Titular: Helio Fernandes

quinta-feira, 15 de agosto de 2019


A ECONOMIA NAUFRAGANDO PARA
NOVA RECESSÃO

HELIO FERNANDES

Exatamente ha 2 meses, publiquei com exclusividade, (depositando os devidos créditos) pesquisa do FMI,a respeito do PIB brasileiro. Foi o primeiro a calcular que cresceria apenas 0,8%, mas não era definitivo, poderia ser muito pior.

E foi. Está sendo. A expectativa é assustadora para a economia. No segundo semestre já registrou queda de 0,13%. E os especialistas economistas independentes esclarecidos, projetam um terceiro semestre  ainda mais ruinoso. E irrecuperável. O terceiro trimestre termina em setembro, a não ser que o governo (desgoverno) decida  o contrario.

As condições básicas para uma nova e prolongada recessão, estão mais do que visíveis e invencíveis.

13 milhões de desempregados ha anos.

24 milhões de subutilizados, que "recebem" mensalmente no máximo 300 reais.

Como conseqüência, 67 milhões de endividados.

Basta  esses fatos e números para  caracterizar a tragédia da economia. E setores importantes atrapalham e assustam ainda mais o país. O secretario Especial da Receita, Marcus Cintra, joga no ventilador imaginário, mas real, a volta do retrocesso chamado de CPMF.

Polemico, inaceitável e insuportável, vem disfarçado, o próprio secretario afirma e garante: "Não tem nada a ver com a antiga CPMF, totalmente diferente". Mistifica, não acrescenta nada á recuperação da economia. E planta e projeta um inevitável choque de Poderes, com provocação de forças políticas poderosas.

Cesar Maia imediatamente quebra o silencio: "Essa CPMF não passa de maneira alguma aqui na Câmara". Ele não fala em vão, a  CPMF ficará pelo caminho.

PS- A favor (?) da recuperação da economia, a promessa, (nada mais do que promessa)  criação de 4 milhões de emprego s, não se sabe como e em quanto tempo.

PS2- Tragédia pura e explosiva, provocada por irresponsáveis.

CRISTINA CORRUPTA E INCOMPETENTE, ASSUSTA
A AMÉRICA DO SUL E ARRASTA A UE

Lançou sua candidatura para voltar á presidência. Respondendo a vários processos, e sem poder explicar seu espantoso enriquecimento, ficou com medo de não ser registrada. Retirou-se para vice, fez acordo com um peronista sôfrego de voltar ao Poder.

Se ganharem em 27 de outubro, ninguém sabe quem assumirá. Circulam varias versões, pelo menos duas, contraditórias. O peronista assumirá mesmo, dividindo o governo com ela. Ou Cristina será presidente, mas rachará o poder com ele. Dizem que existe até um acordo registrado em cartório, como se fosse um contrato financeiro ou imobiliário.


A realidade da Argentina de hoje, assustadora. Para os próprios argentinos. Para o Brasil, grande parceiro comercial. Para o Mercosul. Para a Europa que acreditava no acordo com o Mercosul.

PS- A herança que a corrupta Cristina deixou para Macri, se transformou num assombro, num assustamento, num pânico que não tem nada a ver com democracia.

PS2- Principalmente com estes números oficiais.

PS3- Inflação em 55 por cento e crescendo. 

PS4- Juros em 74 por cento, difícil de ser mantido nesse patamar

O PSL TENTA LIMPAR A LEGENDA

Não digo, "o partido do presidente", ele já teve vários. E não está satisfeito com o atual. Mas não obtém nenhum resultado positivo, expulsando o deputado Alexandre Frota.

Devia expulsar quem deu legenda para ele.

Com seu passado, o presente teria que ser esse. Futuro? Só de problemas e lembranças negativas

MORO ESTÀ DESTRUINDO SEU PRÓPRIO CONTRA O CRIME

Atingia a corrupção não mortalmente, apenas de raspão. Mas destruía de forma urgente e premente, as três faces do crime que mais sufocam o povo.
Milicianos, traficantes, facções criminosas. As três, unidas ou acumpliciadas, como "poderes paralelos" invencíveis e incontroláveis.

Todos os moradores, dos bairros mais pobres aos mais ricos, assustados, modificando a reputação de "cidade maravilhosa", sem poder sequer sair de casa. A esperança. O projeto contra o crime, como era chamado nas ruas e no Congresso.

Essa esperança se esvaiu quando o verdadeiro Moro surgiu. O Congresso não quer dar vitoria a ele, aumentando seu cacife político e eleitoral, colocando-o como eventualidade ou possibilidade mais alta. Para fugir ou impedir de depender dele, vai estraçalhando seu projeto.

Dos cem por cento iniciais, o projeto está apenas com 40. Dos 60 abandonados, muita coisa era imprescindível, necessária.

PS- È preciso APROVAR o projeto e DESAPROVAR Moro.

PS2- Mesmo porque, o STF vai considerá-lo PARCIAL como magistrado, o que liquida sua vida publica.

APESAR DE TRUMP TER RECUADO, MERCADO
DEGRINGOLOU GERAL

Atingiu o mundo inteiro. Mas no Brasil, todas cotações arruinaram o mercado, e desmentiram esperanças . A Bovespa caiu 3% fechou pouquinho acima de 100 mil pontos. (Vinha de 104 mil).

O dólar subiu 2%, ultrapassou os 4 reais. (Em uma semana, rodou entre 3,96 e 3,98,quase fixo).

Na UE, o barril do petróleo em queda de 4 dólares, ruim para a Petrobras. Insensatamente vende tudo, anuncia "vamos viver de exportação.


Nenhum comentário:

Postar um comentário