Titular: Helio Fernandes

segunda-feira, 23 de novembro de 2015

Acabou o kircnerismo

23.11.15
HELIO FERNANDES

12 anos de infelicidade para o povo. Muita arrogância, mas só os palacianos transformavam isso em realidade. No primeiro turno, o candidato do governo aparecia como franco favorito, foi para o segundo turno na frente, mas com pouco mais de 1 por cento de vantagem. Logo nas pesquisas iniciais o candidato de oposição surgia com vantagem.
Às 23,12 horas o Brasil, Macri era cumprimentado pelo adversário como vencedor e novo presidente. Como quase sempre as pesquisas erraram ,só que desta vez  de forma estrondosa. 

Nas primeiras pesquisas, Macri tinha 55 por cento dos votos Sciola 45. Apuradas as urnas, a impressionante diferença: a oposição 68 por cento, o governo apenas 32. E a presidente Kirchner desaparecida. 

Ultima curiosidade: pela primeira vez um candidato será por 18 dias. Prefeito de fato, prefeito da capital, esperando a posse e a ida para a Casa Rosada, sem saber com qual equipe tomará posse e governará. Única realidade na Argentina: mais uma vez vencedores e vencidos são todos peronistas. 

O melancólico e lamentável ocaso de Lula

O ex-presidente concedeu badalada e altamente promovida entrevista a Globonews (Net) canal pago com enorme audiência. (16 quase l7 milhões de assinantes que se dividem entre Net, Sky, Directv e dezenas de canais regionalizados ou municipalizados).

Apesar de repetida cinco vezes em horários os mais diferentes, nenhuma repercussão. Ninguém criticou,elogiou,espinafrou. Lula não precisa ficar preocupado, FHC também falou no mesmo canal, reprisada duas vezes a fracasso total e absoluto de bilheteria. Ele é razoável quando fala sozinho diante do espelho, recitando a historia dos fenícios, que inventaram precisamente o espelho.

Em outras oportunidades, Lula vem repetindo abusivamente, "serei candidato e voltarei ao Planalto em 20l8". Ele e Dona Dilma se hostilizam em quase tudo, agora têm pelo menos uma data em comum: 2018. Só que ele precisa de muito oxigênio para voltar, ela de paciência para ficar. E os dois inteiramente dependentes, mesmo discordando. 

 Por que o Procurador Geral não pede o afastamento de Cunha?

Arquivado por 12 a 10. O Supremo concederia na hora, haveria comemoração e manifestação nas ruas, nas redes sociais, em todos os lugares. O Ministro Marco Aurelio foi taxativo e definitivo sobre o comportamento dos representantes dos Três Poderes, fulminou: "Ele deveria pedir afastamento de forma espontânea".

Apesar da afirmação do Ministro ter saído em todos os jornais e televisões, Cunha fingiu que não havia tomado conhecimento da sentença simbólica do Ministro. E continuo a mobilização para a reunião o de amanhã, terça, na Comissão de Ética. E tem dito e não apenas a deputados apaniguados: “O processo será arquivado por 12 a 9 ou então 11 a 10”. ”Não perco de jeito algum".

Cunha esqueceu do almoço do feriado de sexta feira na mansão presidencial, 150 convidados compareceram 38. Está contando naturalmente com os  3 votos do PT (Dona Dilma não falha) e mais 1 da oposição,compromisso pessoal.

Essa é a realidade fantasmagórica do presidente da Câmara, na qual ninguém acredita.  A reunião de amanhã pode ser surpreendente, mas não a favor do corruptissimo Cunha. Ele apresenta como opção vitoriosa, a decisão ser jogada para depois do carnaval. É o que ele espalha, provocando apenas gargalhadas.

Mariana e o Rio Doce precisam de uma lava jato, perdão lava lama

A maior catástrofe ambiental da Historia do Brasil, precisa ser investigada como crime, Mas denunciada como crime, punida como crime. Mas Dona Dilma, apressada, imprudente e incompetente, classificou-a com duas palavras: "Acidente natural". Inacreditável mas perfeitamente compreensível para quem já foi personagem de Pasadena, mensal ao petróleo.

Depois dela e amparada no seu suposto poderio, vieram diretores da Samarco e a Ministra do Meio Ambiente. Disseram a mesma coisa como se isso resolvesse tudo: "A lama não chegará ao mar ". Dois dias depois da destrambelhada, desiquilibrada e desinformada afirmação, a lama chegava ao mar, invadia a fronteira do Espírito Santo, tornava impossível a vida de milhares e milhares de pessoas.

Aconteceu alguma coisa? Nada vezes nada, repetindo a avalanche de corrupção, antes em Pasadena, depois no mensal ao, no petróleo, e finalmente nesta tragédia que é ainda mais catastrófica que as outras. Esta de Mariana, junta a mesma corrupção e a devastação quilométrica de territórios que eram ocupados por populações que agora estão desabitadas, abandonadas e contaminadas.

È preciso com urgência o fim da impunidade. Anteontem revelei com exclusividade a analise de um personagem que mais que conhece o assunto. Do ponto de  vista de tempo, considera que serão necessários no mínimo 10 anos  para a recuperação. Financeiramente terão que ser gastos entre 3 e 5 bilhões, mas não é conclusivo. Tudo isso tem que ser ressarcido,que palavra, pela Vale-Smarco.

Falta condenação criminal. Como as penitenciarias estão superlotadas, deveriam ser confinados por 10 anos, a viver no lugar que destruíram. Com tornozeleira.
..............................................................................................................
Nossos leitores podem fazer comentários e se comunicar com os colunistas, 
através do: e-mail: blogheliofernandes@gmail.com

Estimado Helio Fernandes
Venho acompanhando suas matérias online, e vejo que intensificou mais as publicações. Tenho muita admiração pelo nobre jornalista, por sua pontualidade nos fatos que envolvem a vida política do país. Faço votos que continue brindando seus leitores com seus textos.
Guaraciara Lopes – Recife-PE.
...
Helio
Fale a respeito do comicío da Central, É verdade que o Brizola se vetiu de mulher para escaara da polícia? Se isso aconteceu, fez myuito bem, se prervou e voltou para tentara realizar o projeto do socialismo moreno.  Infelzimente se foi cêdo demais. No aguardo de sua matéria.
Genoval Barcelos – Rio de Janeiro – RJ.
...
Helio - Tribuna online
Meus cumprimentos
Caso tenha oportunidade, fale mais a respeito da Lava Jato. Pressinto que está sendo esvaziada, atraves de um acordo entre os envolvidos. São tantos e quase todos, que acho que vai acabar em pizza.
Obrigado
José Carlos Magno – Rio de Janeiro.
...
Sr jornalista, Helio Fernandes
Quero eleogiar seus textos, agora estão mais enxutos e objetivos. Exatamente como eram no tempo da Tribuna de papel. Gaucho che!, sempre seu admirador.
Amilcar Lazaroni de Pádua – Porto Alegre-RS.


Nenhum comentário:

Postar um comentário