Titular: Helio Fernandes

segunda-feira, 26 de janeiro de 2015

CHARLIE: QUAL SERÁ A CAPA DE QUARTA? UE: MAIS DE DOIS TRILHÕES NO MERCADO. STALIN, QUE ERA NOME DE CIDADE IMPORTANTE, DESAPARECEU. VARGAS, DITADOR, CONTINUA EM MAIS DE 50 CIDADES PELO PAÍS.

HELIO FERNANDES
26.01.15

O mundo político, principalmente no PT e PMDB, inteiramente surpreendido com o silencio de Dona Dilma. Neste mês de janeiro praticamente não apareceu. Não foi nem a Davos, teria que falar, trocou pela posse de Evo Morales. Não deu mesmo uma palavra com jornalistas, nem aqueles nos quais confia.

Mas a perplexidade seria assombrosa, se soubessem que o silencio faz parte de uma estratégia, traçada por ela mesma. Aquela apressada, desencontrada e descoordenada, que agia por impulsos, aos saltos e sobressaltos, mudou muito.

Tudo o que Dona Dilma faz, é baseada em uma frase descoberta não por marqueteiros mas por ela mesma: “Não disputarei mais eleições, não preciso falar com ninguém, todos dependem de mim”.

De uma certa maneira, é rigorosamente verdadeiro. Basta lembrar o que Joaquim Levy vem falando, e que a Dilma do primeiro mandato já teria reagido. O mais provocante do segundo Joaquim: “Tenho que arrumar a casa, isso leva tempo”. Quem diria que Dona Dilma não reagiria?

Charlie Hebdo.

A edição do dia 14, logo depois do assassinato dos cartunistas, vendeu praticamente 9 milhões de exemplares, diferente dos 60 mil habituais. Para que pudesse haver tempo para a impressão e circulação. Decidiram: “O semanário não sairá no dia 21, a próxima estará nas bancas na quarta, 28”.

Esta chegando, aumentando a ansiedade. E aumenta também a curiosidade a respeito de dois pontos. Qual será o volume de exemplares colocado nas bancas? O outro ainda mais angustiante: o que será impresso na capa: Maomé, agora não. Os que estão trabalhando, não param, decidem. Pode ser que o novo número não seja internacional. A preocupação é.

Sem inflação, a UE com medo da deflação.

Essa é a grande preocupação de todos os países da Europa. Incerteza total, mas a certeza de que estão todos entrelaçados, a crise não deixa ninguém isolado. E com a queda do preço do petróleo favoreceu a UE, quase todos compradores obrigatórios do petróleo e do gás, resolveram distribuir ou repartir esse dinheiro que está sobrando. Decidiram de verdade.

O alvo é a deflação, mas não é apenas isso. A inundação do mercado com esse dinheiro, tem outras causas, origens e razões dos protestos. Depois de quase cinco anos, muitos países não suportam mais a chamada política de “austeridade”.

Isso trouxe desemprego colossal. Pressão dos “credores”, e nenhuma possibilidade de atender o povo, que pede providencias. O Banco Central da UE, acertou o seguinte: colocará mensalmente no mercado, 60 BI de euros, mais ou menos 180 BI de reais. Num ano mais de reais. Engloba os anos de 2015 e de 2016.

Houve praticamente unanimidade na decisão. E ainda deixaram claro: se for necessário, o prazo pode ser prorrogado. (A eleição de ontem na Grécia, já estava marcada há dois meses. É possível que o socorro financeiro tenha influenciado o resultado. Até agora não se sabe).

Não existe pesquisa de boca de urna, e sim tendência de opinião: o candidato dito de extrema esquerda vencerá a eleição. A grande dúvida: são 300 cadeiras no Parlamento. Ele precisa de 151, para governar, mesmo precariamente. Se não chegar a 150, terá que fazer coalizão.

Mas com quem, se perguntam os lideres dos outros países: De qualquer maneira, a “austeridade” na Grécia, será amenizada. Não é impossível que o partido de esquerda obtenha os 151 (cento e cinquenta e um votos).

O partido majoritário recebe 58 cadeiras. Precisa então de 101. Tem 71, mas cresceu, muito, poderá obter mais 29 necessárias para chegar ao poder. Tentará reescrever a História. E isso não será difícil para um país como a Grécia.

Nomes de ditadores em praça pública.

Já tratei muito do assunto, desde os tempos da Tribuna impressa. Em conversas inesquecíveis com Evandro Lins e Silva, ele concordava: “Getúlio foi um ditador como os outros, perseguiu, torturou e assassinou com a ditadura de 64”.

Ele chegou ao poder com o golpe de 1930, (que expulsou do país, Washington Luiz, presidente derrubado e seu Ministro do Exterior, Otavio Mangabeira) e ficou 15 anos, até 1945. (Também foi derrubado, ditadura eterna só no Oriente).

Trataram ou tentaram transformar esse golpe em Revolução, baseado em mistificações verbais. Eu considerava que todos os ditadores deveriam ter os nomes varridos de praças e ruas, incluindo Vargas.

Ontem, num artigo magnífico, Veríssimo dá a razão da quase impossibilidade de varrer Getúlio da lembrança dos cidadãos que transitam pelo país: “Imaginem o trabalho, que daria mudar o nome de todas as Avenidas Getúlio Vargas pelo país”.

É verdade, parece verdade. Mas verdade mesmo foi o que aconteceu com Stalin e a União Soviética. Ele foi muito mais poderoso e agiu ditatorialmente, sem nenhuma oposição, isso não era permitido.

Monumentos “honrando” e “homenageando” Stalin, cobrindo o País inteiro. Escolas, universidades, até museus, (que Stalin odiava) foram batizados com seu nome. E mais importante: uma das cidades relevantes e reverenciadas, ganhou o nome do ditador, passou a se chamar Stalingrado.

Essa cidade é chave e citação obrigatória e histórica: pode se dizer que nessa Stalingrado travou a mais terrível batalha, com a derrota dos Exércitos de Hitler, e o fim do “Reich dos mil anos”, como o carrasco alemão identificava sua passagem pelo poder.

Com a morte de Stalin e a descoberta de quem era mesmo esse ditador, sua identificação começou com a destruição de todos os monumentos, derrubados com fúria pelo próprio povo. E as dezenas de livros que surgiram sobre Stalin, elucidaram para sempre a formação cruel, e sanguinária e assassina do ditador de “todas as Russias”, como gostava de ser chamado.

Stalingrado não poderia continuar com esse nome. Hoje se chama Volgogrado, tão insignificante quanto o próprio Stalin. Troca eterna, imortal e duradoura, identificando e avaliado o tamanho do desprezo que Stalin acumulou para ele mesmo.

Placar Eleitoral.

Câmara: difícil qualquer segurança na análise. Estão sendo feitos os acordos mais espúrios. Como a votação é aberta, existe possibilidade de serem cumpridos. Se Eduardo Cunha, vencer no dia 2, tem que esperar no mínimo o dia 3. A eleição precisa ser ratificada pelo lava-jato.

Senado: Se Renan confirmar a candidatura, não perde. Mas precisa do mesmo tempo de espera pela lava-jato, do dia seguinte. Foi indiciado antes de Eduardo Cunha, a frase é conhecida: “O passado condena”.

PS- Em matéria de futebol a China está praticando o socialismo da competência. Contratou o Conca por 2 milhões de reais por mês, o que ganhava nos dois anos em que jogou lá. Foi campeão, agora será jogador do adversário.

PS2- O Fred queria ir para lá, pediu 1 milhão e 500 mil, os chineses ofereceram 600 mil, Ele ganha 950 mil no Fluminense. Mas o rompimento com a Unimed, Fred teve que reduzir o salário para 600 mil o mesmo que os chineses querem pagar. Resolveu ficar, lógico.

PS3- A notícia da candidatura de Chico Alencar a presidente da Câmara, é a satisfação do sonho irrealizável. Não sei quantos votos conseguirá, e também qual será o beneficio para a coletividade: que tire votos do candidato do PT ou do PMDB? Afinal, os dois são igualmente trogloditas.

PS4- Ontem no Grand Slam da Austrália, surpresa completa. Não pela vitória de Murray, mas pela frustração da derrota de Dimitrov. Jogo duríssimo, o escocês ganhou dois sets, o búlgaro um. No quarto, Dimitrov ganha bem, 5 a 2, parecia que haveria o quinto.

PS5- Aí Dimitrov parou, Murray se aproveitou, venceu cinco games seguidos, fechou em 7/5. Quebrou o adversário duas vezes, confirmou em três. Inacreditável. O italiano Seppi, também com essa palavra ganhou de Federer por 3 a 2. Escrevi: vai perder a próxima, qualquer que seja o adversário. Não deu outra, derrotado por 3 a 0, com jogador do mesmo perfil e ranking.

PS6- Larissa, grande campeã de vôlei, com dezenas de títulos nacionais e internacionais, resolveu parar, queria um filho, quase dois anos, voltou, E ontem, ganhou o título no Ceará. A vitória de número 59 SEGUIDA.

PS7- Também no vôlei, vitória do ótimo jogador que é Pedro Solbert. Pertence a uma família de grandes campeões, mãe, pai, irmãs. Mas o impressionante é o parceiro de agora. Evandro, 2,10, era apanhador de bolas. Viu, aprendeu, se destacou. Grande revelação.
.........................................................................................................................
Nossos leitores podem fazer comentários e se comunicar com o colunista, através do e-mail: blogheliofernandes@gmail.com
As respostas serão publicadas aqui no rodapé das matérias. (NR).

À
Tribuna - Helio Fernandes.
Parabéns por sua excelente coluna online. Estou aguardando as postagens prometidas desde o lançamento do Blog, das matérias do Sebastião Nery e Carlos Chagas, que são excelentes articulistas.
Abraços
Reginaldo Arruda – Rio de Janeiro – RJ
Helio,
Saudações
Sou seu leitor da antiga Tribuna. Aqueles tempos em que você corajosamente enfrentava o regime militar, publicando suas notas.
Agora o regime é civil, Brasília, já não é a mesma.
Ou nunca foi? E nem voltará a ser?

José Eduardo de Lucena – Duque de Caxias - RJ

Nenhum comentário:

Postar um comentário