Titular: Helio Fernandes

terça-feira, 22 de agosto de 2017

AS FILHAS DO CORRUPTO: "NÃO QUEREMOS FICAR POBRES"

HELIO FERNANDES

Ha meses ficam chorando pela casa, se lamentando, desesperadas. E repetindo a frase dramática e traumática. Sabiam de tudo, foram criadas com o dinheiro ilícito, cobravam do pai. Não apenas  a pratica da corrupção, mas o fato de se deixar apanhar e ser punido.

Ele se defendia, tentava se justificar, mas não negava que a situação estava difícil. Dizia: "Estou me movimentando para que as coisas não se compliquem". Nessas conversas, a mais velha sempre perguntava: "Meu padrinho de casamento não pode ajudar?".

O pai recitava a mesma cantilena: "Se for necessário, na hora certa, ele ajudará, mas não será preciso, resolverei". Gilmar entrou em cena, foi necessário. Mas uma intervenção circunstancial, não pode passar disso.

Um homem como Jacob Barata Filho, que distribuiu 200 milhões em propina, para se salvar, precisa não apenas de um ministro sem toga e sim de um tribunal inteiro .Até para Gilmar, o perigo ronda o espetáculo.

A DÍVIDA EXTERNA QUE PASSOU A DÍVIDA PÚBLICA

Todos os países têm divida EXTERNA. Não é para ser paga e sim para ser amortizada. Potencias como EUA e China não são exceção, mas mantêm o equilíbrio com os juros. Os empréstimos são para investimento. E se os juros forem muito altos, um desastre.

O Japão tem a menor taxa do mundo: 0,1%. O Brasil já teve a maior, verdadeiramente inacreditável: 40%,no desgoverno FHC. Os EUA ficaram em dezenas de anos, 0,25% ou 0.50%. Só agora aumentaram ligeiramente.

Mas ninguém trata do assunto.  Assim que tomou posse no Ministério da Fazenda, Henrique Meirelles disse na televisão: "A dívida está ficando perigosa". Empresários e banqueiros pressionaram Temer, chamou Meirelles, "este é um assunto proibido", silencio total sobre o assunto. Qual a razão dessa  proibição ?

A dívida EXTERNA havia se transformado em divida PÚBLICA, os governos se financiavam, vendendo títulos do Tesouro. Os empresários, banqueiros e outras potências, ganharam fortunas, e não deixavam que os juros fossem reduzidos. Com uma diferença. A dívida externa era negociada. A interna (pública) tem que ser paga no vencimento. Corretoras e Fundos de investimento, hoje, recomendam  e vendem mais títulos do Tesouro Direto do que CDB.

Isso continuará, com prejuízos visíveis para o país. Enquanto o governo" sangrar" com essa possibilidade de vender títulos, não haverá solução."Especialistas" ligados aos grandes investidores, aconselham, "não ha perigo", desgoverno incompetente como o de Temer, acredita. O pais vai aumentando sua divida de forma criminosa.

A DEPUTADA DILMA ROUSSEFF

Já resolveu: será candidata a deputado. Ainda não decidiu: RGS, Brasília, Estado do Rio. Surpreendentemente está preferindo o Rio. Qual a razão? E o que pretende com esse objetivo?Irá se encontrar com uma grande parte daqueles deputados que protagonizaram, contra ela, aquele tenebroso domingo de abril de 2015.

Aparentemente quer obter foro privilegiado. Mas em 2019? Se ela acredita que sem esse foro pode ser atingida, e nos 16 meses que vão de agora até á posse,em janeiro de 2019,isso se for eleita?

Alem do mais, até lá o foro terá sido extinto. O julgamento no Supremo está 4 a 1 pelo fim do privilegio, ainda não acabou porque o ministro Alexandre de Moraes pediu vista ha meses. Mas não pode ficar com o projeto, mais 16 meses. Embora seja bem capaz disso.

ROMERO JUCÀ DENUNCIADO AO SUPREMO

Pelo menos com 20 ou 25 anos de atraso. Foi Ministro da Previdência, afastado por irregularidades. Líder no Senado, sem interrupção, dos presidentes, FHC, Lula, Dilma. Ministro de Temer foi demitido na primeira semana. 

No momento é líder do presidente que o demitiu. Não é coincidência, corrupto nomeando e demitindo corrupto. O PGR poderia ter aproveitado e denunciado Renan, Lobão e mais uma porção de outros. 

GILMAR, O MINISTRO CONFUSO, CONDENA A CONFUSÃO E INTERVENÇÃO

Quem ligar a TV, encontrará imediatamente o mais falastrão dos membros do mais alto tribunal do país. Acabei de ver e ouvir, três  vezes, sempre contraditório, inconstante, dispersivo, longe de suas funções obrigatórias.( Sem aspas, seria perder tempo).

1- Sou a favor do semi-presidencialismo. Ora, estamos ha mais de 20 anos nesse sistema, retrógrado, pai e mãe da corrupção e do troca-troca. È o que se chama PRESIDENCIALISMO PLURI PARTIDARIO, exercido amplamente pelo desgoverno Temer. Exatamente o que ele prega.Metade Presidencialismo, metade Parlamentarismo.

2- A intervenção do judiciário no Executivo e no Legislativo, provoca mais confusão. Ele é o mais intervencionista. Desde 2002 quando foi nomeado ministro do Supremo. E a partir de maio de 2016, quando assumiu a presidência do TSE. E colocou esse tribunal a serviço da absolvição de Temer, impedindo sua cassação.

3- Considera que a imoralidade do Fundo de 3 BILLHÕES e 600 MILHÕES para financiar a politicalha, é perfeitamente defensável. E sem constrangimento, defende que esse Fundo deve ser aumentado, vai moralizar as campanhas, impedindo o
Caixa 2.

VOTAÇÕES DE HOJE

Rodrigo Maia diz que votará nesta terça, toda a pauta da semana passada, adiada por falta do que chamam de consenso. O placar anunciava 470 deputados no plenário, mas o centrão e os evangélicos não foram devidamente atendidos, leia-se, pagos.

Durante a semana foram preenchidos mais de 30 ou 40 cargos, não suficientes. E os dois grupos só confirmarão os votos a favor, depois do pagamento. Por enquanto não têm os 308 votos necessários. Mas nada surpreendente que cheguem aos 400.

PS- Rodrigo Maia garante  que tudo será votado hoje, sem derrota para o governo.

PS2- E como ele é o executivo do CONSENSO, é bem Possível que tudo tenha sido pago e recebido.


Nenhum comentário:

Postar um comentário