Titular: Helio Fernandes

terça-feira, 8 de outubro de 2019

O FANTASMA DE LULA RONDA O PLENÁRIO DO STF

HELIO FERNANDES

A omissão, o silencio do STF e a "falta de tempo dos 11 ministros . Vem de muito tempo. Com Dilma presidente, e o ex-presidente quase nomeado Ministro, houve uma reviravolta.

VETADO,CANCELADO, DESNOMEADO, meia hora antes da posse.

Gilmar Mendes, personagem de fatos humilhantes para o mais alto tribunal do país, descobriu, perdão, inventou "a razão" para impedir, que depois de ser presidente da Republica ELEITO duas vezes, não podia ser Ministro Chefe da Casa Civil.

Explicação do Ministro do STF:" Lula quer apenas ganhar foro privilegiado".

Presidente durante 2 anos, do TSE,( Tribunal Superior Eleitoral), não desperdiçou o menor tempo, até absolver Temer pelo "voto de Minerva". Construído imoralmente, entre Temer, presidente corrupto e usurpador. E o próprio Gilmar. ( Foi o primeiro "voto de Minerva". Antes Gilmar era especialista em HC, que beneficiava personagens da mais duvidosa credibilidade).

Agora, num longo tempo e varias sessões, o STF "julgou" e modificou o "jugado" pela Java-Jato. Mas constatou, bem mais tarde, que com a modificação, podem "libertar 143 condenados em 32 processos.

PS- Desconfiados que Lula pode ser beneficiado e libertado, então vão prorrogando o tempo, e desmarcando sessões.

CRIVELLA CRITICADO DURAMENTE PELA JUSTIÇA

Uma juíza, cumprindo sua obrigação seu dever e sua competência, determinou que o prefeito fechasse a Avenida Niemayer. Consultou especialistas, se muniu de documentos e conhecimentos, sentenciou. A Niemayer é um perigo permanente, 2 acidentes com mortos.

O prefeito medíocre, quase tendo sido expulso do cargo, precisou gastar muito para permanecer. Falastrão, agrediu a juíza com o que sabe de mais baixo, torpe e sem dignidade . Mas o tribunal reagiu á altura, defendeu a juíza, preservou a comunidade. Felizmente a sentença e a Niemayer foram salvas.

PS- A proposito: a avenida Niemayer não é homenagem ao maior arquiteto do mundo.

PS2- Quando ele era um jovem ,a Policia Central no centro,(entre o Correio da Manhã e a Tribuna da Imprensa) era um local de Assassinatos, os presos eram jogados lá do alto. Um dos assassinados tinha o sobrenome Niemayer,era importantissimo.

PS3- Chefe de Policia, era o capitão Filinto Müller. Foi expulso da "Coluna Prestes". Dezenas de anos depois, morreu num desastre de avião.

SHAKESPEARE REVIVE DIARIAMENTE NO BRASIL, GRAÇAS UMA IDEIA INTELIGENTE E TOTALMENTE COMPROVADA,REFERENDADA, AUTENTICADA .

A ideia foi do jornalista Merval Pereira. Constatou que personagens criados ha 400 anos, vivem, convivem, sobrevivem.

Para consolidar, fazer sua descoberta repercutir e mostrar que personagens podem reviver 400 anos, com a mesma aparência, consultou e conversou com o que existe (ainda vivos) de mais competentes entre os shakesperianos.

Começou com o poeta Geraldinho Carneiro, dos mais compenetrados , reconhecidos, respeitados conhecedores de Sheaskpeare. E de sua obra.

Presenciei conversas sobre Shakespeare entre Geraldinho e o Millor, fanático, admirador e tradutor de Shakespeare.

Depois vem outro notável personagem, o economista Gustavo Franco. Um trecho citado por Franco, estudioso do assunto: "Os enredos políticos do nosso noticiário, não passam de variações empobrecidas sobre um vernáculo catalogado ha cerca de 400 anos".Textual.

Geraldinho Carneiro deixa implícita e explicita a comparação entre Iago e Bolsonaro. Até no som a comparação é compreensível.

Aproveitando o roteiro e a caminhada de Geraldinho, outro especialista renomado, conceituado e admirado , o brilhante advogado,José Roberto Castro Neves, responde gozadora,irônica, mas certeiramente:" O texto é ótimo, mas o Iago é mais sofisticado".

PS- Usei apenas um quinto do que foi publicado.

PS2- Não tem importância, eu escrevo diariamente. Só não sei até quando.

ULTIMA NOTA

O mercado financeiro no mundo inteiro, está visivelmente assustado. Não há estabilidade em país algum, mesmo nas capitais ou grandes cidade. As ações não se sustentam de maneira alguma. (Não é, logicamente, a lembrança dos 90 anos do "crack da bolsa" de Nova York a maior potência financeira e a primeira capital dos EUA).

No Brasil, o BC vendeu 525 milhões de dólares, e a moeda subiu 1,24%. 

A Bovespa caiu mais de 1%, o que não estava na linha da expectativa dos especialistas.
O Banco Central anunciou que no dia 24 de outubro vai publicar o resultado do PIB do último trimestre, ou seja, até o fim de setembro. Tiveram o "cuidado" de explicar que "o resultado será conhecido depois do fechamento do mercado".

Grande providência. Seria cômico se não fosse trágico, que durante o pregão, representantes do governo (desgoverno), tivessem paralisado tudo, para disputar os comunicados impressos dos responsáveis ? pelos resultados.

5 comentários:

  1. Espero que o sr. continue escrevendo pela eternidade! E que caso não mais nessa existência, reencarne na próxima continuando como repórter investigativo, combativo e sempre do lado da boa luta! Não considere isso um karma negativo! A justiça, liberdade e a felicidade de todos é uma conquista que necessita da visão de poucos seres humanos corajosos e privilegiados! Muito obrigado pela sua existência e resistência! "O conflito não é entre o bem e o mal, mas entre o conhecimento e a ignorância." (Buda)

    ResponderExcluir
  2. Que belo exemplo de labor e perseverança na arte da escritura jornalística, aos 97 anos! E sempre investigativo e combativo! Que Deus lhe dê saúde para varar o século em fora... no batente deste blog!

    ResponderExcluir
  3. 97 anos não. 99 anos. No próximo dia 17, o maior jornalista do Brasil completa 99 anos. Eu acompanho a luta dele há 45 anos. Quando ele foi julgado aqui em Juiz de Fora por ter denunciado a corrupção do então ministro das Minas e Energia, César Cals, eu estava lá. Vi o Hélio ser defendido pelos advogados Evaristo de Morais e José de Castro Ferreira.Vi o promotor Olimpio Júnior pedir a absolvição. E o bravo jornalista foi absolvido! Parabéns, Hélio. Deus te abençoe e lhe dê muita saúde para continuar a sua luta, que agora, nesse desgoverno, é mais importante do que nunca.

    ResponderExcluir
  4. Parabéns, Hélio. Você pode repetir o Apóstolo Paulo:"combati o bom combate "...

    ResponderExcluir
  5. Hélio, meu nome é João Batista de Medeiros. Sou seu fã. O primeiro artigo seu que eu li foi publicado na Tribuna da Imprensa em 1976 sob o título "Hoje, 7 de setembro, que independência estamos comemorando?". Adorei e passei a ler a Tribuna diariamente. Agora, com imensa alegria, vejo você combatendo esse desgoverno. Que maravilha!Vá em frente!

    ResponderExcluir