Titular: Helio Fernandes

terça-feira, 15 de outubro de 2019

PAULO GUEDES, MANCHETES NEGATIVAS DELE MESMO E DE LEITORES

HELIO FERNANDES

Ainda não começou a aventura fantástica e fantasmagórica da "economia de 1 TRILHÃO em 10 anos", e não entra no positivo, nem verbal nem escrito.

Confissão: "Sonho cada vez mais em acabar com o déficit do Brasil".

De João Carlos de Souza, leitor da revista Carta Capital: "Paulo Guedes é o Pacheco de Eça de Queirós. O homem que era chamado de gênio, sem nunca ter feito absolutamente nada".

Carlos Antônio Nascimento no mesmo exemplar da Carta Capital:" Paulo Guedes é uma panaceia, vendedor de placebo em frasco de elixir que diz curar tudo".

Terminando com o próprio ministro da Economia:" Estou satisfeitíssimo com o resultado da privatização de empresas estatais, que só acumularam prejuízos".

CRISTO REDENTOR, SARNEY, FHC

Em 1931, foi inaugurado o monumento, que além de grande atração interna foi consagrado como uma das "7 maravilhas do mundo". Agora está completando 88 anos.

Nesse mesmo 1931, portanto também com 88 anos, dois outros "monumentos" só que presidenciais. E jamais foram lembrados ou consagrados pelas maravilhas perpetradas. Injustiça com Sarney e FHC.

O PRESIDENTE DOS EUA, "TRUMP TRAIU" O BRASIL

É difícil, quase impossível acreditar na sua palavra. E logicamente nos compromissos assumidos. Quando Bolsonaro esteve lá, recebeu como garantia formal, implícita e explicita: "O Brasil será o próximo sócio do chamado clube OCDE (comercial, econômico, internacional) dos ricos".

Muitos desacreditaram, o presidente norte americano foi defendido árdua e de forma insistente, por ministros do governo, (desgoverno) brasileiro.

Inesperadamente, da própria Casa Branca, surge a noticia confirmada: "Para a vaga pretendida há muito tempo, (há anos) pelo Brasil, os EUA anunciaram 2 candidatos. Seriam a Argentina e a Romênia. A notícia veio com uma explicação: "A Argentina está esperando há 3 anos."
Diante disso, que esperanças a não ser remotas, sobrariam para o Brasil?

Não houve nem desmentido do Presidente dos EUA.

AUMENTA A CONTRADIÇÃO ENTRE A REALIDADE E O FALSO CRESCIMENTO

Os 9 meses deste pernicioso 2019, representaram uma guerra interna e externa, na constatação do PIB. No primeiro trimestre, quase unanimidade, pequena duvida entre desenvolvimento, ( logico, positivo) de mais 7 ou mais 8 por cento. Não havia sustentabilidade, pois não existia investimento.
A partir de abril- maio os fatos verdadeiros foram percebidos e divulgados, os números reais não puderam mais ser escondidos. As pesquisas tiveram que ser autenticadas, o otimismo encomendado foi sendo triturados pela realidade implacável.

O primeiro a chegar a um PIB apenas perto de mais 1%, foi o FMI, publiquei com exclusividade. Todos os pesquisadores se renderam á base da economia e do capitalismo: sem INVESTIMENTO não existe CRESCIMENTO ou DESENVOLVIMENTO.

A partir do segundo trimestre, a queda do PIB foi se acentuando, os órgãos especializados cuidaram mais dos próprios interesses comerciais do que da reputação do país. Então chegaram ao resultado tenebroso da economia, panico e pavor de todos os governantes do mundo.
DEFLAÇÃO por falta de consumidor.

E já tripudiaram: com a DEFLAÇÃO os pobres sofrerão mais.
Sem investimento, o PIB está em 0,06 ,não informam se NEGATIVO ou POSITIVO. De qualquer maneira, 0,06 não representa nada mesmo.

PS- Faltam 2 meses e meio para terminar 2019. Na verdade o fato visível mas não previsível, como acontecerá, é a sucessão presidencial de 2022.

PS2- Foi aberta a 3 meses e meio, faltam exatamente 3 anos.

PRISÃO EM SEGUNDA INSTANCIA

Assunto importantíssimo, está na pauta de quinta feira, no plenário do STF. Mas 10 ministros, (com exceção do novato Alexandre de Moraes) tratam da questão desde 2012. Conversam, debatem, discutem, concordam, discordam, mudam de posição, de convicção, compõem a pauta, refugam, prorrogam, jogam para bem longe a votação.

Garantem, "desta vez decidiremos". E acrescentam:" Colocamos na pauta do plenário de quinta, dia de reunião das Turmas". Ha 7 anos ouço a mesma informação, com uma restrição:" a não ser que algum ministro peça vista".

Agora a pauta é bastante ampla, definitiva, poderiam realmente acabar com a indecisão. Alem da prisão em segunda instancia, podem criar ou formalizar a TERCEIRA. ( Sugestão do presidente Toffoli).

Ou então cumprir a Constituição, obrigação e razão fundamental do STF existir. E que descumprem desde 2012, sem qualquer explicação. A Constituição não deixa duvida:" O réu só pode ser preso, depois de esgotados todos os recursos". E ainda mais taxativo, incisivo, definitivo: "Com a sentença transitada em julgado", naturalmente no próprio STF.

Faltam apenas 48 horas para quinta feira. Perguntinha inócua, inútil, inoperante: desde 2012, quantas 48 horas se passaram. O pais espera que sejam as ultimas sobre o assunto, qualquer que seja o resultado.

A CRISE NO EQUADOR, E A FALTA DE LIDERANÇA

O presidente Lenin Moreno, fazia um governo péssimo. Desastrado, desinformado, desapoiado, jogou tudo no agravamento da situação. Atingiu os direitos e as conquistas de dois terços da população. Além disso, aumentou o preço dos combustíveis, em 123 por cento.

Como visível desafio, foi para a TV, com discurso explosivo e provocador. Textual: " O preço dos combustíveis será mantido, não haverá dialogo".

A parte indígena da população reagiu, Lenin fugiu para Guayaquil. Fizeram aliança com os trabalhadores sindicalizados de Quito, ( a capital)Moreno, apavorado reduziu o preço dos combustíveis. E anulou todas as restrições dos direitos.

Chamou isso, de "fim da crise". Só ele acredita nisso.

ULTIMA NOTA

Santos e Internacional empataram de zero a zero. Com 3 gols anulados. O VAR está matando a comemoração do gol, o grande momento do futebol. Frustrando milhões de apaixonados no mundo todo.



Nenhum comentário:

Postar um comentário