Titular: Helio Fernandes

quarta-feira, 9 de maio de 2018



A REELEIÇÃO COMPRADA PELO  ENRIQUECIDISSIMO FHC. O "VOLTA LULA" QUE NÂO VOLTOU EM 2014. OS 4 ANOS DO VICE CORRUPTO QUE USURPOU  A PRESIDÊNCIA.  NOS TROUXERAM  A ESTE 2018, PROJETANDO UM 2019 TENEBROSO

HELIO FERNANDES

Rui Barbosa, autor do ante projeto da Constituição de 1891 e relator na constituinte, era intransigente em relação á reeleição. Mesmo nos 41 anos da "republica velha", quando só havia um partido, o Republicano, e não se realizava eleição e sim escolha, ninguém repetiu o cargo. Depois de duas ditaduras terríveis, uma de 15 anos (civis)  e outra de 21(militares)  parecia consolidada a democracia, ultrapassando a tragédia da morte de Tancredo, e realizada  a eleição direta de 1989.

Como conseqüência do impeachment de Collor, Itamar assumiu por 19 meses, e resolveu dar demonstração de força. Escolheu então e elegeu FHC, professor inútil e inutilizado pela aposentadoria aos 35 anos. E ligadíssimo aos EUA, financiado pela Fundação Ford. E implantando o indefensável Acordo de Washington.

Fez um governo totalmente entreguista, enriqueceu ainda mais os ricos, elevando os juros a 44%, loucura total. Mas hoje estou interessado em mostrar o crime permanente que foi a reeleição, comprada e paga com dinheiro de empresários, ambiciosos, poderosos, e recompensados com as famosas desonerações.

Se tivesse passado a presidência ao sucessor, em 1998, isso continuaria. Mas ficou 8 anos (que chamei durante seu mandato, de "retrocesso de 80 anos em 8") os outros também ficaram 8, uma tragédia ou um desastre político, administrativo, eleitoral. Lula também ficou 8 anos (2002 a 2010), entregou o cargo a um poste (Dona Dilma), com um acordo de bastidores, mas publico: ela só ficaria 4 anos, devolveria o poder a Lula.

Só que ela gostou tanto que resolveu não cumprir o acordo. Isso se sabia, com tanta antecedência, que o próprio PT lançou o movimento, "volta, Lula". Ela não se comoveu, endureceu, ficou. Tiveram uma sofrida e dramática reunião. Ele absoluto no partido, podendo tudo, não pôde impedi-la, intransigente. A volta de Lula poderia não ser a solução. A solução mesmo seria a não reeleição para ninguém. O presidente  que cumpriu 4 anos, poderia voltar, 4 anos mais tarde.

Já  não dava mais tempo, todos queriam a reeleição. E a crise se agravou com o vice decorativo, transformado em usurpador da presidência. E mostrando sua face de corrupto, recebendo propina de todos os lados, com acusações que já completaram 20 anos. Da mesma forma que no próximo dia 22 vai comemorar 2 anos da usurpação. 

Está planejando uma grande festa para promover sua reeleição. O apogeu da insensatez, do despudor, da falta de vergonha. A candidatura do usurpador, combina com a ausência total de nomes credenciados  e confiáveis, para dirigir o país a partir de 2019.

PS- Excesso de nomes, ausência total, de programas, projetos, de plataforma, como  se dizia na Primeira República.

PS2- A tranqüilidade tem que vir pelo voto direto e consciente. Mas indo de Bolsonaro  a Joaquim Barbosa, conhecidos negativamente. Um monte de  desconhecidos, como convencer o cidadão-contribuinte - eleitor?

ENQUADARAM O GOVENADOR DA PARAIBA

O STF não decidiu sobre governadores, mas o ministro do STJ, alardeou uma simetria. E de  certa maneira, não  houve violência. O processo contra Ricardo Coutinho não é  por irregularidade como governador. E sim quando, ha anos, era prefeito da capital, João Pessoa. Sua candidatura a governador não deveria ser registrada.

O estranho na decisão do ministro do STF, é que ele vai cassar o governador da Paraíba, sozinho. Sem consultar ninguém. Nem o ministério Publico Mas outros 6 governadores, também processados no STF, terão tratamento diferente. O ministro do STJ, resolveu consultar o Ministério Publico. Afinal, todos foram eleitos.

E alguns já reeleitos, sem veto algum.

ESTATAIS PRIVATIZADAS

No Brasil existe um preconceito contra empresas estatais. São 486, realmente um absurdo. Mas a estatal não é obrigatoriamente ruinosa e prejudicial. Já tentaram doar até a Petrobras, recuaram pelo fato de ser patrimônio nacional. (FHC quis até mudar o nome) Estatal bem administrada, e sem roubalheira, duplo beneficio para o país.

E empresas privadas, também acumulam prejuízos e até vão á falência. A OI, administrando um negocio altamente lucrativo, pediu intervenção judicial. Devendo 625 BILHÕES.

Agora, aeroportos entre os mais importantes do Brasil, privatizados (doados) acumulam prejuízos, querem a quase falência da empresa tentam devolver ao governo. Entre esses, o Tom Jobim (antigo Galeão). E o importantíssimo Viracopos, de Campinas, com perdas financeiras irrecuperáveis.

BARROSO PRORROGA TEMER

A PGR pediu e o ministro atendeu. Mais 60 dias para a investigação sobre as irregularidades praticadas pelo presidente corrupto e usurpador. Está sendo tão investigado que é impossível atender a todas. A PGR investiga a nomeação do ex-diretor da PF para adido na Itália. 2 dias depois de ser demitido, foi premiado com essa recompensa.

Os poderes de Temer não chegavam até aí.

Temer responde a tantos processos por recebimento de propinas, denuncias que têm mais de 20 anos. Pelos crimes e irregularidades, praticados durante a ocupação do poder, só  pode ser responsabilizado, quando deixar o cargo. Um absurdo.

PS- Mas a comunidade pode ter uma satisfação. No  dia 1 de janeiro de 2019, Temer talvez não precise de transporte para ir para casa.


Nenhum comentário:

Postar um comentário