Titular: Helio Fernandes

quarta-feira, 28 de agosto de 2019


GOVERNADORES DA AMAZÔNIA ESCREVEM

CARTA AO PRESIDENTE

HELIO FERNANDES


São 8 estados da Amazônia, logicamente 8 governadores. Apenas 5 se comunicaram com Bolsonaro relataram suas dificuldades. Confessaram que não podem sobreviver sem ajuda federal. O Presidente respondeu que vai recebê-los esta semana.

Os outros 3 governadores, com os mesmos problemas, não tiveram condições de recorrer, foram tratados brutal e desprezivelmente pelo presidente . Este poderia dar lição de  grandeza e desprendimento, mandando convidá-los.

Aceitariam, sem duvida, a Amazônia unida para enfrentar a adversidade

PREFEITURA DO RIO, JÁ COM 6 CANDIDATOS

Mas ainda surgirão outros. A eleição será no fim do ano que vem e está aberta a todos. Se um candidato passa 10 anos na prisão, tem um passado esdrúxulo, estapafúrdio, criminoso, sai direto da prisão para tentar a prefeitura, é evidente que ninguém pode ser vetado.

O prefeito, que comprou o impeachment para continuar no cargo, já anunciou que tentará a reeleição, tem as mesmas chances do ex-presidiário de 10 anos.

Temos que pensar seriamente no futuro, usando o presente para lembrar e repetir o passado. O primeiro prefeito eleito do Rio, em 1932, foi o notável e extraordinário Pedro Ernesto. Já se passaram 87 anos, mas um fato é inesquecível.

Getúlio Vargas ficou 15 anos no poder sem consulta popular. Se tivesse havido eleição, o presidente seria um dos dois estadistas: Pedro Ernesto ou Osvaldo Aranha.

Que país teríamos construído.

POLÍCIA FEDERAL ATACADA PELO EXECUTIVO,
DEFENDIDA PELO LEGISLATIVO

O comportamento do presidente Bolsonaro, desprezando a PF, foi acintoso, desairoso,perigoso. E alem de tudo inédito. A PF sempre teve autonomia, respondeu com atuação respeitável e sendo respeitada. Na verdade, o capitão-presidente pretendia atingir e desmoralizar o ministro Moro, a quem a PF é subordinada.

O capitão- presidente sabia que o ministro não responderia. Mesmo depois da afirmação, "a ultima palavra é sempre minha. Sou eu que mando, não sou um presidente banana".

Bolsonaro não esperava a reação imediata da Câmara. Estava na CCJ projeto dando autonomia total á PF. Sem movimentação, parado a algum tempo. Rodrigo Maia se movimentou, aconteceu a mesma coisa com o projeto. Está pintando aprovação rápida, derrota de Bolsonaro, autonomia para a PF. Não existe PF eficiente, sem autonomia. Sujeita aos caprichos do presidente.

UNIÃO NACIONAL NA AMAZÔNIA

Enquanto Macron, (e não o G7) quer internacionalizar a Amazônia, tentando  criar um Estatuto para a região (uma forma suspeita de penetrar no nosso território), o governo federal e os estados que compõem a Amazônia, abandonam divergências e vão se reunir. 5 estados escreveram carta ao presidente pedindo ajuda.

Bolsonaro então resolveu convidar os outros que ficaram de fora. Todos concordaram, se encontrarão ainda esta semana. Essa forma de humanizar e refrescar as relações, pode destruir as queimadas e o desmatamento.


Nenhum comentário:

Postar um comentário