Titular: Helio Fernandes

sexta-feira, 15 de janeiro de 2021

 

CASTELO SE UNIU A GOLBERY PARA DERRUBAR COSTA E SILVA, NÃO CONSEGUIRAM. MAS O GENERAL-MINISTRO ASSUSTOU A TODOS. AS OBRAS DE ARTE DOS CORRUPTOS-CORRUPTORES, VÃO PARA O BELO MUSEU NIEMEYER, TAMBÉM EM CURITIBA.

HELIO FERNANDES

*EM COMEMORAÇÃO A O ANO DO SEU CENTENÁRIO

Matéria reprise 

Como falei antes, a Junta Militar assumiu, tentou governar, não havia jeito. Enquanto Castelo Branco garantia a JK: “Presidente, só quero confirmar e realizar a eleição de 1965. E não posso fazer isso, sendo o Chefe de Governo Provisório, como Vargas em 1930”. Já confundiam o golpe de 64 com o de 30.

Castelo continuou mentindo descaradamente para JK: “O senhor é o mais interessado na eleição de 1965, já é candidato desde que deixou o cargo em 1961. Preciso ser aprovado e referendado pelo Congresso”. Juscelino acreditou e aceitou, surpreendeu o Congresso com a proposta. Os parlamentares não tinham alternativa nem força concordaram.

Depois das cassações do “Primeiro de Abril”, JK que era senador, foi o primeiro preso cassado, perseguido. Até que foi para o exterior. O golpe de 64 se dividiu entre Castelo apoiado por Golbery e os irmãos Geisel, e a “Junta” de Costa e Silva.

Separados, divididos, em pânico com a força de Costa e Silva, o golpe se apossou do Poder. E a tortura se materializou logo, ainda informal. Mas do plano conhecido de Castelo, Geisel (Chefe da Casa Militar) e Golbery. Este o “homem fortíssimo” de tudo, apesar de general da reserva.

PS- Obras de arte sempre serviram de passaporte para “lavagem de dinheiro”. Ladrões do dinheiro público, roubam, compram quadros, colocam na parede, e ficam admirando a arte e a própria capacidade de enriquecer sem se preocupar. Agora, na lava jato, muita coisa foi descoberta.

PS2- Trabalhos de Portinari, Di Cavalcanti, Cícero Dias, e outras notáveis, desapropriados, vão para o Museu Oscar Niemeyer, em Curitiba. A primeira vez que fui a esse Museu, que exuberância. Criado pelo próprio Oscar, você anda um quilometro, dá de cara com um “olho” extraordinário, ideias e realização do próprio Niemeyer. A corrupção que já provoca admiração pela roubalheira, conquistará a admiração do cidadão, pela beleza.

PS3- Antes, em 1935, o mesmo Niemeyer, Lucio Costa, Afonso Reidy, Carlos Leão, Jorge Moreira, mocissimos, aceitaram participar da belíssima ideia da criação do edifício do Ministério da Educação. Que mais tarde seria conhecido como Gustavo Capanema.

PS4- Joaquim Cardoso, o gênio do cálculo e mestre em poesia, já começava a projetar os alicerces. O Chefe de Gabinete do Ministro era Carlos Drummond de Andrade, que conjunto extraordinário, de arquitetos, poetas e sonhadores. Em 1936, o projeto começava a se transformar em realidade.

PS5- Alguém teve a ideia de convidar Le Corbusier para supervisionar (?) a construção. Ele aceitou, chegou aqui em novembro de 1936, foi levado para ver a obra que subia. Empolgado e assombrado, reclamou bem humorado: "Vocês já fizeram tudo, maravilhoso. vou pra praia".

PS6- Hospedado no Copacabana Palace, atravessava a rua, jamais fizera isso. A praia ainda vazia, as areias não estavam descobertas. Um dia almoçando com esses gênios brasileiros, surpreendeu a todos: "Não tenho diploma de arquiteto, na França isso não é necessário".

PS7- Foi dificílimo terminar a construção, o país mergulhava na ditadura do "Estado Novo", o edifício quase não era inaugurado. Foi, foi por causa do prestígio de Capanema. Todos esses arquitetos se realizaram e se projetaram.

PS8- Lucio Costa e Niemeyer a partir de 1960, "fizeram" Brasília, transformando um deserto de quilômetros de terra árida, numa das capitais mais bonitas do mundo. Não adianta apurar quanto foi gasto e o fato dela ter se constituído num monumento á mordomia e ao desperdício.

PS9- Jorge Moreira, sozinho fez o "Fundão", hoje merecidamente chamado de Clementino Fraga Filho. Muito moço, Jorge Moreira morreria num desastre de carro.
PS10- Reidy, também sozinho projetou o condomínio popular magistral, obra de gênio, conhecida no mundo todo, como "pedregulho". Conquistou seu lugar na história. Mas não ficaria por ali.

PS11- Convidada pela extraordinária Lota Macedo Soares, urbanista, realizadora, sonhadora, a fazer o Museu de Arte Moderna, integrando umas das construções mais admiradas do Rio, o Aterro do Flamengo, hoje entregue a ladrões e assaltantes.

PS12- Reidy não queria, Dona lota insistiu, acabou aceitando e transformou aquele pedaço de chão numa obra também genial. Que entrou para a história. Lacerda governador, teve a sorte mas também o mérito de governar dali de perto, mas não intervir ou influir em nada.

*Neste 2021 o jornalista Helio Fernandes completa 100 anos.

2 comentários:

  1. Eu pensei que o Hélio já fosse fazer 101 anos em 2021 !

    ResponderExcluir
  2. 101 anos em 2021 mesmo.
    Patrimônio nacional. Segue valente e lúcido, trazendo lições práticas de jornalismo para as novas gerações.

    Em tempos de incompetência, descaso, alguns falsos comunicadores que apenas realizam propaganda,ter o Helio Fernandes como companheiro de análises críticas é algo gratificante.

    ResponderExcluir