Titular: Helio Fernandes

segunda-feira, 5 de agosto de 2019


CERTOS OU ERRADOS, VÁRIOS MINISTROS DO STF, 
SE PRONUNCIARAM, ESTÃO NAS MANCHETES

HELIO FERNANDES

Seus nomes: o decano Celso de Mello, Luiz Fux, Roberto Barroso, o novato Alexandre de Moraes. Começo por Celso de Mello, o decano, a decisão mais importante, e a única ratificada pelo plenário.

E  por unanimidade. Resultado distante do placar ha muito tempo. Ele examina e decide sobre a questão fundamental da Constituição, a separação dos Poderes.                                                                                                                      
Critica duramente o presidente da Republica, com estas palavras "Pratica a inaceitável transgressão  á autoridade da Constituição".

Proíbe a reedição de Medidas Provisórias, examina a que foi derrotada pela Corte, transferindo a FUNAI para o ministério da Agricultura, e sentencia: "Isso representa  inadmissível e perigosa ameaça á separação dos Poderes".

È seguido irrepreensivelmente pelos outros 10 ministros. Infelizmente, depois do decano, (Celso de Mello), surge o novato anacrônico, (Alexandre de Moraes) com duas decisões calamitosas, desrespeitosas, acintosas, perigosas. 1- Prorroga por mais 180 dias a decisão dele mesmo, (com a conivência  e cumplicidade de Dias Toffoli) a respeito de supostas ameaças a ministros e ao próprio STF. 

2- Numa execrável e suspeitíssima medida, invalida e anula investigação da Receita Federal sobre sonegação. Sem a menor explicação. Recebe logo, completa e fundamentada resposta da Receita Federal. Que termina assim: "È a tentativa de proteger sonegadores importantes, sempre intocáveis". Um ministro do STF apanhado em flagrante, com direito a resposta, mas indefensável.

Roberto Barroso, surpreendente, mas indisfarçavelmente, protege o presidente da Republica. O presidente da OAB recorre ao STF. Quer explicações sobre os ataques que sofreu e as acusações raivosas e inconstitucionais, a respeito do pai, assassinado pela ditadura em 1974 e caluniado agora, pelo presidente da Republica, 45 anos depois, como  se o criminoso fosse a vitima, assassinado na prisão, tinha apenas 26 anos.

O STF não podia recusar o pedido, colocou em pauta, sorteou o relator, Roberto Barroso. Este notificou Bolsonaro, deu prazo para responder. Mas inacreditavelmente transferiu a decisão para o próprio acusado. Textual: "Tem 15 dias para dar explicações, SE QUISER".

Finalmente, no mesmo dia, decisão excelente, competente, independente de Luiz Fux. (O próximo presidente em setembro de 2020, se Toffoli mantiver o cargo até lá). Determinou que todas as gravações, mesmo feitas por suspeitos, sejam preservadas, não podem ser destruídas.

PS- Assim todas as gravações que estão circulando, são importantes.

PS2- Completou: "Quero copias de todas as gravações". Lógico para fiscalizar.

PS3- Se desobedecerem e destruírem alguma, ele terá a copia para valida-la ou reconstruí-la.

MARIELLE FRANCO

Ante ontem, em poucos minutos, Portugal deu inesquecível lição ao Brasil. Rapidamente, com aplausos e unanimidade, a Câmara de Lisboa colocou seu nome numa rua da cidade. Aqui, o assassinato da jovem e lúcida combatente, teve tremenda repercussão. Só que os encarregados (me recuso a escrever responsáveis) de resolver o crime, ha mais de 15 meses, não avançam na direção da solução.

Os mandantes, (que pagaram, e naturalmente acreditam que a terra é plana) com dinheiro, obtiveram o que desejavam, e continuam impunes.

Os  que puxaram as armas, (não acreditam em nada) mataram por dinheiro, é a profissão deles. Antigamente existiam no Rio, faculdades conhecidas pelo "pagou, passou".

Esses assassinos, propagam e são procurados, pelo "pagou, matou" .

PS- Naturalmente existe o terceiro grupo, não paga e não mata. A missão desse grupo, defendendo interesses colossais, é não apurar, não identificar, não deixar prender e condenar

EUA E TRUMP AJUDAM O BRASIL, MAS POR ACASO

Tentando dar importância á nomeação do filho de Bolsonaro  como embaixador, o presidente imediatamente fez a proposta de um acordo de "livre comercio", que permitiria um salto na economia do Brasil, "progresso continuo e ininterrupto".

Isso não existe em economia, mas os TOSCOS (royalties para o brilhante e eclético Nelson Motta, que descobriu a palavra no dicionário e aplicou-a com eficiência) que dominam o país, já brigam entre si para saber quem está mais entusiasmado ou empolgado.

A Argentina tem esse  mesmo acordo com os americanos ha mais de 20 anos, vive de retrocesso em retrocesso. Está na véspera de uma eleição, não sabe o que é pior ou mais infeliz. A volta da corrupta e incompetente Kirchner ou a reeleição de Macri apoiado por Bolsonaro. 

Nos intervalos das crises os "hermanos" lembram que estão pendurados no catastrófico FMI, (Fundo Monetário INSENSÍVEL). Dormem com fome, sonham com a volta de Peron.

PS- Os Toscos  do Brasil acreditam que Trump é realmente uma dádiva  E que ele e o novo embaixador formarão dupla que ajudará o progresso brasileiro.
PS2- Só por acaso, como digo no titulo. 

PS3-  Por burrice e ignorância congênita ou adquirida vem taxando violentamente a China.

PS4- Esse pais, grande parceiro comercial, (é sócio conjunto dos BRICs) está admitindo dobrar a compra de soja do Brasil. 

PS5- Trump não sabe, mas isso pode acontecer sem ele percebe

A REFORMA DA PREVIDÊNCIA, VOLTA ÀS MANCHETES 
ARA O SEGUNDO TURNO

Erraram completamente sobre as datas da votação dos dois turnos. Garantiram e fecharam a questão: "Ainda no primeiro semestre, liquidaremos o problema na Câmara, votando os 2 turnos". Esqueceram que sem a aprovação do senado, o assunto ainda não está encerrado e efetivado.

Contestei democrática e cordialmente, varias vezes: não votarão os 2 turnos no primeiro semestre. (Só que mais algum tempo não faz a menor diferença para uma reforma projetada para 10 anos. Sem nenhuma possibilidade de se transformar no ambicionado e pomposo projeto que estão prometendo e garantindo ao país. Mas isso  é outra historia).

Agora é o tempo presente e as previsões equivocadas. Autoritário, arbitrário, atrabiliário, Bolsonaro acredita que pode modificar o calendário, passando agosto para o primeiro semestre.

Não pode o máximo, não consegue nem o mínimo. O recesso acabou no dia 1 de agosto, e até agora, dia 5, não ha numero para votação e aprovação. Conseguirão esta semana, (sem nenhuma duvida) mas com mais  peripécias e controvérsias.

PS- Principalmente em relação aos "destaques" perdidos, que pretendem recuperar. 

MERCADO

Os investidores jogadores movimentam o "mercado", tendenciosamente. Fecharam a semana comprando e vendendo á espera da Previdência. A Bovespa oscilando o mínimo para constar. O dólar subindo pelo terceiro dia seguido. Fechou em 3,88, mais um arranco, bate nos 4 reais, meta negativa ou positiva de todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário