. Alem de outras punições, m e r e c i d i s s i m a s. 
..................................................................................................................................
Nossos leitores podem fazer comentários e se comunicar com os colunistas, através do: e-mail: blogheliofernandes@gmail.com


Nenhum comentário:

Postar um comentário