Titular: Helio Fernandes

quarta-feira, 23 de maio de 2018


FALTAM 5 MESES PARA OUTUBRO, O QUE OFERECEM AO POVO: CANDIDATOS TARTARUGA OU REPETENTES

HELIO FERNANDES

Passamos o ano todo badalando o nome de desconhecidos, sem partidos, sem plano, sem projetos, sem ideias. Junto com eles, adversários da democracia, que ostensivamente, mostram as diversas formas que utilizarão para destruí-la. Completando o  quadro, presidenciáveis repetentes  de outras eleições. E os candidatos tartarugas, que brigam entre si para ver quem ultrapassa os dois por cento dos votos.

Entre estes, o presidente usurpador, que aparece e desaparece. E o ex-ministro da Fazenda que se lançou baseado numa utopia, (o mercado) mas que na verdade pretendia fugir do fracasso, anunciado e concretizado. Escrevi, pretendia, devia ter escrito pretende. Pois a disputa publica com o usurpador, é a fuga desabalada da realidade.

Entre os repetentes quem tem alguma chance de chegar ao segundo turno, Ciro Gomes e Marina da Rede. È a terceira e ultima possibilidade. O outro repetente, novamente o ex-governador Alckmin, ainda com menos votos do que da primeira vez. Candidato tartaruga, passa recibo na inutilidade, insistindo com João Doria para ser seu vice. Sofreu o vexame da recusa.

Alguns nomes que surgiram no circulo da mediocridade geral, acreditam que podem surpreender com aparição no "Roda Viva", programa sem audiência e sem credibilidade, sempre em reestruturação.Rodrigo Maia, um dos primeiros presidenciáveis, não "colou", desistiu, preferiu a reeleição certa, e um futuro hipotético para 2020, com base numa nova presidência da Câmara.

Mas agora os Maia surgem  no noticiário. O ex-prefeito ficou inelegível, demorou. E o filho dá sinais de que pode voltar a ser presidenciável. È a conclusão de muitos diante da sua resistência em torpedear o foro privilegiado, legislado pelo Congresso.

PS- De qualquer maneira, não existe jeito de surgir alguma esperança. Só decepção, para 146 milhões de eleitores.

REUNIÃO SOBRE PREÇO DE COMBUSTÍVEIS

O presidente  corrupto e usurpador, convocou vários ministros para discutir o preço da gasolina e do diesel. Convidou Pedro Parente, presidente da Petrobras. Motivo: os constantes  e repetidos aumentos dos preços. Afirmação de Temer, nada surpreendente mas extravagante: "Tenho medo que isso atinja a popularidade do  governo".

O  aumento do Diesel provocou uma greve de caminhoneiros, que atingiu  20 estados. Foi suspensa, mas vai  se repetir se não  houver providencias. A gasolina tem tido o preço aumentado seguidamente. Atingindo milhões de pessoas, que utilizam o carro para o trabalho. A reunião durou horas.

Quando acabou, o presidente  da Petrobras falou para os jornalistas: "Não tratamos do preço dos combustíveis". Ué, a reunião não foi  convocada para tratar disso? Se não era, desperdiçaram o tempo de Pedro Parente, que tem mais o que fazer.

PS- O preço do petróleo continua firme e em alta. Em NY 74 dólares o barril. Em Londres, 82.

CANDIDATURA OFICIALIZADA

No fim da tarde, Temer lançou Meirelles como presidenciável. Com a presença do próprio, afirmou: "Ele será o defensor da herança do governo". Parece mais epitáfio.

Meirelles agradeceu e afirmou: "Fiz uma pesquisa qualitativa e resolvi aceitar". E no dia 7 de abril, qual a razão para deixar o governo? Meirelles é forte candidato a disputar o terceiro turno, com Bolsonaro e Alckmin. Mas tem que tomar cuidado, de outro jeito nem isso.

ALBERTO DINES, A SAUDADE NO MESMO DIA

Assim que recebi a noticia, relembrei os longos tempos do nosso relacionamento, amizade e admiração. Escritor nato, se consagrou nacionalmente com o que aconteceu  com Stefan Zweig. Que trabalho admirável, deu amplitude, a um drama que comoveu o país e o mundo.

Como jornalista, aos 23 anos, era o poderoso editor do Jornal do Brasil. Foi o apogeu dos matutinos, o "seu" JB concorrendo com Diário de Noticias, Correio da Manhã, Diário Carioca, O jornal. Deixou sua marca, imprimiu sua personalidade por onde passou.

Talvez, proporcionalmente, a maior repercussão foi conquistada com o extraordinário "Observatório da Imprensa". Aula semanal de bravura, competência, cultura, civismo, jornalismo, conquistando notável audiência onde não havia nenhuma.

Nosso ultimo encontro, não apenas pessoal, aconteceu nos 50 anos do golpe dos generais torturadores e assassinos. Ele e o Ancelmo Góis (outro grande jornalista e amigo), na minha casa, gravaram  ininterruptamente, 3 entrevistas de 1 hora cada. Duas sobre a verdadeira história do golpe.

Nos divertimos muito, e depois, satisfeitos com a repercussão e o sucesso.(Quem quiser ver,  ler e ouvir é  só acessar). 

PS- A terceira entrevista é sobre o futuro, uma copia com o Dines, outra com o Ancelmo. Nenhuma comigo.

Sensibilizado recebi a ligação do meu editor do blog, o jornalista Roberto Monteiro Pinho. “Helio integrantes do PRTB do Rio de Janeiro, estão aqui comigo e colocaram a sua disposição a vaga ao senado da república”. Sensibilizado pelo convite, um referendo ao que plantei na vida de jornalista, agradeci e declinei. “Não posso respondi ao meu editor”.

PS- Não pela idade, certamente aceitaria, e sim pelo fato de que não posso me locomover, desde o acidente quando fui atropelado por uma bicicleta em minha caminhada matinal em volta da Lagoa Rodrigues de Freitas.

PS1- O amável convite me comoveu. É alvissareiro colher o fruto que plantei ao longo da minha vida dedicada a comunicação. Declinado o convite, me ocorreu perguntar: “e você Roberto?” O eleitor quer candidaturas pura e sem compromisso com as oligarquias.

PS2- Pausa, e o silêncio. Decifrei o seu pensamento.

PS3- O tempo poderá nos revelar surpresas. Aguardamos...

PS4- Que C A M P A N H A será essa que teremos até outubro? E qual será o resultado das urnas em 3 de outubro?

Nenhum comentário:

Postar um comentário