Titular: Helio Fernandes

segunda-feira, 21 de agosto de 2017

MINISTÉRIO PÚBLICO-GILMAR MENDES

HELIO FERNANDES

Procuradores, convencidos de que o ministro não se conformará com a decisão do Juiz Marcelo Bretas, e voltará a beneficiar o amigo Jacob Barata, pediram a sua suspeição e afastamento do caso. Juntaram documentos irrefutáveis da tremenda festa do casamento da filha do presidente da Fetranspor, da qual o ministro foi padrinho.

Competente, responsável, corajoso, brilhante e cumprindo o seu dever, o MPF merece louvores  e parabéns. Mas a suspeição dele é tão grande, a irresponsabilidade vem de tão de tão longe, a parcialidade de Gilmar se acumula em dezenas de casos, que atinge a credibilidade do próprio judiciário.

E de forma inédita, ele ocupa cargos e posições em tribunais altíssimos, como o TSE e o STF. Sua desfaçatez ultrapassou todos os limites da compreensão e de qualquer suspeição isolada. Devia sofrer o impeachment, só que muitos irão considerar exagero, que pode atingi-los mais tarde. Poderiam então partir para uma solução, que foi usada rapidamente ha 8 anos, mas que é benigma de mais para um criminoso como GILMAR.

Um grupo de advogados do RGS (o ministro era gaucho), com apoios importantes do Rio e Brasília, fez acordo. Em vez do impeachment, mais polemico e demorado, aposentadoria voluntaria. Estava com 59 anos, concordou. Ainda conseguiu ser Ministro de Estado.

Essa solução para Gilmar seria uma generosidade inacreditável. Mas ver o TSE e o STF, livre da presença desse irresponsável, seria uma dádiva de Deus. Mas tem que ser imediata, o risco seria de uma cumplicidade generalizada.

E X C L U S I V I D A D E

No mês passado revelei: Eduardo Cunha começou o depoimento para a delação. Entregou aos Procuradores, 10 cadernos escritos a mão, quase inelegíveis. Convocaram especialistas, que depois de 15 dias conseguiram ler tudo.

Não demorou, e todos publicaram: a delação foi recusada, é muito BRANDA, o ex-presidente da Câmara quer proteger diversos amigos. Só este repórter não publicou nada.

Agora a verdade, EXCLUSIVA, como coloquei no titulo. A delação não foi aceita, porque Cunha não poupou ninguém, foi devastado, atingindo precisamente um grupo de poderosos, de Temer a figuras do Judiciário e da própria Lava-Jato. Estarrecedor. Mas para os Procuradores, Cunha foi definido com uma palavra: "MALUCO". 

JOÃO DORIA: POLÍTICO ELEITOREIRO

Está em plena campanha para presidente, não para em SP. Apelou até para a citação de Neymar, ele que nunca foi a um jogo de futebol. E atinge precisamente Alckmin que o lançou e o elegeu, deslealdade completa.

A propósito: fui ver no dicionário o que dizia sobre deslealdade, depois da definição completa, um adendo: "Veja também João Doria".

NOMES DE PARTIDOS

Alguns querem mudar a sigla. O PSB, dito socialista, vai mudar de status. Em abril, Alckmin deixará o cargo para se desincompatibilizar.Normal para Alckmin, péssimo para Doria. Assume o vice, que é do PSB, e candidato em 2018. Em abril, o estado e a prefeitura terão dignatarios novos.

O DESMEMBRAMENTO DO PSDB

Está altamente dividido. Dois grupos brigam pela interinidade. O senador Tasso, quer se livrar do ostracismo atirando no AINDA presidente Temer. Utilizando audaciosamente mas como arma de guerra, altamente eficiente o programado partido. Grande sucesso.

O outro que luta pela interinidade, é o presidente afastado, Aécio Neves, que pode ser preso a qualquer momento. Assim que o programa acabou, Temer chamou Aécio, conversaram longamente.

Mas surgiu um terceiro grupo, muito forte que pretende manter o PSDB como PSDB do B. Isso foi utilizado ha mais de 50 anos, quando o velho Partidão, expulsou Prestes e criou o PC do B. Depois o PTB, que Golbery tirou do Brizola, e muito depois passou ao PT do B.


Nenhum comentário:

Postar um comentário