Titular: Helio Fernandes

quinta-feira, 19 de outubro de 2017

LEMBRANDO SOBRAL PINTO, A DIGNIDADE, RESPEITABILIDADE, CREDIDIBILIDADE

HELIO FERNANDES

Nestes tempos em que um presidente ocupa o poder, conquistado pela usurpação da conspiração. E usa seu tempo se defendendo de acusações de corrupção, bandalheiras e ladroagens (foi chamado de ladrão por um dos maiores bandidos), 30 senadores e 120 deputados são atropelados pela justiça. Um senador é absolvido não por corporativismo, mas pelo medo dos julgadores (?) de que aconteça o mesmo com eles, esquecem completamente desse advogado inimitável que estaria completando 125 anos

O único que  defendeu presos políticos em duas ditaduras. No "Estado Novo" (de 1937 a 45) e no golpe de 1964 a 1985. Jamais cobrou honorários, a mulher implorava, "cobre alguma coisa, a geladeira está vazia, não temos nada".

Começou como juiz, achou que não podia julgar ninguém, passou a advogado. Ainda teve tempo de atender pedido de Dona Eliana, mãe do Tenente Eduardo Gomes, depois brigadeiro e duas vezes candidato a presidente da Republica. Indicado para defender Prestes, foi recusado pelo próprio: "Esse advogado conservador vai dobrar minha pena".

Dona Eliana conseguiu autorização para visitar Prestes, contou a ele quem era Sobral Pinto Prestes aceitou, ficaram amigos inseparáveis. Um dia escrevi: "Prestes foi um dos brasileiros mais torturados". Escreveu uma de suas famosas cartas, esclarecendo: "O mais torturado de todos foi Harry Berger, que enlouqueceu na prisão". 

No dia 9 de  abril de 64, posse de Castelo Branco, mandou carta a ele, esperando que fizesse um grande governo. Alertado que se torturava no Brasil inteiro, no dia 28 do mesmo mês mandou outra carta a Castelo, nestes termos: "O senhor não é presidente, deve reassumir seu cargo de Chefe do Estado Maior do Exercito". Castelo fez tudo para ter um encontro com Sobral, não conseguiu. Sobral era homem de convicções.

Podia escrever o dia todo sobre o grande advogado, sem citar as vezes em que me defendeu. Mas vou terminar com a defesa  que fez de outro jornalista, mostrando sua coragem, determinação, desprendimento. Os generais torturadores gostavam de enquadrar civis na justiça militar.

Sobral foi defender o jornalista numa circunscrição militar. Depois de esperar mais de 1 hora, o major presidente apontou para o advogado, "pode defender seu cliente". Aconteceu o seguinte contado pelo meu amigo jornalista. Sobral respondeu: "O senhor é idiota ou não sabe ler? Acima da sua cabeça, está escrito, Vara Militar, o senhor está vendo meu cliente fardado?".

O major alertou,  o senhor está perto do insulto, "mais uma palavra, mando prendê-lo"
.
Sobral começou a falar, o major tocou uma campainha, apareceu um sargento, o major estrebuchou: "Recolha o  doutor Sobral". Foi um escândalo. Durante um dia e uma noite ninguém encontrou o advogado. Até  que foi achado numa delegacia desativada do Castelo. 

Em 1979, com a volta dos exilados, Sobral com 87 anos, estava no aeroporto para receber seu amigo Prestes

PS- Hoje, Sobral não teria clientes: não defendia CORRUPTOS. Mesmo falsos presidentes.

A invasão holandesa deixou traços administrativos positivos no Rio e em Pernambuco. Mas em matéria de violência, ultrapassaram todos os limites, chegando ao ponto do massacre, repetido, lá e aqui.  

A própria Igreja Católica se revoltou, e iniciou um processo de canonização- martirização, que começou em 1645 e terminou agora, 372 anos depois.

O Papa Francisco não tem a menor culpa. Mas o Departamento de Canonização do Vaticano é mais lento do que o Supremo Tribunal Federal do Brasil.

30 SANTOS-MARTIRES PARA O BRASIL

A invasão holandesa, deixou traços administrativos positivos no Rio e em Pernambuco. Mas em matéria de violência, ultrapassaram todos os limites, chegando ao ponto do massacre, repetido, lá e aqui.  

A própria Igreja Católica se revoltou, e iniciou um processo de canonização- martirização, que começou em 1645 e terminou agora, 372 anos depois.

O Papa Francisco não tem a menor culpa. Mas o Departamento de Canonização do Vaticano é mais lento do que o Supremo Tribunal Federal do Brasil.

O MISTÉRIO DA TV REPETITIVA

Ninguém consegue explicar  a razão das TVs "quebrarem" suas programações para transmitir a leitura e o "debate" sem o menor interesse ou atração. Isso nas TVs abertas ou pagas, todas. Desculpe, com exceção do canal do Silvio Santos.

Isso começou na "conspiração parlamentar" que levou Temer ao poder e Cunha á prisão e ao ostracismo total. E continua. Na terça e quarta, começando bem cedo e acabando bem tarde. Um falatório tolo e idiota, discursos em cima de discursos, que saudades do legislativo  da antiga capital, mesmo sem televisão.

AS TVs, principalmente por assinatura, estão em crise, com queda acentuada de audiência. Por 3 motivos principais. 

1- Preços altíssimos, os mais caros da America Latina. 

2- Repetição, em 3 ou 4 horários fixos, dos mesmos assuntos.

3- Programação péssima, chatíssima, sem nenhuma atração. 




Nenhum comentário:

Postar um comentário