Titular: Helio Fernandes

quinta-feira, 21 de abril de 2016

Um presidente pode perder o cargo. O Presidente da Câmara, criminosamente pode garantir a imunidade e a impunidade

HELIO FERNANDES

No meio de um vendaval de fatos e acontecimentos, de verdades sussurradas, boatos e mentiras retumbadas, surge essa estranha, esdrúxula e extravagante viagem de Dona Dilma. Ela foi convidada para a conferência sobre o Clima, em Nova Iorque, na ONU. Isso no dia 11, a viagem seria hoje, 21. Quiseram colocar logo na agenda, recusou asperamente: "Não vou viajar, deixar que o Temer assuma o Planalto, durma na minha cama no Alvorada". Só eu publiquei. Dilma agia por vingança ou represália, não se falou mais no assunto.  

Agora, 10 dias passados, a viagem é confirmada, a ainda presidente vai para a ONU. Ao negar a viagem, era vingança. Viajando, me dizem sigilosamente: "È estratégia". “Como não entendi bem, perguntei onde estava a “estratégia”, responderam:” Admitimos que Renan não queira assumir, para não parecer apressado (embora no caso era apenas obrigação constitucional do vice), entregaria a oportunidade ao Presidente da Câmara, Eduardo Cunha

Considerei inacreditável, que no meio da maior crise dos momentos ditos democráticos do país, tivessem tempo para essas artimanhas ou elucubrações, que palavra. Mas quase acertaram. Cunha realmente,   telefonou para Temer,e pediu sem constrangimento, tem intimidade para isso:"Deixa eu assumir,sou o vice". “O próprio Temer ficou assustado com a desenvoltura do parceiro que lhe deu a vitoria no domingo, respondeu: ”Eu teria que viajar, não ficaria bem".

Já está no Planalto ou a caminho, de qualquer maneira, tudo a favor do ainda vice. Continuará conversas com apaniguados, não mais no Jaburu ou em São Paulo. Receberá candidatos a Ministros ou os que pretendem apenas "ajudar", não acreditam no que vem por aí.   

Temer "interino", só pode nomear ministros "interinos"
  
Renan Calheiros esclareceu, tirou todas as duvidas, diziam muitas tolices ou bobagens. Textual: "Serão três fases, com três votações.

1- A primeira, depois da formação da Comissão e da escolha para presidente e relator. Decidirão se aceitam (falam em "admissibilidade", que massacre verbal) começar o processo. Aceitarão, são necessários apenas 21 votos.

2- Já sob a presidência do Ministro Lewandowski, a segunda votação, também maioria simples, os mesmos 21 votos. Se obtiverem, é evidente que obterão, a presidente será "afastada” e o vice Temer é empossado, como presidente "interino". Não tem restrições a não ser da própria Constituição. Mas obrigatoriamente terá que assinar,"Michel Temer, presidente interino".  

3-Dona Dilma irá para o Alvorada sem poder algum. Não pode fazer reuniões, convidar líderes políticos, nenhuma atividade, como já falaram. Alardearam até que "seria o nosso bunker". Virá então, sem data marcada ou prevista, o terceiro episódio, a ultima votação, o julgamento. Pela primeira e ultima vez, dois terços. Ou seja, os que pretendem a derrubada da presidente, precisam de 54 votos. Até agora não "chegaram" a esse numero. Os mais afoitos vão até 52. Nos 54, até agora, ninguém. 

Do lado de Dona Dilma, pessimismo total e absoluto. Precisam de 28, antigamente conseguiriam com facilidade. Agora chegam aos 22, ficam emparedados, não passam daí. Ontem, 2 senadores me garantiram: “Temos ou teremos 30, voltaremos ao governo, recuperaremos o poder e o país, iremos até 2018". Pode até ser, mas agora não dá para ver. São mais apaixonados do que informados.

A eleição nos EUA

Previa na importantíssima Nova Iorque, o segundo colégio eleitoral, mais de 6 por cento dos delegados. O primeiro é a Califórnia, com 11 por cento. Dos 3 que disputam ainda, só Hillary não nasceu lá. Mas tem muito prestigio, se elegeu duas vezes senadora. E ontem garantiu a indicação, apesar das vitorias do senador Sanders.  

Existe uma grande confusão entre Nova Iorque propriamente dita e Manhattan. Em 1898, os 4 maiores distritos se reuniram para escolher quem representaria a todos. Eram e são: Manhattan, Brooklin, Bronx e Queens. Apesar de Manhattan não ser geograficamente o maior, foi escolhido por ser o mais sofisticado. Brooklin e Bronx eram habitados por gente mais pobre, e de menor poder aquisitivo. Depois de construída a deslumbrante Ponte de Brooklin, tudo mudou.

Esses dois distritos se valorizaram muitíssimo, hoje sua população é da alta classe media, e até ricos ou muito ricos. Do outro lado, Albany, sede do governo. E  como grande atração turística, a casa-museu-pirâmide de Nelson Rockfeller. Que foi governador, candidato a presidente, e um dos homens mais ricos do país

Supremo e TSE 

Adiada mais uma vez a decisão a respeito de Lula. Ele espera ha mais de 30 dias para saber se pode ou não pode ser ministro.O Supremo não surpreendeu nem decepcionou. Como eu disse ontem, sem julgamento seria melhor para o ex-presidente. Aprovado, se Dilma fosse derrubada, seria Ministro por 30 dias ou menos, péssimo para a sua biografia. Não será preso pelo juiz Sergio Moro. Pelo menos agora.


Já o TSE não surpreendeu, mas decepcionou inteiramente. Não o mundo político, mas o país todo, que torce e vibra por esperança, NEM Temer NEM Dilma. A relatora, Ministra Maria Tereza Moura, que está com o processo ha quase 3 meses, pediu diligencias. Atendendo a solicitação dela, a Policia Federal fará diligencias sobre a chapa Dilma -Temer. Terá 90 dias, até o fim e julho. Não é apenas decepção, mas também desesperança. Confirma o que se fala nos corredores do próprio TSE: haveria um movimento para que a decisão ficasse para janeiro, com eleição indireta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário