Titular: Helio Fernandes

quarta-feira, 9 de outubro de 2019

A CHINA MILENAR,SABIA,INVENTIVA,CRIATIVA, SECULOS DE HUMILHAÇÃO,DESPREZO,ABANDONO, EM APENAS 70 ANOS, POTENCIA INDUSTRIAL MUNDIAL

HELIO FERNANDES


Milhares de anos de progresso, retrocesso, "eterna, imortal e duradoura", longe de qualquer ideologia. Mas na primeira e mais antiga versão, (a dos sábios, inventores, descobridores, construtores) contribuiu poderosamente com o que a humanidade conheceu de mais inesquecível .

Sem uma arma, em plena paz, tem seu nome inscrito e escrito no que aconteceu de mais importante no mundo. .Desde a bussola, a impressão do primeiro jornal, (ha mais de 200 anos, 4 paginas, eles que forneceram o papel) e a espantosa construção da "Muralha da China), mais um feito épico e heroico do que um meio de transporte. Que resiste até hoje.

A Muralha resistiu, mas o país não. De queda em queda a China desapareceu do mapa e da Historia. Se transformou numa terrível pobreza, miserável território rural, que nem alimentava sua população.

Inesperadamente, uma eternidade depois, ressurge como força industrial, convicção ideológica, disposta a conquistar e dominar o mundo, o que está conseguindo. Em apenas 70 anos, numa caminhada fantástica, em varias e contraditórias fases.

Usei a palavra "caminhada" , pois tudo começa em 1949, com o extraordinário personagem Mao-Tse-Tung. ( Sua caminhada que continua na Historia, mesmo tendo morrido em 1976. E a herança que deixou para os que recomeçaram tudo, em 1978 logo depois da sua morte).

Com a China de 70 anos, declaradamente comunista, muitos imaginavam que seria aliada da então poderosa União Soviética. Pelo contrario, foi a primeira a ser destruída. E no seu lugar foi implantada a China- comunista-capitalista.

PS- Hoje menos de 10 por cento agrícola. Mais de 66 por cento industrial, potencia em todos os sentidos, incluindo o nuclear e a tecnologia. O mundo tinha medo da China comunista. O medo, hoje, é quando o PIB da China capitalista não cresce como se esperava.

PS- O inimigo terrível que ameaça e amedronta a China: a CORRUPÇÃO.

PS2- Um ex-Primeiro Ministro foi fuzilado.

PS3- Outro está em prisão perpetua, para servir de exemplo.

PS4- O presidente foi REELEITO com plenos poderes, DITATORIAIS, contra os corruptos.

NO SENADO, A REFORMA DA PREVIDÊNCIA ENCONTRA PROBLEMAS E OBSTÁCULOS

A tramitação está em ritmo totalmente diferente do que aconteceu na Câmara. Inicialmente, o Executivo e o Legislativo, divergem inteiramente em relação a datas. O Governo (desgoverno), através do próprio presidente da República, tem insistido: "Ainda nesta semana, a Reforma da Previdência será aprovada".

Em relação às maiores, mais importantes, e muito bem informadas, tem outro objetivo em questão de aprovação. Garantem líderes de diversos partidos, que antes de 20 de outubro não haverá votação. Alguns senadores, de reconhecida ligação com o presidente do Senado, Alcolumbre, chegam a marcar outra data: 24 do mesmo outubro.

Portanto, quem quiser conhecer o destino da Reforma da Previdência, precisa consultar o calendário no mínimo pelos próximos 15 dias.

O STF, MAIS UMA VEZ, PRORROGANDO A CREDIBILIDADE

Estava na pauta para ser examinado 2a feira, o equívoco cometido pelo próprio Tribunal. Distraídos, talvez desinteressados ou temerosos das consequências que eles mesmos implantaram, desistiram do julgamento pelo plenário.

Retiraram da pauta de segunda, ficou a impressão de que julgariam na terça ou hoje, quarta, nada aconteceu.

Ontem, terça, repetiram a pauta da semana passada. Alguns tiveram impressão de que hoje (tradicionalmente dia de julgamento do plenário) a questão, já tão polêmica e polemizada, receberá uma data bem longe do que estava sendo esperado ou imaginado.

Nos bastidores, nem pedem sigilo, para garantir: "julgamento que pode libertar 143 condenados, só entrará em pauta em novembro". A explicação que sai dos bastidores e circula livremente, é bastante conhecida: não julgarão nenhum processo que possa favorecer o ex-presidente Lula.

Nenhum comentário:

Postar um comentário