Titular: Helio Fernandes

terça-feira, 10 de outubro de 2017

NA FRENTE DAS PESQUISAS, E COM MORO NA SUA COLA, LULA NÃO PODE PREVER O SEU FUTURO. CONDENADO A 9 ANOS E 6 MESES DE PRISÃO NA LAVA JATO E AINDA COM POSSIBILIDADE DE OUTRA CONDENAÇÃO O PETISTA É UM OCEANO DE LÁGRIMAS. O PT QUE ELE FUNDOU, AFUNDOU NA ARROGÂNCIA DE DILMA, UM DOS PIORES DESASTRES POLÍTICOS DOS ÚLTIMOS TEMPOS.

ROBERTO MONTEIRO PINHO

Na política nacional a cada momento um fato novo e desfavorável a Lula vem à tona. Essa semana o Ministério Público Federal apresentou ao juiz Sérgio Moro incidente de falsidade cobrando a realização de perícia nos recibos entregues pela defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva em ação penal da Lava Jato.

Antes o Ministério Público Federal recorreu ao Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4) pedindo o aumento da pena imposta pelo juiz Sérgio Moro ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva na ação penal da Lava Jato sobre o tríplex no Guarujá (SP).
]
As investigações levaram o juiz de Curitiba a condenar Lula, em julho, a 9 anos e 6 meses de prisão por crimes de corrupção e lavagem de dinheiro. 

Os procuradores da Lava jato alegam que o juiz Moro deveria ter considerado que Lula praticou três atos de corrupção ao supostamente ter aceitado o tríplex como parte de propina paga pela OAS em troca de três contratos firmados com a Petrobras. Em sua decisão, Moro considerou que a assinatura dos três acordos entre a empreiteira e a estatal configurou um único ato de corrupção.

"Cada um dos contratos deve ser visto de forma autônoma, pois foram celebrados em razão de procedimentos licitatórios diversos, ainda que assinados na mesma data", alegou o MPF no parecer protocolado no TRF-4.

No dia 5 de outubro (quinta-feira) a força-tarefa coordenada pelo procurador Deltan Dallagnol afirma que, "sem margem à dúvida", os recibos entregues por Lula que se referem ao pagamento do aluguel de apartamento pertencente ao empresário Glaucos da Costamarques "são ideologicamente falsos". 

Neste caso, a defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva garantiu que os recibos são "idôneos". "A realização de perícia nos recibos irá demonstrar que eles são idôneos e que foram assinados pelo proprietário do imóvel, dando quitação dos aluguéis à D. Marisa, que contratou a locação."  

Os advogados do ex-presidente também voltaram a criticar a atuação do MPF, acusado de usar "tática ilusionista". "O questionamento do MPF é uma tática ilusionista de quem não conseguiu provar que valores provenientes de contratos da Petrobras beneficiaram o ex-presidente Lula."

Em suma as partes fizeram seu papel e a estrela petista toda via continua na berlinda dos acontecimentos, encharcado nesse mar de lama, e obviamente não está sozinho. Alem de seus colegas de partido, o ex-presidente conta com políticos e executivos de outros partidos, todos imundos, quanto corruptos, conforme as acusações que são do conhecimento público.

Pesquisa realizada pelo Instituto Datafolha aponta que 54% dos brasileiros defendem a prisão do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, enquanto 40% dos eleitores do País consideram injustificável uma eventual detenção do ex-presidente. 
Apesar de ter sido condenado na Lava Jato a 9 anos e 6 meses de prisão (caso tríplex) e é réu em ação penal que apura o pagamento de vantagens indevidas pela construtora Odebrecht, o Datafolha também constatou em pesquisa divulgada nesse fim de semana que o Lula lidera as intenções de voto para a eleição presidencial de 2018.

Por outro lado a vida do presidente Michel Temer também está complicada. O Datafolha indica que a grande maioria da população brasileira defende que a Câmara dos Deputados autorize o prosseguimento da denúncia contra o presidente Michel Temer.

Pior: apenas 7% dos entrevistados pelo instituto acreditam que os deputados devem rechaçar a denúncia oferecida por Rodrigo Janot contra o presidente, enquanto 89% das pessoas ouvidas defenderam a continuação do processo contra Temer, que é acusado de praticar crimes de organização criminosa e obstrução à Justiça.

Um país com 108 milhões de habitantes. Há pouco mais de um ano para realizar a mais importante eleição, está mergulhado numa crise institucional, onde legislativo, executivo e judiciário, praticam as mais ingratas das manifestações e atos criminosos, rasgam a constituição, legislam indiscriminadamente, atos nunca experimentados na história brasileira.



Nenhum comentário:

Postar um comentário