Titular: Helio Fernandes

segunda-feira, 2 de outubro de 2017

ANÁLISE & POLÍTICA
    “Informação com Liberdade de Expressão”

ROBERTO MONTEIRO PINHO

Lula dispara e já lidera a corrida presidencial

De acordo com recente pesquisa do Datafolha, apesar da condenação em primeira instância na Operação Lava Jato, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) aparece como favorito para vencer as eleições presidenciais de 2018.

Com 35% das intenções de voto em todos os cenários propostos aos eleitores Lula dispara a frente da corrida. De acordo com a pesquisa ele venceria qualquer um dos adversários em um eventual segundo turno. 

Bolsonaro...

O deputado federal Jair Bolsonaro (PEN), oscila entre 16% e 17% das intenções de voto, e a ex-ministra Marina Silva (REDE), 13% e 14% na preferência dos entrevistas. Estão tecnicamente empatados na segunda colocação.

Doria...

O prefeito de São Paulo João Doria (PSDB) e o governador do estado Geraldo Alckmin, que disputam a indicação do partido tucano, tem 8% das intenções de voto. A pesquisa tem margem de erro de dois pontos percentuais. 

Suspeito e condenado no crime de corrupção passiva Lula está inseguro

Condenado a nove anos e seis meses de prisão pelos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro pelo juiz federal Sérgio Moro, numa hipótese de não ser julgado em colegiado de segunda instância o ex-presidente Lula ainda pode se candidatar nas eleições presidenciais de 2018. A Lei da Ficha Limpa impede apenas a candidatura de políticos condenados por uma decisão colegiada, ou seja, por mais de um julgador.

Segunda instância o cadafalso...

No entanto se for condenado em segunda instância, Lula se tornaria inelegível, mas ainda poderia recorrer ou não ter seu registro cassado pelo TRF-4. Caso ganhe as eleições e seja condenado posteriormente, Lula não perderia o cargo pela Lei da Ficha Limpa. Ainda segundo o Datafolha, 26% dos entrevistados disseram que votariam com certeza em qualquer candidato indicado por Lula.

Temer se articula para barrar a segunda denúncia

O presidente Michel Temer trabalhou na articulação do seu grupo de apoio neste fim de semana  para discutir estratégias de defesa na Câmara para barrar a segunda denúncia da Procuradoria Geral da República (PGR). Marcou presença o ministro da Secretaria Geral da Presidência, Moreira Franco, que titula na peça acusatória, assim como o titular da Casa Civil, Eliseu Padilha. Outros líderes e ministros estiveram com Temer no domingo (01/10).
A tropa de choque de Temer já contabiliza os votos que o presidente tem a seu favor na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara. O vice-líder do governo na Casa, deputado Beto Mansur (PRB-SP), esteve com Temer na última quinta-feira para refazer o mapeamento de apoios no colegiado e obter o mesmo resultado de agosto, quando a primeira denúncia da PGR foi rejeitada tanto na comissão quanto no plenário. Na primeira denúncia, o troca-troca foi geral.
A acusação...
Temer: “Tem que manter isso viu?
O presidente é acusado de obstrução de Justiça com base nas delações de executivos do grupo J&F, proprietário da JBS. Em áudio entregue à PGR pelo empresário Joesley Batista e gravado em março no Palácio do Jaburu, Temer escuta o dono do conglomerado dizer que estava pagando pelo silêncio do deputado cassado Eduardo Cunha (PMDB-RJ) e do doleiro Lúcio Funaro – apontado como operador de propinas do PMDB. Ao ouvir o relato do empresário, o presidente da República se limita a dizer: “Tem que manter isso, viu?”.

O relator do processo...

A tropa de choque de Temer ficou irritada com as críticas de rebeldes tucanos à escolha do deputado Bonifácio de Andrada (PSDB-MG) para ser o relator da denúncia na CCJ. Beto Mansur disse que se trata de um “desrespeito” a um parlamentar que é um dos mais antigos da Câmara e com notório saber jurídico.

Mesmo reconhecendo a capacidade técnica de Andrada, a ala jovem do PSDB, os chamados “cabeças-pretas”, declararam guerra ao Palácio do Planalto por entender que a indicação de um tucano foi “desrespeitosa” e “desleal” para com o partido, que não queria nenhum de seus liderados nesta função. A indicação foi interpretada como uma tentativa direta do governo de rachar a bancada. “Agora é guerra total, não há trégua”, avisou o deputado Daniel Coelho (PSDB-PE).

Deu ruim para Lula. Recibos de aluguel teriam sido forjados?

Complicou para o ex-presidente Lula. No mesmo baú de arquivos da família de ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva no qual a defesa do petista informou ter localizado os 26 recibos (alguns com erros de datas) que comprovariam os pagamentos do aluguel do apartamento 121, do Edifício Hill House, que a operação Lava Jato afirma ser propriedade oculta do ex-presidente, a Polícia Federal apreendeu um controle de "Contas Mensais 2º Sem. 2011" que não registra despesas com a locação do imóvel.
A força-tarefa acusa Lula de ter recebido o apartamento, comprado por R$ 504 mil em 2010, como propina da Odebrecht, em operação de lavagem de dinheiro feita pelo advogado Roberto Teixeira e pelo pecuarista José Carlos Bumlai, amigos do petista Para isso, usaram como laranja o primo de Bumlai, Glaucos da Costamarques.
Controvérsias...
A compra do apartamento 121 - que é vizinho ao 122 em que Lula reside e é dono -, em São Bernardo do Campo, no ABC paulista, é objeto do segundo processo criminal em que o petista será julgado pelo juiz federal Sérgio Moro, da Lava Jato, em Curitiba - a sentença deve sair antes do final do ano. O ex-presidente já foi condenado a 9 anos e 6 meses de prisão em junho.
Catalunha vota SIM
As primeiras projeções baseadas na apuração do plebiscito sobre a independência da Catalunha indicam que o "sim" venceu com 87% dos votos, enquanto o "não" obteve 9%. Outros 3% das cédulas estavam em branco, e 1%, nulas. Os dados se baseiam em 200 cédulas de 50 colégios eleitorais e foram divulgados pelo jornal catalão "El Periódico". Pouco depois, o presidente da comunidade autônoma, Carles Puigdemont, afirmou que os cidadãos da Catalunha conquistaram o direito a "ter um Estado independente".

Estado independente

"Os cidadãos da Catalunha ganharam o direito a ter um Estado independente que se constitua em forma de república. Em consequência, o governo levará nos próximos dias ao Parlamento, sede e expressão da soberania de nosso povo, os resultados do dia de hoje para que atue de acordo com a lei do plebiscito", discursou.

Pela legislação aprovada pelo poder Legislativo catalão, o próximo passo é escrever a declaração de independência da Catalunha em relação à Espanha, que continua defendendo a inconstitucionalidade da votação. Na noite deste domingo, o primeiro-ministro da Espanha, Mariano Rajoy, negou que tenha ocorrido qualquer votação.

Seis empresários ricos possuem fortuna de 100 milhões de brasileiros

Jorge Paulo Lemann (AB Inbev), Joseph Safra (Banco Safra), Marcel Hermmann Telles (AB Inbev), Carlos Alberto Sicupira (AB Inbev), Eduardo Saverin (Facebook) e Ermirio Pereira de Moraes (Grupo Votorantim) são as seis pessoas mais ricas do Brasil. Eles concentram,  juntos, a mesma riqueza que os 100 milhões mais pobres do país, ou seja, a metade da população brasileira (207,7 milhões). Estes seis bilionários, se gastassem um milhão de reais por dia, juntos, levariam 36 anos para esgotar o equivalente ao seu patrimônio. Foi o que revelou um estudo sobre desigualdade social realizado pela Oxfam.

Mulheres ganharão o mesmo salário dos homens em 2047


O levantamento também revelou que os 5% mais ricos detêm a mesma fatia de renda que os demais 95% da população. Além disso, mostra que os super ricos (0,1% da população brasileira hoje) ganham em um mês o mesmo que uma pessoa que recebe um salário mínimo (937 reais) - cerca de 23% da população brasileira - ganharia trabalhando por 19 anos seguidos. Os dados também apontaram para a desigualdade de gênero e raça: mantida a tendência dos últimos 20 anos, mulheres ganharão o mesmo salário que homens em 2047, enquanto negros terão equiparação de renda com brancos somente em 2089.

Nenhum comentário:

Postar um comentário