Titular: Helio Fernandes

segunda-feira, 19 de agosto de 2019


DEPOIS DE 40 ANOS, UM SARGENTO È PRESO
E RESPONDERÁ POR TORTURA

HELIO FERNANDES

Inacreditável mas rigorosamente verdadeiro. Nem preciso explicar que sou a favor da punição. Mas com milhares de torturados e torturadores que violentaram o Brasil durante 21 anos, concordar com UMA punição, apenas um sargento, é covardia, omissão, cumplicidade ostensiva e criminosa.

Os generais torturadores, (e vários deles chegaram a "presidentes"), alem de torturarem, MATAVAM e mandavam MATAR. Geisel "presidente", Médici idem, autorizavam o "assassinato, mas com cautela". O FBI mandou para o governo brasileiro, (lógico, depois da ditadura) cópia desses documentos, nada aconteceu.

Em 1979, ha 40 anos, os próprios  generais torturadores se inocentaram, publicando a planejada, premeditada e famigerada "anistia, ampla,geral e irrestrita".  Que permitiu a todos viverem em liberdade até morrerem.

Ao contrario do que aconteceu com os generais torturadores da Argentina e do Chile.

ATÉ QUANDO O BRASIL SUPORTARÁ GUEDES

Nem ele acreditava ou admitia que depois de um passado turvo e sem expectativa, chegasse a um presente tão radioso, grandioso, poderoso. Veio dos EUA com o badalado titulo de economista formado na Universidade de Chicago. E uma  serie de erros e equívocos, desperdiçando oportunidades, que o levaram para ligações perigosas, no limite de serem suspeitas.

Sem o que fazer lá, veio para o Brasil, atingiu o auge da irresponsabilidade. Já escrevi tanto sobre ele, que dava para uma biografia completa e indestrutível.

Desde que foi escolhido para portentoso e turbulento, atroou o pais com promessas e  mais promessas. Não cumpriu nem vai cumprir nenhuma.

Agora passou das promessas para ameaças. E para desgraça do país, essa pode ser cumprida imediatamente, sem ninguém para impedi-lo. Diz que vai TIRAR, (a palavra poderia ser mais real) 50 bilhões de dólares das reservas que o país conseguiu acumular no exterior. E que tem servido para garantir os juros do que era divida EXTERNA, passou a dívida PÚBLICA, para poderem tomar dinheiro aqui dentro.

Uma correção: não foi o país e sim o presidente Lula, que conseguiu economizar e manter no exterior, livres e disponíveis, mais de 400 bilhões de dólares.

PS- Com o ex-presidente preso e perseguido, aventureiros tentam se apropriar do  resultado do seu esforço e competência.

CHINA-HONG KONG DITADURA CONTRA DEMOCRACIA

Durante quase 150 anos pertencia á Grã Bretanha, exatamente como parte enorme dos territórios do mundo. Com a modificação consequencia da Segunda Guerra Mundial, países da Europa perderam tudo. A "África Negra" (com 37 países) se tornou independente, embora vivendo com extrema dificuldade. Com exceção da Nigéria, (por causa do petróleo á flor da terra) e mais 2 ou 3.

A Inglaterra perdeu tudo. Em 1997, fez acordo com a China, devolveu Hong Kong, que era considerada  "a jóia da coroa". Única exigência do Reino Unido: " Democracia para Hong Kong com eleição direta para presidente". A China aceitou, assinaram documento maravilhoso, sugerido pela China, com apenas quatro palavras.

"DOIS PAÍSES, UM SISTEMA". Maravilhoso se fosse para cumprir. Em 22 anos, nenhuma eleição direta para presidente ou para o Parlamento.

Dois terços da população vive na mais extrema miséria, hostilizados e abandonados pela China e pelo presidente Xi. Agora, o povo foi para as ruas, em manifestações enormes e prolongadas. A China colocou suas tropas em posição de ataque e invasão de Hong Kong.

PS- O que pode acontecer a qualquer momento.

PS2- Ainda não aconteceu, o presidente Xi receia a reação do mundo. Xi é um ditador poderoso, mas não é completamente burro.

SUSPENSE SOBRE O EMBAIXADOR NOS EUA

O presidente, como sempre, dá a penúltima palavra sobre todos os assuntos. (Na verdade dá a ultima, volta atrás). O assunto que domina o país e divide quase que integralmente o senado, é a votação do filho para a mais alta representatividade no exterior.

A expectativa é completa, não só em relação ao dia da votação. Mas também o resultado da sabatina. Bolsonaro declarou publicamente: "Eduardo marcará o dia em que enviaremos a indicação". Nesse caso, nenhum problema, cabe ao presidente a iniciativa.

A partir daí, as coisas se complicam, as conclusões são divergentes, senadores altamente qualificados fazem previsões  e conclusões a respeito do veto á ratificação feita pelo presidente. O senador Jereissati numa entrevista á TV, deixou bem claro que " a situação do filho do presidente está a cada dia mais complicada, e que ele pode ser vetado, por maioria que está se formando". 

(Como repórter comentarista, considero que qualquer analise, contra ou a favor, será arriscadíssima. Vou terminar com um fato, INDISCUTÍVEL. E um RUMOR altamente badalado, mas por enquanto sem confirmação).

PS- O fato: se o filho for vetado,  será a mais contundente DERROTA de Bolsonaro. IRRECUPERÁVEL.

PS2- O rumor: DERROTADO, Bolsonaro não aceitará o resultado. IRRECUPERÁVEL.

O DÓLAR...

Não existe perigo de recessão geral no mercado financeiro. jogam, principalmente no Brasil. O dólar fechou a 4,07. A Bovespa bem abaixo dos 100 mil pontos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário